Theatro Municipal promove encontro com autores

Compartilhe:

21 de setembro de 2022

Theatro Municipal promove encontro com autores

A série é aberta pela homenageada do Prêmio Jabuti do ano, a filósofa e ativista Sueli Carneiro. Primeiro de uma série de encontros quinzenais entre autores que já foram indicados ou premiados pelo Jabuti, com mediação de integrantes do conselho curador do prêmio, acontecem a partir de 23/9, sexta-feira, até o mês de novembro.

Com o intuito de diversificar as linguagens apresentadas na casa e aproximar público e escritores contemporâneos para um debate informal sobre suas obras e os assuntos que os movem,  o Theatro Municipal de São Paulo dá início à série  Encontro com Autores. O local dos encontros não poderia ser mais propício - o Salão Nobre do Theatro, espaço inicialmente concebido para a circulação de pessoas e ideias, e onde também são realizados, mensalmente, animados saraus literários. O acesso aos encontros da programação será livre e gratuito, não há necessidade de ingresso, mas a participação está sujeita a capacidade do espaço.

Homenageada como Personalidade Literária de 2022 pelo Prêmio Jabuti / CBL, Sueli Carneiro [*1950] é a primeira Personalidade Literária do Prêmio não proveniente do eixo literatura. E é ela a escolhida para abrir a série de “Encontros com autores” promovida pelo Complexo Theatro Municipal, a Sustenidos e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). A mediação fica a cargo do editor Marcos Marcionilo, atual curador do prêmio. O encontro tem previsão de uma hora, acontece no Salão Nobre do Theatro e terá ingressos gratuitos distribuídos com uma hora de antecedência.

Esta primeira série de encontros, prevista para acontecer quinzenalmente, segue até o mês de novembro com a participação de nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Felipe Castilho, Amara Moira, Monique Melcher, Eliane Potiguara, Drauzio Varella, Bruno Paes Manso e Mário Magalhães, entre outros. Debates ligados à segurança contemporânea, questões lgbtqia+ e ao futuro permearão encontros de autores que trazem gêneros tão diversos quanto a biografia, a poesia, o jornalismo e a ficção distópica e científica. Confira abaixo a programação completa com datas e mediadores.

“É uma honra recebermos a Sueli Carneiro para abertura desta série de encontros e promover reflexões públicas gratuitas com diferentes autores contemporâneos, no Salão Nobre do Theatro Municipal. O Municipal é espaço de múltiplas linguagens, historicamente propício a abarcar importantes debates da sociedade, e reiterar essa vocação é promover movimento e oxigenação de ideias, tão fundamentais nos tempos atuais.”, diz Andrea Caruso Saturnino, diretora-geral do Complexo Theatro Municipal.

“A série de encontros e debates com autores é uma forma de incentivar a troca de ideias entre os escritores indicados e premiados pelo Jabuti nos últimos anos. Dessa forma, temos um mosaico representativo da produção literária e intelectual brasileira recente, em toda a sua diversidade”, afirma o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares.

Sobre a protagonista do primeiro encontro, vale dizer que, em 2022, a organização da premiação, em sua 64ª edição, decidiu homenagear pela primeira vez uma personalidade que não é ficcionista. Sueli se declara “uma intelectual orgânica” e sua obra comprova toda a organicidade de seu pensamento. Em confronto aberto com os nós históricos de uma sociedade que se declara democrática, harmônica e mestiça, em vez de engendradamente racista, ela encontrou em Michel Foucault as ferramentas teóricas para confrontar esse delírio.

Ao atender a chamada da Câmara Brasileira do Livro, Sueli se disse “não escritora”. Ela também achava que apenas ficcionistas poderiam receber a homenagem. É fato comprovado que as pessoas mais merecedoras do título de Personalidade Literária, ao se verem diante da formalização do convite, hesitam, pensam duas vezes, para depois se verem refletidas na longa linhagem dos pensadores e pensadoras que fazem da literatura o modo de mais corajosamente pensarem o Brasil.

Depois de aceitar, ela declarou que subirão ao palco da solenidade de entrega do título, prevista para o mês de novembro, todas as suas interlocuções e todas as suas parcerias, entre as quais se contam os intelectuais já falecidos Milton Santos, Lelia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Octavio Ianni, e o sociólogo português em atividade Boaventura de Souza Santos, para citar apenas algumas. Como tudo o que é orgânico, o pensamento de Sueli Carneiro aposta no coletivo, na junção, na caminhada em família, em grupo para, finalmente, pensarmos numa caminhada em sociedade, uma vez desfeitos todos os atentados históricos à liberdade e à inclusão de todas as forças que configuram nosso país, nossa casa no mundo.

Diante da figura lunar de Sueli Carneiro, a Personalidade Literária de 2022 é então concedida a uma doutora em filosofia e educação que trabalha em todas as frente  possíveis para incrementar e fazer reconhecer a representatividade negra na produção de conhecimento. Militante feminista e antirracista, coordenadora executiva do Geledés - Instituto da Mulher Negra, editora do Portal Geledés, presidenta do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá Para Equidade Racial – estas são apenas algumas de tantas outras atribuições e conquistas da homenageada.

Sobre Marcos Marcionilo
É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua carreira no mercado editorial é marcada por diversas vertentes: filosofia, literatura infantojuvenil, escrita, ensino de línguas, linguagem e linguística. Tem também experiência em tradução com cerca de 80 obras traduzidas do francês, do inglês, do italiano e do espanhol. Como “mais antiacadêmico entre os editores acadêmicos”, como costuma, bem-humorado, se definir, seu trabalho tem sido, desde 2001, o de introduzir os avanços das ciências da linguagem no ensino de língua materna no Brasil.
As obras por ele editadas têm fomentado novas inflexões na formação de professores e de pesquisadores no campo das linguagens e da literatura, especialmente com as traduções de clássicos da linguística até agora inéditos em português. Essas mesmas posições de abertura à centralidade da linguagem na constituição do humano e do social são as que ele transmite em seus cursos livres de formação de profissionais para o mercado editorial.

Programação dos encontros com escritores no Theatro Municipal:

  • 23 de setembro, sexta-feira, 18h – “As Lutas e Vitórias de Sueli Carneiro”
    Encontro com Sueli Carneiro com mediação de Marcos Marcionilo
    Um dos nomes mais importantes da história da luta antirracista e do feminismo negro no Brasil, a filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro é a grande homenageada da 64ª edição do Prêmio Jabuti. Autora de livros como “Escritos de Uma Vida” e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli repassará momentos marcantes de sua trajetória e comentará assuntos urgentes de nosso tempo na conversa que terá com o editor Marcos Marcionilo, atual curador do Prêmio Jabuti.
    Salão Nobre do Theatro  Municipal
  • 6 de outubro, quinta-feira, 18h – “Caminhos Distópicos”
    Encontro com Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho, mediação de Luiz Trigo.

    Frente ao mundo caótico, têm feito grande sucesso junto ao público histórias distópicas de diferentes matizes. Autores de gerações distintas, Ignácio de Loyola Brandão, autor de “Zero” e “Não verás país nenhum”, e Felipe Castilho, autor de “A ordem vermelha” e “Serpentário”, são referências quando o assunto é distopia na literatura brasileira. Nesse encontro sobre os caminhos que levam a um futuro sombrio, Ignácio e Felipe conversam com Luiz Trigo, integrante do Conselho Curador da 64ª edição do Prêmio Jabuti.
  • 19 de outubro, quarta-feira, 18h – “Ouça Minha Voz, Leia Minha Letra”
    Encontro de Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara com mediação de Bel Santos-Mayer
    Experimentação da linguagem, caminhos da criação literária e ativismo se misturarão nessa conversa entre nomes de destaque na literatura brasileira contemporânea. Doutora em teoria literária, Amara Moira é autora de “E se eu fosse puta” e do recente “Neca + 20 poemas travessos”. Monique Malcher venceu o Jabuti de 2021 na categoria Contos com “Flor de gume”. Eliane Potiguara, referência na arte produzida por indígenas, assina, entre outros, “A cura da terra”. Quem mediará o papo será a educadora social e mediadora de leitura Bel Santos Mayer, integrante do Conselho Curador da 64ª edição do Prêmio Jabuti.
  • 4 de novembro, sexta-feira, 18h – “A informação entre milícias e guerrilhas”
    Encontro com Bruno Paes Manso e Mário Magalhães, com mediação de Marcos Marcionilo
    A informação é pilar fundamental de uma sociedade democrática. Os jornalistas Bruno Paes Manso e Mário Magalhães sabem muito bem disso. Trabalhos de fôlego, publicados em livros, já renderam aos dois troféus do Jabuti na categoria Biografia e Reportagem. Mário foi agraciado em 2013 graças a “Marighella – o guerrilheiro que incendiou o mundo”. Bruno, por sua vez, ficou com o prêmio em 2021 por conta de “A república das milícias: dos esquadrões da morte ao governo Bolsonaro”. O editor Marcos Marcionilo, atual curador do Prêmio Jabuti, mediará esse papo sobre o papel crucial do bom jornalismo.
  • 9 de novembro, quarta-feira, 18h – “Uma História de Muitas Vidas”
    Encontro com Drauzio Varella, com mediação de Rodrigo Casarin
    Drauzio Varella conquistou o respeito e a admiração do grande público ao compartilhar, numa linguagem acessível, todo seu conhecimento sobre o universo da saúde. Mas Drauzio é bem mais do que um médico amplamente reconhecido pelo didatismo. Como escritor, venceu o Jabuti de Livro do Ano na categoria Não Ficção em 2000, com “Estação Carandiru”. Por meio dos livros, também já compartilhou a sua paixão pela corrida e, agora, repassa a própria trajetória no autobiográfico “O exercício da incerteza”. Drauzio papeará com o jornalista Rodrigo Casarin, integrante do Conselho Curador da 64ª edição do Prêmio Jabuti.

 

Sobre o Complexo Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa.

 

Sobre a Sustenidos
A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Quem apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Patrocinador do projeto Municipal Circula: Nubank.

Fotografia - Créditos: Iara Vananzi

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais