Prêmio Jabuti 2022 já tem os primeiros 10 finalistas

Compartilhe:

25 de outubro de 2022

Prêmio Jabuti 2022 já tem os primeiros 10 finalistas

Câmara Brasileira do Livro divulga as obras selecionadas na primeira fase de escolhidos; vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 24 de novembro
 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, já tem os nomes dos 10 finalistas da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Clique aqui para conferir quais são as obras finalistas.

Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Além de voltar a ser um evento com a presença do público, a cerimônia contará com a grandeza do Theatro Municipal de São Paulo, onde também ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22, que completou 100 anos. Para homenagear esse marco cultural do País, o conceito visual do Prêmio Jabuti foi inspirado na arte de rua brasileira, antropofágica por definição.

Entre as novidades, está o recorde de obras inscritas: 4.290 livros, o que significou um aumento de 25% em relação a 2021. “2021 já representara o maior número de obras inscritas num intervalo de dez anos. O resultado de 2022 traduz perfeitamente o momento de maturidade que vive o Jabuti”, comenta Marcos Marcionilo, curador da 64ª edição. A cerimônia do Prêmio Jabuti 2022 é fechada para convidados, mas o público poderá assistir ao evento, que  terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.

“Ano passado, falei do orgulho de manter a tradição de um evento tão importante para a nossa cultura e o nosso segmento, mesmo com todas as dificuldades colocadas pela pandemia. Este ano, o prêmio teve recorde de inscritos, volta ao presencial, celebra a Semana de 22 e realiza a cerimônia no Theatro Municipal, que já enche os olhos com tanta beleza e história. É uma edição que fazemos com uma alegria especial”, comemora Vitor Tavares, presidente da CBL.

A história do Prêmio Jabuti

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais