VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” acontece de maneira presencial e virtual (3 mesas) gratuitamente

Compartilhe:

27 de outubro de 2022

VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” acontece de maneira presencial e virtual (3 mesas) gratuitamente

O Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”, evento organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 6ª edição em novembro. Neste ano, o evento acontece com mesas presenciais nos dias 8 e 9 de novembro, e digitais, nos dias 9 e 10 de novembro. A transmissão ocorrerá por meio da plataforma Zoom, mediante inscrição no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF), e o evento físico na sede do CPF, em São Paulo. Para participar, basta acessar o endereço e inscrever-se em www.centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br.

O evento realizado pela CBL novamente conta com o apoio do Sesc SP, do Instituto Camões e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para debater o tema deste ano, “A Língua Portuguesa Sem Fronteiras”, participarão do Seminário especialistas em língua portuguesa do Brasil, da África e de Portugal, além de representantes do ensino do português na América Latina.

Os participantes irão debater diferentes ângulos da língua portuguesa como instrumento e motivo de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, para a promoção da língua; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, pelo seu ensino na América Latina; bem como por formas diversificadas de expressão cultural, como em outras artes em inter-relação com o fazer literário.

Para trazer todos esses temas à tona, a programação deste ano está repleta de grandes participações. Com apoio do Instituto Camões, a escritora portuguesa Patrícia Portela protagoniza a mesa de abertura do evento, traçando um panorama de como as diferentes formas de expressão cultural se interrelacionam com a literatura. Já a renomada escritora Djamila Ribeiro, ganhadora do Prêmio Jabuti, encerra o último dia presencial do Seminário com uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.

Outro destaque da programação deste ano é a mesa "Experiências Indígenas e seus Falantes", que acontece no dia nove como maneira de celebrar o início da “Década Internacional das Línguas Indígenas”, instituída pela Assembleia Geral da ONU, e que contará com a participação Cristine Takua, Betty Mindlin e Isa Grinspum Ferraz, para debater a importância de uma política linguística que valorize as línguas indígenas.

“O Seminário é uma oportunidade única para discutir e compartilhar pontos de vista sobre nossa tão complexa e rica língua portuguesa”, afirma  Vitor Tavares, presidente da CBL. “É incrível poder chegar a mais uma edição debatendo temas tão relevantes para a atualidade, além de promover encontros entre profissionais da língua portuguesa tão conceituados em suas próprias areas”, finaliza.

Para Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL, a programação do VI Seminário promete grandes momentos para os participantes: “Com mesas tão importantes como  Português como Língua de Acolhimento a Refugiados, Formação de escrita, Experiências Indígenas e seus Falantes, entre outras, trazemos discussões importantes para compartilhar com o público, e esperamos que o formato híbrido dos encontros possa acolher a todos”, afirma.

 

Confira a programação completa abaixo:

8/11 | Presencial

10h – 10h30

Abertura

10h30 – 12h

Mesa 1 | Artes, Literatura e Língua Portuguesa

A escritora Patrícia Portela fará uma conferência sobre trafegar pela literatura através das artes e pelas artes através da literatura. Recorrendo à sua experiência em diversos campos artísticos, traçará um panorama de como as diferentes formas de expressão cultural se inter-relacionam com a literatura.

Participação: Patrícia Portela

Mediação: Gustavo Faraon | Editor e Cofundador da Editora Dublinense

14h – 15h30

Mesa 2 | Programa Jovens Escritores – Escrever em Português – Formação na Escrita Literária na Rede Municipal de SP

Apresentação do programa jovens escritores e de sua importância na formação das novas gerações de autores brasileiros. Participação de jovens que passaram pelo programa e lançaram livros relatando a experiência.

Participação:

Maria Sueli Fonseca Gonçalves | Fundadora da Academia Estudantil de Letras

Guilherme Cunha de Carvalho e Samir Ahmad dos Santos Mustapha Brasil | Coordenadores do projeto Descobrir-se Autor (SME)

Tamires Sousa | Estudante de Nutrição e ex-participante do projeto AEL

Mediação: Isabel Coelho | Gerente Editorial de Projetos Especiais e Literatura na editora FTD Educação

 

9/11 |  Online e Presencial

10h (Online mediante inscrição)

Mesa 3 – Instituto Guimarães Rosa – Ações do Instituto para Promoção da Língua Fora do Brasil

Apresentação do Instituto Guimarães Rosa e de suas ações no exterior no âmbito da literatura para a promoção da língua portuguesa nos diferentes países onde o Instituto atua.

Palestrantes: Lilian Cristina Nascimento Pinho | Chefe da Divisão de Temas Internacionais Culturais e Língua Portuguesa

Mediação: Marina Toledo | Coordenadora Educativa no Museu da Língua Portuguesa

14h – 15h30 (Presencial – CPF)

Mesa 4 | Experiências Indígenas e seus Falantes - Presencial

A mesa celebra o início da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), instituída na assembleia geral das Nações Unidas, como resultado do Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO em 2019. Traz para o debate a importância de uma política linguística que legitime e valorize as línguas indígenas em todos os campos: educação, cultura, ciência e relações político-sociais.

Participação:

Cristine Takua | Professora de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE

Betty Mindlin | Antropóloga Pesquisadora e Professora Visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Mediação: Isa Grinspum Ferraz | Coordenadora do comitê curatorial do Museu da Língua Portuguesa

16h – 17h30

Mesa 5 | Escritores Jabuti

A renomada escritora e ganhadora do Prêmio Jabuti participará de uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.

Participação: Djamila Ribeiro

Mediação: Sandra Regina Ferro Espilotro | Editora, Coordenadora de Obras, Orientadora, Ghost Writer, Professora, Sócia da Veredas Consultoria e membro da diretoria da UBE

 

10/11 – Online mediante inscrição

10h – 11h30

Mesa 6 | Português como Língua de Acolhimento - Refugiados

Dando continuidade ao tema introduzido no último seminário, a mesa apresentará projetos que trabalham o português para indivíduos em situação de refúgio, como forma de inclusão: o Projeto LER – Círculos de Leitura e Escrita com Migrantes e Refugiados, desenvolvido pela PUC-Minas; o Projeto TECER – e Língua Portuguesa como experiência de acolhimento focada em comunidades interculturais de aprendizagem, vinculado ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e o Projeto Ensino de Português do Instituto de Reintegração do Refugiado.

Participação:

Sandra Cavalcante | Professora do Departamento de Letras do Instituto de Ciência Humanas da PUC Minas

Marcelo Lemos | Analista de Relações Institucionais no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

Giselda Pereira | Coordenadora do Projeto Educação no Instituto de Reintegração do Refugiado de São Paulo

Mediação: Regina Brito | Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras no Mackenzie

14h – 15h30

Mesa 8 | Língua Portuguesa nos Países Latinos

A mesa abordará questões em torno de como o ensino e o consumo da língua portuguesa têm avançado nos últimos dez anos e as oportunidades que isso traz aos países falantes do idioma. Representante da uma universidade  autônoma do México,  abordará suas experiências e conclusões.

Participação: Claudia Dias Sampaio | Profesora e Investigadora na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM

Mediação: Marcelo Di Renzo | Vice-Presidente da ABEU

 

VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”

Data: Entre os dias 8 e 10 de novembro

Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285.

Plataforma online: Zoom - o link será fornecido somente aos inscritos previamente por meio do site: www.sescsp.org.br/cpf

 

Sobre a Comissão Para a Promoção de Conteúdo Em Língua Portuguesa

Com o objetivo de aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar a difusão da Língua Portuguesa no mundo, a Câmara Brasileira do Livro criou a Comissão Para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP).

A CPCLP foca seu trabalho na conscientização da importância da Língua Portuguesa e no incentivo à distribuição de livros em português. Formada por editores, acadêmicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma de suas frentes de trabalho, o mapeamento de instituições que ensinam, difundem e distribuem, ou que tenham interesse na Língua Portuguesa para a realização de parcerias e convênios.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais