Câmara Brasileira do Livro participa da Frente Parlamentar em Defesa do Livro em conjunto com outras entidades do setor

Compartilhe:

27 de março de 2024

Câmara Brasileira do Livro participa da Frente Parlamentar em Defesa do Livro em conjunto com outras entidades do setor

Ontem, dia 26, a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, o vice-presidente, Luciano Monteiro, e a diretora-executiva, Fernanda Garcia, marcaram presença na cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita, coordenada pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS).

O propósito fundamental dessa iniciativa vai além de simplesmente propor novas medidas legislativas; busca também acompanhar de perto e cobrar a efetiva implementação das leis já existentes, que visam promover o desenvolvimento do livro e da leitura em todas as esferas da sociedade.

Durante o evento, a parlamentar enfatizou a importância crucial do fortalecimento da economia do livro, salientando a necessidade de uma maior interação e colaboração entre as Câmaras Municipais e Assembleias Estaduais nesse sentido. Além disso, ressaltou-se a urgência da plena implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional do Livro, fundamentais para a consolidação de uma cultura de leitura no país.

O autor vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021, Jeferson Tenório, discutiu a relevância da promoção do acesso aos livros e à leitura, enfatizando a importância da preservação das bibliotecas no Brasil. Além disso, ele criticou a censura sofrida por sua obra "O avesso da pele". Em reconhecimento ao seu trabalho, as deputadas Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim concederam a Tenório uma Moção de Louvor.

O evento contou com a participação de diversas entidades representativas do setor, além da CBL. Destacaram-se também importantes figuras do meio cultural e educacional, como o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, representantes da Liga Brasileira de Editoras, o professor da USP, José Castilho Neto, e Soraya Pereira, representante do projeto Caçadores de Bibliotecas.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais