Quem somos

Compartilhe:

Associação

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
No Brasil, a entidade criou e mantém alguns dos mais importantes eventos literários do país, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além da maior e mais tradicional premiação do livro brasileiro, o Prêmio Jabuti. Anualmente, a CBL publica estudos que trazem panoramas do mercado do livro no país, como as pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e sua série histórica, além da Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro.
No exterior, a instituição propaga a literatura brasileira por meio do Projeto Brazilian Publishers, fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Por meio do programa, as editoras brasileiras recebem apoio para participar de feiras internacionais do livro, entre outras ações.

Missão

Fortalecer todos os elos da cadeia produtiva do livro e promover a democratização do acesso ao livro e à leitura.

Estatuto

A Câmara Brasileira do Livro, entidade de âmbito nacional, fundada em 20 de  setembro de 1946, tem como objetivo  defender e difundir o livro.

Download do PDF

Código de ética

Institui o Código de Ética da Câmara Brasileira do Livro – CBL e 
seus Associados e regulamenta os artigos 7°, VII, e 8º do 
Estatuto da Câmara Brasileira do Livro.

Download do PDF

Nossa história

A Câmara Brasileira do Livro foi fundada  oficialmente no dia 20 de setembro de 1946, em assembleia realizada na livraria O  Pensamento, localizada no antigo  largo de São Paulo, no centro da capital paulista. Sua história remete à efervescência cultural da São Paulo dos anos 1940, quando um grupo de editores e livreiros começou a se reunir para discutir os problemas do setor e buscar formas de atuação conjunta e organizada. Livro, presente de amigo foi a primeira campanha publicitária que, ainda em 1946, iniciou o trabalho de divulgação do livro. Veja alguns dos principais marcos da trajetória da CBL:

Fundação da Câmara Brasileira do Livro

1º Encontro de Editores e Livreiros do Brasil

1º Prêmio Jabuti

11ª participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt

Incorporação da isenção tributária do livro na Constituição Federal

1ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Início do serviço de catalogação

Criação da Escola do Livro

Sanção da lei de desoneração fiscal do livro

Criação do programa Minha Biblioteca

Início das atividades do programa Brazilian Publishers

1º Congresso do Livro Digital

Criação da plataforma digital de serviços da CBL

A CBL se torna a Agência Brasileira do ISBN

Realização da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo

Realização da 26ª Bienal Internacional do Livro de SP, no Expo Center Norte

Ver linha do tempo completa

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais