O que fazemos

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Projetos

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentam seus mais importantes lançamentos. Além da grande oferta de livros, o evento ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!
Esse imenso palco celebra a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. É o momento de aprender, conhecer autores, realizar sonhos, encontrar novos livros e fazer novos amigos, expandindo a forma de pensar e agir.


Prêmio Jabuti

Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é patrimônio cultural. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. O Prêmio Jabuti se mantém relevante para premiados(as), editoras e agentes de cultura porque desde sua criação, em 1958, distingue ininterruptamente obras e autoras(es). Realizado há mais de seis décadas, o Jabuti se empenha em iluminar o que de mais significativo se produz em seus quatro eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. O título de Personalidade Literária, a cada ano, celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade.

Jabuti Acadêmico

O Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita para obras acadêmicas em língua portuguesa no Brasil. Focado em obras científicas, técnicas e profissionais, o prêmio, sob curadoria do Prof. Dr. Marcelo Knobel, possui 2 eixos e 29 categorias. Seu objetivo é incentivar e reconhecer a excelência na produção acadêmica nacional, valorizando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país. Na sua estreia, a premiação prestará duas homenagens: uma à Personalidade Acadêmica, e outra a um Livro Acadêmico Clássico. Ambos serão selecionados pela curadoria e pela CBL, com o auxílio de consulta popular para a segunda homenagem.


Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada contribuindo para a profissionalização das editoras.
Para cumprir este objetivo, o Brazilian Publishers incentiva as exportações através de ações direcionadas à venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais, capacitação de empresários e colaboradores e consultorias especializadas em inteligência comercial e em prospecção de mercados.
Além de fomentar as exportações, a execução do projeto também contribui para a imagem e o posicionamento do país, mostrando ao mundo a capacidade brasileira de criação de conteúdos técnicos, literários e científicos de grande importância e qualidade para o mercado internacional.
O Brazilian Publishers é composto atualmente por mais de 70 editoras de diversos segmentos. Associados à CBL têm descontos especiais para fazer parte do projeto.

Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos é um evento de conteúdo e networking realizado pela Câmara Brasileira do Livro anualmente. O evento aborda temas relevantes e inovadores sob um olhar futurista a respeito do cenário editorial. A primeira e a segunda edição do evento aconteceram em 2022 e 2023, respectivamente, e reuniram players de toda a cadeia durante três dias para uma verdadeira imersão.
Para se ter uma dimensão do tamanho do evento, a edição de 2023 reuniu 337 participantes, 19% a mais que em 2022, 18 expositores, 30 patrocinadores e 41 palestrantes marcaram presença nessa edição.

Projetos especiais

Defenda o Livro

A Câmara Brasileira do Livro atuou na campanha Defenda o Livro junto com outras instituições do setor, contra a proposta de reforma tributária que visa taxar os livros em 12%. O texto estimulou um grupo de estudantes a criarem um abaixo-assinado na plataforma Change.org dizendo "não" ao PL 3887/2020 enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados. A marca de 1 milhão de assinaturas foi atingida em apenas duas semanas e fez com que a petição se tornasse a quinta maior criada no ano de 2020 na plataforma.

Conexão Livraria

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação e Loyola, criou o projeto Conexão Livraria. A iniciativa chegou em 2021 para auxiliar pequenas e médias livrarias do país com seus comércios eletrônicos, estruturando os processos e a tecnologia de um grande marketplace aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras.
Na prática, funciona da seguinte forma: o parceiro participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento; as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal; e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas por meio de um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas.
O projeto inicial inclui sete livrarias — Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler —, além do Mercado Livre e da distribuidora Catavento. Em 2022, o Conexão Livraria ganhou o Innovation Awards durante o 33º Congresso Internacional de Editores da International Publishers Association (IPA).
Caso tenha interesse em participar, entre em contato: cbl@cbl.org.br.

