26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz espaço com programação dedicada às tendências do mercado editorial

Compartilhe:

3 de agosto de 2022

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz espaço com programação dedicada às tendências do mercado editorial

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz espaço com programação dedicada às tendências do mercado editorial

Entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte, profissionais do setor editorial e demais interessados terão um espaço exclusivo na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Papo de Mercado Metabooks. 

Leonardo Neto, curador do Espaço, explica que a curadoria se baseou em escolhas que apontassem soluções para o desenvolvimento do mercado editorial.  “A melhor forma de uma indústria se desenvolver é ela pensar sobre si e entender o seu percurso. Partindo desta premissa, o Papo de Mercado Metabooks se destina a ser um espaço de debates no qual atores importantes do mercado brasileiro e internacional discutirão o futuro desta indústria. Da diversidade às grandes novidades; das relações com outros setores econômicos à internacionalização da literatura brasileira: tudo será apresentado na arena”, conta.

Confira alguns destaques da programação

05 DE JULHO – 14H

Uma das hipernovidades que despontaram no cenário mundial foi o metaverso. O tema parece obrigatório em todas as discussões de negócios. As virtualidades serão complementares às realidades? Haverá uma curva de adoção ou é apenas fogo de palha? Há oportunidades para editoras no metaverso? As realidades virtuais e aumentadas já estão postas, mas será que editores as exploram de forma eficiente? Eduardo Acquarone, um grande estudioso do tema, conversa com Gabriela Dias sobre tudo isso.

06 DE JULHO – 10H

Como salvar sua livraria – James Daunt (Waterstones / Barnes & Noble) é entrevistado por Thales de Menezes, editor-chefe do PublishNews

A mesa mergulha no pensamento de James Daunt, o livreiro que salvou da falência a maior rede de livrarias da Grã-Bretanha e hoje dá providencial impulso à maior dos Estados Unidos: respectivamente, Waterstones e Barnes & Noble (da qual é CEO desde 2019). Recentemente, reportagem do New York Times mostrou que parte da estratégia de Daunt como “executivo-salvador” se concentra em dois aspectos: dar autonomia a gerentes de lojas para que decidam o que comprar com base nas vendas e gostos locais; e concentrar esforços na venda de livros, e não de outros produtos. O que terá ele a ensinar aos colegas brasileiros?

07 DE JULHO – 14h30

Por que a diversidade importa para o mercado editorial? Fernando Baldraia (Companhia das Letras), Nicole Mahier (Jandaíra), Flávia Santos (Megafauna), Felipe Brandão (Planeta), Marcos Barros (Catavento) e Raquel Menezes (Oficina Raquel) – Mediação: Taty Leite

Há futuro da indústria do livro sem diversidade? E entendendo por diversidade não só a diversidade de temas, mas também de autoria, de personagens, e sobretudo, de mão-de-obra? Profissionais de diversos ramos da indústria do livro debatem o tema. 

09 de JULHO – 18H30

#BookTokBrasil: uma conversa sobre livros e o TikTok, com Diego Moreno – Mediação: Maju Alves

O TikTok se destacou, nos últimos anos, como uma plataforma importante na divulgação de livros e no engajamento de leitores. A comprovação se vê nas listas dos mais vendidos, que passaram a ter presença garantida de livros que fazem sucesso na plataforma. Como resposta, o TikTok abraçou a leitura com muita força. Nesta mesa, a Maju Alves, criadora de conteúdos sobre livros no TikTok, entrevista Diego Moreno, responsável por acompanhar parcerias de conteúdo orgânico de marcas e empresas nas áreas de educação e ciência. Ele vai falar como seu conteúdo pode ajudar seu negócio de livros a performar melhor por meio do conteúdo no TikTok!

Mais informações sobre a programação pelo www.bienaldolivrosp.com.br ou por nossas redes sociais.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais