26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo reforça o poder transformador do livro e promove a diversidade em sua programação

Compartilhe:

27 de junho de 2022

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo reforça o poder transformador do livro e promove a diversidade em sua programação

 Entre as novidades estão o novo local do evento e o cashback nos ingressos. Portugal, país convidado de honra na edição de 2022, vem com uma comitiva com 23 autores e chefs e ocupará um estande de 500m². 

Um dos maiores eventos literários do país, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, retoma de forma presencial após 4 anos e com muitas novidades. O evento acontece entre os dias 02 e 10 de Julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e espera receber mais de 600 mil visitantes. O conceito criativo deste ano destaca o poder transformador do livro. Com a assinatura “Todo mundo sai melhor do que entrou”, a campanha ratifica a missão da CBL como instituição do setor editorial. Afinal, a leitura tem a capacidade de transformar as pessoas, seja pelo conhecimento adquirido ou pela emoção que transmite. Nenhum leitor é o mesmo quando acaba de ler um bom livro. 

“O mundo mudou nos últimos anos em vários aspectos e nós também mudamos, buscando melhorar ainda mais o nosso evento. Uma das novidades é que estamos de casa nova: em 2022 vamos receber o público no Expo Center Norte, que permitirá oferecer a todos uma experiência com uma infraestrutura que garante mais conforto e segurança na circulação dos visitantes”, diz o presidente da CBL, Vitor Tavares. No total, serão 65 mil m2 de área total e 11 mil m2 ocupados comercialmente. Na comparação com a Bienal de 2018, houve um aumento de 6% de área comercial ocupada.

A edição conta com 182 expositores confirmados, que ocuparão os Pavilhões Branco, Verde, Vermelho e Azul do Expo Center Norte, recebendo selos editoriais de todos os gêneros, e com ampla e variada programação, contando com a parceria cultural do Sesc São Paulo em parte da curadoria do Salão de Ideias e nos BiblioSescs Praça de Histórias e Praça da Palavra, além da cerimônia de abertura: serão 1.500 horas de programação cultural e 9 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário. “Estarão à disposição do público aproximadamente 3 milhões de livros”, diz Vitor Tavares.

Segundo ele, a programação diversa busca trazer temas atuais e que despertem a atenção de todos os públicos e gostos. A Bienal do Livro é um evento multicultural, pois une, além de literatura, conhecimento, entretenimento e inovação.

Outra novidade que marca a busca pela inovação e atualização da Bienal é que este ano haverá o cashback. “Os visitantes que fizerem a compra do ingresso até o dia 30 de Junho garantem o resgate de parte do valor para ser usado em compras nos estandes dos expositores durante o evento. Um benefício para o visitante e também para os expositores”, diz Claudio Della Nina, Managing Director Latin America – RX. O presidente da CBL complementa: “O cashback oferecerá um potencial de reinvestimento no evento da ordem de R$3 milhões. Neste retorno da Bienal presencial, após quatro anos, a CBL buscou inovação para modernizar o evento e trazer benefícios”.

Durante os 9 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados mais de 300 autores nacionais e 30 autores internacionais. Entre os nomes internacionais estão: os portugueses Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz; a moçambicana Paulina Chiziane e o angolano Kalaf Epalanga, que fazem parte da comitiva portuguesa; além de Jenna Evans Welch, do best-seller “Amor & Gelato”; Nathan Harris, cujo “A doçura da água” foi elogiado por Oprah e Barack Obama; e Elena Armas, que virou sensação do TikTok com “Uma farsa de amor na Espanha”. Presença confirmada também de Xiran Jay Zhao, autore sino-canadense de ficção científica, personalidade da internet e cosplayer.

Já entre os brasileiros estão confirmados: Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Mauricio de Sousa, Miriam Leitão, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, entre outros.

O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural Pólen®. A partir de 20/06, começarão a ser distribuídas as senhas online para as retiradas de autógrafos da Arena.  

 

Negócios 

Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal do Livro criou sua história não só na área de entretenimento, mas no campo dos negócios.  Por isso, o evento abrigará importantes iniciativas para profissionais do setor, como a 3a Jornada Profissional, nos dias 29 de junho a 2 de julho de 2022, no Expo Center Norte, que consiste em rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas. Trata-se de uma realização da CBL, através do Brazilian Publishers, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o intuito de promover o setor editorial brasileiro no mercado global.  Este ano serão cerca de 80 profissionais, com 20 vagas para convidados internacionais provenientes dos EUA, Europa, América Latina e também da Turquia e Egito; além de Portugal, convidado de honra em 2022. A expectativa para os próximos 12 meses é de que as editoras fechem mais de US$ 150 mil em negócios.