Clube de Leitura ODS

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) uniram-se para realizar o processo seletivo de obras lançadas no Brasil que integram o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, com temáticas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o projeto, o Brasil passou a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA). O objetivo é disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para crianças e jovens entre 06 e 12 anos de todo o mundo por meio de livros e da literatura. A relação de obras brasileiras selecionadas foi divulgada no website da Organização das Nações Unidas, junto às recomendações de livros já disponíveis e publicados nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

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Retomada das Livrarias

O projeto Retomada das Livrarias teve o objetivo de arrecadar fundos para ajudar financeiramente as micro e pequenas livrarias, tão importantes para o setor e para a economia do país. Com a reabertura dos estabelecimentos e atividades comerciais em diversas cidades brasileiras, 53 empresas do setor livreiro receberam um incentivo importante para fortalecer seus negócios diante de um novo cenário. A campanha nasceu da união de esforços da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e de importantes players do mercado editorial do Brasil.

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Representação e fortalecimento do setor

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) trabalha na promoção do livro e da leitura também por meio da articulação de ideias e projetos com diversas entidades regionais,
nacionais e internacionais do setor. E atua na defesa e promoção do livro e da leitura por meio de uma agenda de representatividade política com diversos órgãos e em 
todas as esferas de governo. Algumas iniciativas nesse sentido são: apresentação de proposições como a prorrogação dos recolhimentos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e INSS em 180 dias, redução da taxa de juros, abertura de capital de giro para o setor nos bancos públicos, além de incentivo para a oferta de crédito em bancos privados, e a manutenção de programas governamentais de aquisição de livros no Ministério da Educação. Merecem destaque também todas as ações e o monitoramento de pelo menos 500 projetos de lei que impactam o mercado do livro.

Pesquisas - Raio-x do setor

A Câmara Brasileira do Livro apresenta estudos anuais do mercado editorial em parceria com o Sindicato Nacional dos  Editores de Livros (SNEL). As pesquisas são realizadas pela Nielsen Brasil e trazem um  panorama do mercado do livro no país. São estas: Produção e Vendas do Setor  Editorial Brasileiro e sua Série Histórica, e a Conteúdo Digital do Setor Editorial  Brasileiro. Há, ainda, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro.

Produção e Vendas do Setor 
Editorial Brasileiro

A pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é anual e revela um raio-x completo do setor. Os dados apresentados são divididos em diversas categorias e trazem uma análise detalhada, tanto da produção, quanto das vendas. Todo ano  também é divulgada a sua versão histórica,  ou seja, o estudo ainda faz um  comparativo com períodos anteriores a partir de 2006.

Conteúdo Digital do Setor
Editorial Brasileiro

A pesquisa Conteúdo Digital do Setor  Editorial Brasileiro é anual e revela os  detalhes da produção e do faturamento de  e-books, audiolivros e outras plataformas  de distribuição de conteúdo. Sua primeira  edição foi lançada em 2020.

Retratos da Leitura

A Retratos da Leitura no Brasil foi lançada em 2001 e é o principal estudo que traça o  comportamento dos leitores brasileiros. O  objetivo da análise é servir de base para  políticas públicas e demais ações que  melhoram a qualidade e os indicadores de  leitura e de acesso ao livro no país. Esse  trabalho é realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Organização da Sociedade Civil  de Interesse Público (OSCIP), sem fins  lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro Câmara Brasileira do  Livro (CBL), Abrelivros e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). 

Panorama do Consumo de Livros

O Panorama do Consumo de Livros, realizado pela Nielsen BookData e encomendado pela Câmara Brasileira do Livro, teve sua primeira edição lançada em 2023. O estudo busca identificar o perfil e os hábitos dos compradores de livros no Brasil.
Acessar última edição
Para ver todas as pesquisas já publicadas pela Câmara 
Brasileira do Livro (CBL), clique aqui.

Assessoria Jurídica

O departamento jurídico da Câmara Brasileira do Livro presta serviços exclusivos para associados: esclarece dúvidas sobre direitos autorais e de imagem e aspectos fiscais relacionados ao livro em todos os seus formatos. Além disso, elabora e avalia contratos, entre outros temas de natureza jurídica.
Se você ainda não faz parte da CBL, envie um e-mail para: atendimento@cbl.org.br.
Se você já é um associado, entre em contato pelo e-mail para consultas jurídicas: samuelbatista@cbl.org.br.

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