A história do Jabuti Acadêmico

Compartilhe:

6 de fevereiro de 2024

A história do Jabuti Acadêmico

Por Daniel Pinsky

O Prêmio Jabuti é, de longe, o mais importante e conhecido prêmio nacional de livros. Ao longo dos anos, por motivos variados, foi se transformando em um prêmio cada vez mais pop. Assim, movimento natural, categorias mais técnicas foram perdendo espaço.  Não perderam, no entanto, a importância e continuaram contando com publicações e editoras de excelente qualidade.
Em meados de 2018, em papo informal, mas frequente, que tenho com dois grandes amigos, Jézio Gutierre (Editora da Unesp) e Eduardo Blucher (Editora Blucher), surgiu a ideia de um novo prêmio, um Jabuti do B, ou ainda melhor, um Jabuti Acadêmico!

Começamos a formatar o prêmio, rabiscamos um regulamento, pensamos em algumas áreas e maquinamos os caminhos políticos para torná-lo realidade. Era evidente que a casa desse novo prêmio só poderia ser a CBL. Apresentamos então a ideia para o presidente Vitor Tavares. Ele gostou muito, mas não era o momento adequado para iniciar o projeto. Voltamos a apresentá-lo em 2022, no último ano de sua segunda gestão. Ele concordou que a hora havia chegado, embora não houvesse tempo para implementá-lo durante sua gestão, a se encerrar no início de 2023. Ciente de sua importância, deu todo seu apoio e nos apresentou para a candidata a presidente na futura gestão, Sevani Matos. Para nossa alegria ela abraçou o projeto, incluindo-o como compromisso de sua vitoriosa campanha.

Fui convidado para fazer parte da diretoria, tendo como primeira e principal missão fazer o prêmio decolar. Formei uma comissão com Jézio e Eduardo, que contou também com participação de Mara Cortez, Adriane Kiperman e o próprio Vitor Tavares.  Arregaçamos as mangas e trabalhamos muito para formatar o prêmio, pensar o cronograma e assegurar recursos. Em setembro de 2023, foi indicado o curador, o Prof. Marcelo Knobel. Viabilizado o prêmio, missão cumprida: passamos a ser um conselho consultivo, sem atuação direta na operacionalização.

Fico muito feliz que após anos de muita dedicação, conseguimos tornar realidade um prêmio que vai valorizar a ciência e as editoras e escritores do setor. Nosso Jabuti acadêmico “criou asas”.

Que voe longe!

Daniel Pinsky é sócio diretor da Editora Contexto,
fundador da Editora Labrador e diretor da CBL. 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais