26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo movimenta R$ 347,8 mi, gera 3400 postos de trabalho e se consolida como edição histórica

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12 de agosto de 2022

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo movimenta R$ 347,8 mi, gera 3400 postos de trabalho e se consolida como edição histórica

Dados divulgados pela SMTur Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris mostram que o evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), merece o título de ‘Bienal das Bienais’. Além de o impacto econômico ser positivo, mais de 90% dos entrevistados consideraram estar satisfeitos com a Bienal

 

Ela já está guardada na lembrança de todos. E já deixa saudades também. A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), realizada em clima festivo e de encontro de leitores, atraiu 660 mil visitantes e garantiu um impacto econômico positivo durante o evento. Com um dia a menos para a sua realização – no período de 2 a 10 de julho, os números divulgados pelo Observatório de Turismo Eventos da SPturis mostram que a BILSP movimentou R$ 374,8 milhões na cidade (valor calculado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) Secretaria de Turismo e Viagens do Estado).

A pesquisa que foi realizada durante o evento demonstra que 39,4% dos entrevistados afirmaram ter ensino superior completo, com média de renda familiar mensal entre R$ 2.425,00 e R$ 4.848,00. Cada visitante comprou aproximadamente 7 títulos e gastou cerca de R$ 203,34 (em livros) durante a feira. Dos visitantes que participaram da pesquisa, quase metade (42,7%) visitaram a exposição na edição passada, que aconteceu no ano de 2018 e 96% consideram voltar na próxima edição, prevista para 2024. O público – com faixa etária média entre 18 e 24 anos- se fez presente, em sua maioria pelo gênero feminino (78,4%). Já o masculino ficou com a fatia de 21,6%.

O conceito de livraria como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares foi reforçado no evento. Do layout ao atendimento, passando pelos atrativos criados por cada expositor, os estandes se tornaram espaço de convivência e grande biblioteca de consulta aos títulos ofertados. Ao todo 182 expositores, que disponibilizaram cerca de 500 selos editoriais, numa prateleira completa e diversificada em gêneros literários, somando 3 milhões de livros.

Com motivos para brindar o êxito da grande festa literária, que reafirma o novo momento e perspectivas para o universo do livro, a partir da Bienal, Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, frisa o acerto da campanha publicitária: “Todo mundo sai melhor do que entrou”. A chamada convida os participantes a atestarem o poder transformador do livro e o evento como polo de encontro com o saber. “A melhor campanha de todos os tempos, que traduz o objetivo de posicionar o livro como protagonista da mudança de cada leitor”, avalia ele ao completar “outra importante conquista é identificar o quanto a Bienal cumpre o papel de difusor de negócios e relacionamento para os players do setor”. E ela foi aprovada pelo público – 94% dos entrevistados apresentaram satisfação com o tema desta edição.

Inserir o evento, cada vez mais, na rota das grandes feiras literárias internacionais, foi outro passo largo dado com a edição de 2022. A aproximação com Portugal – convidado de honra – marcou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, mas também estreitou os laços e abriu caminho para novos acordos bilaterais no segmento editorial.

Mais que passeio, Bienal foi a busca pelo conhecimento

Áreas destinadas a pensadores do mundo literário, empreendedores, artistas do cordel e do repente, personalidades da gastronomia, educadores que desenvolveram atividades para crianças, celebridades e outras atrações. E o público provou que nem só de estandes de livros vive a Bienal, já que o encontro com o conhecimento e lazer também ganhou espaço na agenda do público durante a visita ao evento.

Principais números da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Público visitante 660 mil
Ticket médio R$ 226,94
Compra online de ingressos 90% dos ingressos
Ações de incentivo vale-livro e cashback  R$ 7,2 milhões
Quantidade de livros 3 milhões
Média de livros adquiridos 7 por pessoa
Selos editoriais Cerca de 500
Área ocupada total 65 mil metros quadrados
Expositores 182 expositores
Espaços culturais 09
Horas de programação 1500
Autores nacionais 300
Autores internacionais 30
Visitação escolar 60 mil

 

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