Estande brasileiro na 74ª Feira do Livro de Frankfurt sedia lançamentos, rodadas de negócios e evento de networking

Compartilhe:

18 de outubro de 2022

Estande brasileiro na 74ª Feira do Livro de Frankfurt sedia lançamentos, rodadas de negócios e evento de networking

Marcada para acontecer entre os dias 19 e 23 de outubro, a Feira do Livro de Frankfurt, maior evento mundial do setor, tem a presença em peso do mercado editorial brasileiro, representado por mais de 21 editoras. São elas: Ciranda Cultural, Girassol, Telos, Cedic International, Mil Caramiolas, Editora Melhoramentos, Faro Editorial, Clube de Autores, University of São Paulo Press - Edusp, Callis, Biblioteca do Exército, Editora Rua do Sabão, Rota Imaginária, Todavia, Imeph, Editora Unesp, V&R Editora, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Global Editora, Ozé Editora e Todolivro. 

Além dos representantes das editoras brasileiras, participam da delegação importantes nomes do mercado editorial e membros da Câmara Brasileira do Livro (CBL), como Vitor Tavares, presidente; Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association e diretora da instituição; Diego Drumond, vice-presidente administrativo e financeiro; Luciano Monteiro, vice-presidente de comunicação; Fernanda Garcia, diretora executiva; Sevani Matos, diretora, e Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais. 

"Esta é a primeira Feira do Livro de Frankfurt que participamos fisicamente, após edições virtuais ocasionadas pela pandemia. É muito bom estar de volta”, conta Vitor. 

E acrescenta: “Neste ano, estamos com uma delegação diversa, e cheia de novidades para mostrar para o mundo, então as expectativas estão altas”. O presidente finaliza dizendo que as expectativas de negócios para a delegação brasileira nesta edição da feira são de USD 600 mil. 

Neste ano, o estande brasileiro na feira é realizado pela CBL com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) por meio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt. Um dos destaques no espaço será o já tradicional Caipirinha Hour, que neste ano novamente tem a parceria da MVB e recebe o nome de Caipirinha meets Oktoberfest (Caipirinha encontra Oktoberfest), em homenagem à típica festa anual da cerveja alemã. O objetivo do encontro, que acontece no dia 20, às 17h, é promover o networking entre os participantes. 

"Para o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, poder contribuir para a realização do estande brasileiro na Feira do Livro é uma honra e uma grande satisfação – particularmente após os últimos anos, que contaram com eventos majoritariamente virtuais. Estamos seguros de que a Feira proporcionará excelentes oportunidades aos expositores do Brasil – contribuindo, ao fim e ao cabo, para a economia brasileira e a promoção de nossa literatura”, explica Paulo Viana, cônsul-adjunto.

Outra iniciativa focada em negócios que acontece no estande do Brasil é o matchmaking entre editoras  brasileiras e globais,  marcado para o dia 21, às 9h. Tanto as rodadas de negócio, quanto o evento de networking, contam com a parceria do CreativeSP, programa da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, e das secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais, criado para atrair investimento estrangeiro e promover o estado lá fora, além de incentivar a geração de negócios no setor cultural.

“São Paulo é uma das capitais mundiais da literatura, com uma Bienal do Livro que, em 2022, movimentou R$ 350 milhões, gerando 3,4 mil empregos. Em Frankfurt, com a experiência internacional da InvestSP, vamos apresentar o potencial, a diversidade e a riqueza cultural do estado, abrindo portas para as empresas paulistas no exterior, e novas oportunidades de negócios, fortalecendo ainda mais o setor”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

Com mais de 4 mil expositores de pelo menos 80 países diferentes já confirmados na edição de 2022, a Feira de Frankfurt promete ser uma oportunidade de ouro para profissionais do mercado editorial do mundo todo negociarem e discutirem assuntos relevantes para a organização do evento, como a diversidade, a pluralidade e outras questões políticas e sociais atuais.

Programação brasileira em Frankfurt

Um dos destaques da programação será Cecilia Arbolave, editora da Lote 42, que fará um panorama da produção de histórias em quadrinhos no Brasil utilizando uma seleção de livros presentes no Catálogo HQ Brasil, primeiro projeto do Programa Brasil em Quadrinhos, criado em 2019 pelo MRE. O evento acontece no estande do Brasil,  no dia 19 de outubro, às 16h.

Outro projeto do Programa Brasil em Quadrinhos a ser apresentado por Cecília na Feira é a obra “Pedro e o Imperador”. Roteirizada pelo brasileiro Batista e ilustrada pela portuguesa Joana Afonso, a HQ foi uma coedição entre as editoras Lote 42 (Brasil) e a Polvo (Portugal). Na trama, os imperadores Pedro I e Pedro II, pai e filho, se encontram para encarar o Bicentenário da Independência do Brasil sob uma nova ótica.

No dia 22, às 10h no frankfurt Pavilion, o autor Alexandre Vidal Porto, participará da mesa Social, Cultural and Political Challenges in Latinamerica - the authors' perspective (Desafios Sociais, Culturais e Políticos na América Latina - A perspectiva do autor) no Frankfurt Pavilion, uma das estruturas mais icônicas de Frankfurt, criado especialmente para sediar a Feira do Livro.

No mesmo dia, às 16h, no estande do Brasil a escritora e filósofa brasileira Guiomar de Grammont, autora dos livros “Palavras Cruzadas”, “Os Livros da Minha Vida” e “Fuga em Espelhos”; e criadora do Fórum das Letras, evento literário da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, fará o lançamento de seu livro mais recente: “Die Schatten von Araguaia” (As Sombras do Araguaia, em tradução livre).

Confira a programação completa do Brasil no evento:

Quarta-feira, 19 de outubro

16h | Panorama dos quadrinhos brasileiros com Cecilia Arbolave (Lote 42)

Local: Estande do Brasil 4.1 F97

Quinta-feira, 20 de outubro

17h | Evento Caipirinha meets Oktoberfest

Local: Estande do Brasil 4.1 F97

Sexta-feira, 21 de outubro

9h | Matchmaking com as editoras brasileiras

Local: Estande do Brasil 4.1 F97

Sábado, 22 de outubro

10h | Mesa Social, Cultural and Political Challenges in Latinamerica - the authors' perspective – com Alexandre Vidal Porto

Local: Frankfurt Pavilion

16h | lançamento do livro “Die Schatten von Araguaia”, de Guiomar de Grammont

Local: Estande do Brasil 4.1 F97

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais