Dúvidas frequentes

Compartilhe:

Sobre a Câmara Brasileira do Livro (CBL)

O que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) faz?

A Câmara Brasileira do Livro é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 76 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade. 

No Brasil, a entidade criou e mantém alguns dos mais importantes eventos literários do país, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além da maior e mais tradicional premiação do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti. Anualmente, a CBL publica dois estudos que trazem panoramas do mercado do livro no país: Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileirol. 

No exterior, a instituição propaga a literatura brasileira por meio do Projeto Brazilian Publishers, fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Por meio do programa as editoras brasileiras recebem apoio para participar de feiras internacionais do livro, entre outras ações.

A CBL faz doação de livros?

A CBL não possui um acervo de livros para doação. O trabalho da instituição é promover e apoiar diversas ações e atividades de acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país. Para falar sobre doações de livros, sugerimos que você entre em contato direto com as editoras de seu interesse.

A CBL publica Livros?

A CBL não edita, divulga ou comercializa livros. O trabalho da instituição é promover e apoiar diversas ações de acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país. Para falar sobre atividades que envolvem o processo de produção de obras de ponta a ponta,  sugerimos que você entre em contato direto com as editoras de seu interesse.

Como faço para receber as comunicações da CBL?

É simples, basta assinar nossa newsletter. Para isso, é só colocar o seu email no campo "Newsletter" logo abaixo (que você pode acessar aqui) e clicar em "Receber Novidades" para o seu email fazer parte da nossa lista.

Quero entrar em contato com a área de imprensa da CBL, o que devo fazer?

Você pode falar com a nossa área de imprensa por meio dos contatos abaixo:

Camila Mazzoni - camilamazzoni@cbl.org.br

Lis Ribeiro - lisribeiro@cbl.org.br

Como faço para me associar à CBL?

Para ser um associado CBL, entre em contato pelo email atendimento@cbl.org.br ou pelo telefone: (11) 3069-1300.

Quais são as vantagens de ser um associado CBL?

  • Assessoria jurídica gratuita
  • Acesso a informações exclusivas sobre mercado e assuntos de governo, por meio do Panorama Editorial – Especial Associados
  • Desconto na emissão de fichas catalográficas, elaboradas com padrão internacional e com dados completos sobre cada obra
  • Desconto no serviço de registro de direito autoral e de contratos, ambos feitos com tecnologia blockchain
  • Preços especiais em eventos: participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e em eventos literários nacionais e nas inscrições para o Prêmio Jabuti
  • Carta de exclusividade, documento com grande credibilidade junto aos órgãos públicos
  • Desconto na adesão ao programa Brazilian Publishers (BP), projeto que promove a literatura brasileira no mercado internacional por meio de diversas atividades, fruto de uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil
  • Desconto na contratação de estandes em feiras de livros apoiadas pela CBL

Quero deixar de ser associado à CBL. O que devo fazer?

Encaminhe um e-mail para atendimento@cbl.org.br e, na mensagem, formalize sua  intenção e escreva também uma justificativa.

Preciso ser associado à CBL para solicitar serviços como ISBN, código de barras, registro autoral e ficha catalográfica?

Você não precisa ser associado da CBL para solicitar os nossos serviços. Você só precisa acessar a nossa plataforma de serviços, fazer seu cadastro e começar a solicitar os serviços de seu interesse: www.cblservicos.org.br.

Me cadastrei na plataforma de serviços da CBL, isso significa que já sou associado?

Não. Para ser um associado CBL, você precisa escrever para atendimento@cbl.org.br e colocar na mensagem: seu nome completo, e-mail e telefone.

Quero ter acesso a dados do mercado editorial. Onde encontro essas informações?

A CBL publica dois estudos anuais com retratos detalhados do Brasil. As pesquisas são feitas em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e realizadas pela Nielsen Brasil. Confira cada um deles na nossa área de materiais úteis.

CBL Serviços

Quais serviços a CBL oferece?

A CBL possui soluções completas para sua obra. Em uma plataforma 100% digital, você solicita o  registro de direito autoral, ISBN, código de barras e ficha catalográfica de uma só vez, e sem sair de casa. O site é https://www.cblservicos.org.br/.

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Onde encontro a programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo?

Todas as informações da Bienal Internacional do Livro de São Paulo estão sendo atualizadas no site: www.bienaldolivrosp.com.br.

Quero ter um estande na Bienal do Livro de São Paulo, como proceder?

Para receber informações sobre a 27ª Bienal Internacional do Livro SP, preencher este link. 

Assim que tivermos novidade, você receberá todas as informações.

Tenho uma empresa e gostaria de apresentar meus serviços e participar da Bienal do Livro. Como faço?

Entre em contato com Cinthia Favilla pelo e-mail cinthia@cbl.org.br ou telefone 11 3069-1300 - ramal 1016.

Quero patrocinar a Bienal do Livro, como proceder?

Entre em contato com a Infinito Cultural e fale com a Patricia Gugliotti pelo patricia@infinitocultural.com.br

Tem alguma crítica, dúvida, elogio ou sugestão?

Deixe aqui seu comentário preenchendo o formulário. Basta acessar o link.

Nossa equipe agradece. Sinta-se à vontade!

Prêmio Jabuti

Onde encontro as informações do Prêmio Jabuti?

Todas as informações do Prêmio Jabuti estão no site: www.premiojabuti.com.br.

Para acessar as dúvidas frequentes do Prêmio Jabuti acesse o link: https://www.premiojabuti.com.br/duvidas-frequentes

Brazilian Publishers

O que é Brazilian Publishers?

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada contribuindo para a profissionalização das editoras. Saiba mais em https://brazilianpublishers.com.br/.

O que o Brazilian Publishers faz?

O Brazilian Publishers incentiva as exportações através de diversas ações direcionadas, tais como, participação em feiras e eventos internacionais, capacitação de empresários e colaboradores, consultorias especializadas, inteligência comercial e prospecção de mercados, bolsas de tradução e apoios individualizados. Além de fomentar as exportações, a execução do projeto também contribui para a imagem e o posicionamento do país, mostrando ao mundo a capacidade brasileira de criação de conteúdos técnicos, literários e científicos de grande importância e qualidade para o mercado internacional.

Quem pode fazer parte do Brazilian Publishers?

Podem fazer parte do Brazilian Publishers empresas brasileiras do setor editorial que têm interesse em internacionalizar suas atividades, exportar conteúdos editoriais, obter know-how para participar de ações internacionais e queiram negociar a venda de livros, direitos autorais e serviços no exterior.

Quais as vantagens de fazer parte do Brazilian Publishers?

As empresas que fazem parte do projeto contam com apoio para inserção internacional estratégica, acompanhamento de especialistas, ações direcionadas, participações em eventos internacionais, capacitação, consultorias especializadas em marketing e comércio internacional, acesso ao programa Bolsa de Apoio à Tradução, além da possibilidade de obter apoio individualizado.

Quero fazer parte do Brazilian Publishers, o que devo fazer?

Acesse o site Brazilian Publishers, preencha o formulário e envie a sua solicitação para a equipe do projeto. Você receberá todas as informações que precisa para completar o processo de adesão de sua editora.

Preciso entrar em contato com a equipe do Brazilian Publishers, o que devo fazer?

Você pode falar com a equipe do Brazilian Publishers pelo site do projeto ou escrever uma mensagem para o e-mail brazilianpublishers@cbl.org.br.

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais