A 60ª edição da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a maior feira literária do mundo dedicada ao segmento infanto-juvenil, acontece este ano entre os dias 6 a 9 de março. E o evento já têm presença confirmada de 22 editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Este ano, a participação brasileira na feira é promovida pelo Brazilian Publishers e apoiada pelo Ministério das Relações Exteriores. Farão parte da delegação as editoras Carochinha, Mais Ativos/Mais Amigos, Telos, ÔZé, Faro Editorial, Maralto Edições, Faria e Silva, Tordesilhas, Editora do Brasil, Girassol, Callis, Ciranda Cultural, Cedic International Inc., Panda Books, Global, Imeph, Mil Caramiolas, VR Editora, Solisluna, Pallas, Ateliê da Escrita e Jujuba.
Além das empresas já confirmadas, compõem a delegação com destino à Itália os autores brasileiros Álvaro Modernell, Fernanda de Oliveira, Clara Haddad, Canizales, Claudia Souza, Mariana Ruiz Johnson e Camila Tardelli. Flávia Bomfim, autora e ilustradora do livro "O adeus do marujo" (Pallas, 2022), também estará presente. Este ano, a escritora recebeu menção honrosa na categoria Fotografia do prêmio anual concedido pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.
Programação
Dois eventos prometem atrair os visitantes da Feira para conhecerem o estande brasileiro este ano. O primeiro é uma sessão de matchmaking entre os editores brasileiros e internacionais, marcada para acontecer no dia 7 de março, às 9h. Já o segundo, que acontece no dia 8, às 17h, é o Caipirinha Hour, evento de networking que reúne profissionais do mercado literário do mundo todo para se conhecerem em um clima descontraído de happy hour.
Para o presidente da CBL, Vitor Tavares, a participação na Feira de Bolonha inaugura a agenda de eventos internacionais das editoras brasileiras com o pé direito: “É gratificante ter a oportunidade de acompanhar essas empresas em uma das maiores feiras literárias do mundo. Após os resultados da edição passada, em que foram fechados mais de USD 554 mil em vendas de direitos autorais e livros impressos, estamos confiantes de que este ano, com mais representantes do nosso mercado literário, os resultados obtidos serão ainda melhores”, afirma Vitor.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.