Há também o Papo de Mercado Metabooks, espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor. 

 

Convidado de Honra

Portugal tem uma ligação singular com o Brasil, por conta da língua, da cultura, do relacionamento econômico e da dimensão da comunidade portuguesa aqui residente, bem como da crescente comunidade brasileira residente em Portugal. Como convidado de honra em 2022, Portugal está preparando uma participação muito especial para o evento com um estande de 500m², que inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos, onde serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados. A comitiva portuguesa conta com 23 autores e chefs, e inclui a participação de escritores portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do Timor-Leste. 

Entre os autores, todos com obra publicada no Brasil nos últimos meses ou com lançamentos previstos para a Bienal, fazem parte da comitiva Valter Hugo Mãe, Paulina Chiziane, Lídia Jorge, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, José Luís Peixoto, Pedro Eiras, Maria Inês Almeida, Gonçalo M. Tavares e Ricardo Araújo Pereira, entre outros. Teremos ainda a presença dos chefs Vitor Sobral e André Magalhães. 

“A participação portuguesa na Bienal Internacional do Livro de São Paulo será um dos pontos mais relevantes da associação de Portugal às comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. Olhar para o passado para entender o presente e projetar o futuro que queremos, é uma tarefa onde a literatura representa um papel de primeira grandeza. Por isso é tão importante aqui no Brasil, este país almirante da Língua Portuguesa, homenagearmos, como fez José Saramago quando recebeu o Prêmio Nobel da Literatura em 1998, todos os escritores, os portugueses e os que escrevem em português, os de ontem e os de hoje”, diz Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil.

 

Espaços culturais

Com uma programação capaz de atingir das crianças aos adultos e com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro contará com 9 espaços culturais.  A programação completa do evento pode ser acessada pelo link: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/

São eles:

  • Arena Cultural Pólen® – Os visitantes terão a oportunidade de ter contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas, como: Ailton Krenak, Ali Hazelwood, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Jr., Tomi Adeyemi e Laurentino Gomes. E ainda: Mauricio de Sousa, Miriam Leitão, Walcyr Carrasco, Luiza Helena Trajano e Pedro Bial. A curadoria do espaço é de Diana Passy.
  • Cozinhando com Palavras – A Saborosa programação tem cardápio variado para todos os gostos culturais desde celebração da Semana de 22 com os menus da coleção de Mário de Andrade e aventuras gastronômicas dê Oswald de Andrade;  a riqueza da gastronomia de Portugal dos Sabores, com chefs e degustações; a intimidade da Cozinha de Afeto com vários Chefs consagrados e celebridades como IIsaac Azar e Kika Sato ; a Tradição Culinária Paulista com culinaristas da cozinha caipira e caiçara do Revelando São Paulo; e Cozinha de Autores com Chefs como Laurent Saudeau, Rodrigo Oliveira, Vitor Sobral, Alex Atalla, Morena Leite, Carole Crema, Janaína Rueda e outros . E para completar, leituras diárias de poesias que falam de comida em “Cozinhando o Jabuti”.
  • Salão de Ideias – Com curadoria de Diana Passy, pela CBL, e de Francis Manzoni e André Dias, do Sesc São Paulo, o espaço trará grandes nomes para gerar discussões atuais com questões de relevância social e cultural. Confirmados nomes como Zezé Motta, Jefferson Tenório, Ailton Krenak, Uýra, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Ana Paula Araújo e Maria Homem.
  • BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias) – Duas praças, com caminhões biblioteca e atividades para o público, apresentarão desde saraus, contação de histórias e slams até espetáculos de música e literatura. Com curadoria de André Dias, do Sesc São Paulo, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. Nomes como Madu Costa, Xico Sá, Elisa Lucinda, Roberta Estrela Dalva, MVBill, André Vianco, Cristiano Gouveia, Andreza Delgado (Perifacon), Mafuane Oliveira, Suely Rolnik, Slam do Corpo, Ignácio de Loyola Brandão, Maria Vilani, Rafael Calça, Hugo Canuto, Cyda Baú, Heloisa Pires Lima, Daniel Munduruku, Mel Duarte, Ryane Leão e Giba Pedrosa, Maria Baú, Cia Passarinho Contou, A Rué La Companhia e Roberta Estrela Dalva, estarão presentes na programação. Além disso, serão exibidos os seguintes filmes infantis e juvenis: O Menino e o Mundo, Eleições, Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano  e Tito e Os Pássaros.
  • Espaço Infantil – Com curadoria de Elisabete da Cruz, contará com 28 atividades educativas para as crianças, como narração de histórias, oficinas temáticas e atividades de curta duração. Haverá repertório específico para público escolar de todas as faixas etárias, assim como agendas para famílias. Entre os autores confirmados estão: Laila Zaid, Guilherme Karsten, Kiusam de Oliveira, Mario Sergio Cortella e Leo Cunha.

Ainda no Espaço infantil, haverá programação especial da Mauricio de Sousa Produções, com atividades de libras, rodas de leitura em braile, palestras, contação de histórias, declamação de poesias, bate-papos e lançamentos, como a graphic novel Anjinho e Denise; além de sessões de fotos com os personagens da Turma da Mônica.

Entre os temas das atividades: Aprendendo a Bíblia com a Turma da Mônica; WWF e Turma da Mônica: Transformando biodiversidade e ecologia em assunto de criança; Viagem a Portugal pelas palavras; Viva as diferenças: diversidade e inclusão na Turma da Mônica.

No painel “A brincar de poesia – Os poemas para crianças de Fernando Pessoa”, os escritores José Santos e Paulo Netho conversam com o público infantil sobre o poeta português e sua pequena e divertida obra para crianças. Além da declamação de nove poemas do mestre Pessoa, será contada a história da viagem da Turma da Mônica a Lisboa, percorrendo os lugares mais importantes da sua biografia, tendo o Cascão no Largo de São Carlos, a Magali na Praça do Comércio, o Cebolinha e Bidu na Rua da Conceição da Glória, e a Mônica no Largo do Chiado, ao lado de sua famosa estátua.

  • Espaço Cordel e Repente – Mais uma vez com a curadoria de Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro (CCL), o espaço mostra a vitalidade atual da literatura de cordel, com uma extensa programação que inclui debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas, relevantes ao tema. Além das oficinas, debates e encontros com autores, o espaço terá uma carreta palco para as apresentações dos repentistas e recitadores. Entre os nomes que participam de atividades neste local estão: Cacá Lopes, Maciel Melo, Valdério Costa e Xangai.
  • Espaço de Autógrafos ZAP – Três espaços receberão autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro para promover o encontro dos leitores com seus autores favoritos.
  • Auditório Edições Sesc São Paulo – Espaço para encontros criados a partir dos livros das Edições Sesc e dos temas presentes na programação da Instituição. Serão oferecidas mesas sobre cinema, música, filosofia, história, arquitetura, meio ambiente, antropologia, entre outras, além de temas importantes da atualidade. Entre os nomes confirmados estão: Edney Silvestre, Rita Von Hunt, Pascoal da Conceição, entre outros.
  • Papo de Mercado Metabooks – Com curadoria do jornalista Leonardo Neto, o espaço é dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro e focadas na troca de experiências. Serão debatidos temas como a internacionalização da literatura brasileira, oportunidades para o setor editorial no Metaverso e uma programação especial voltada para as livrarias, reunindo representantes das novíssimas livrarias de São Paulo e ainda James Daunt, CEO das maiores redes de livrarias dos EUA e da Inglaterra. Entre os confirmados estão os editores Leandro Sarmatz (Todavia), Ricardo Sanchez Riancho (Textofilia), responsáveis pela edição de “Torto arado” no Brasil e no México; o jornalista Eduardo Acquarone, e os livreiros André Latorre (Nossa Cidade), Thaís Caroline de Souza Fernandes (Pulsa), Victoria Mantoan (Brooklyn), Adauto Leva (Cabeceira), Diego Drumond (Drummond) e Deia Farias (Selecta). A programação é realizada em parceria com a International Publishers Association (IPA), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), PublishNews e LC Agência de Comunicação.

 

Principais números desta edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

Investimento R$ 38,5 milhões 
Área ocupada total 65 mil metros quadrados
Expositores 182 expositores
Espaços culturais 09 
Horas de programação 1500
Autores nacionais 300
Autores internacionais 30

A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, E.M.S, AON (corretora oficial), Suzano (Naming Right da Arena Cultural), MVB  e Submarino.

 

Ingressos

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br

2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e  R$ 15,00 (meia entrada)

Meia-entrada: Estudantes

Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso

A Credencial Plena do Sesc dá gratuidade no ingresso. Para isso, é obrigatória a apresentação da credencial válida e documento com foto, ficando limitado a 1 ingresso por pessoa.

 

Mais informações sobre a programação pelo www.bienaldolivrosp.com.br ou por nossas redes sociais.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais