Dados divulgados pela SMTur Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris mostram que o evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), merece o título de ‘Bienal das Bienais’. Além de o impacto econômico ser positivo, mais de 90% dos entrevistados consideraram estar satisfeitos com a Bienal
Ela já está guardada na lembrança de todos. E já deixa saudades também. A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), realizada em clima festivo e de encontro de leitores, atraiu 660 mil visitantes e garantiu um impacto econômico positivo durante o evento. Com um dia a menos para a sua realização – no período de 2 a 10 de julho, os números divulgados pelo Observatório de Turismo Eventos da SPturis mostram que a BILSP movimentou R$ 374,8 milhões na cidade (valor calculado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) Secretaria de Turismo e Viagens do Estado).
A pesquisa que foi realizada durante o evento demonstra que 39,4% dos entrevistados afirmaram ter ensino superior completo, com média de renda familiar mensal entre R$ 2.425,00 e R$ 4.848,00. Cada visitante comprou aproximadamente 7 títulos e gastou cerca de R$ 203,34 (em livros) durante a feira. Dos visitantes que participaram da pesquisa, quase metade (42,7%) visitaram a exposição na edição passada, que aconteceu no ano de 2018 e 96% consideram voltar na próxima edição, prevista para 2024. O público – com faixa etária média entre 18 e 24 anos- se fez presente, em sua maioria pelo gênero feminino (78,4%). Já o masculino ficou com a fatia de 21,6%.
O conceito de livraria como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares foi reforçado no evento. Do layout ao atendimento, passando pelos atrativos criados por cada expositor, os estandes se tornaram espaço de convivência e grande biblioteca de consulta aos títulos ofertados. Ao todo 182 expositores, que disponibilizaram cerca de 500 selos editoriais, numa prateleira completa e diversificada em gêneros literários, somando 3 milhões de livros.
Com motivos para brindar o êxito da grande festa literária, que reafirma o novo momento e perspectivas para o universo do livro, a partir da Bienal, Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, frisa o acerto da campanha publicitária: “Todo mundo sai melhor do que entrou”. A chamada convida os participantes a atestarem o poder transformador do livro e o evento como polo de encontro com o saber. “A melhor campanha de todos os tempos, que traduz o objetivo de posicionar o livro como protagonista da mudança de cada leitor”, avalia ele ao completar “outra importante conquista é identificar o quanto a Bienal cumpre o papel de difusor de negócios e relacionamento para os players do setor”. E ela foi aprovada pelo público – 94% dos entrevistados apresentaram satisfação com o tema desta edição.
Inserir o evento, cada vez mais, na rota das grandes feiras literárias internacionais, foi outro passo largo dado com a edição de 2022. A aproximação com Portugal – convidado de honra – marcou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, mas também estreitou os laços e abriu caminho para novos acordos bilaterais no segmento editorial.
Mais que passeio, Bienal foi a busca pelo conhecimento
Áreas destinadas a pensadores do mundo literário, empreendedores, artistas do cordel e do repente, personalidades da gastronomia, educadores que desenvolveram atividades para crianças, celebridades e outras atrações. E o público provou que nem só de estandes de livros vive a Bienal, já que o encontro com o conhecimento e lazer também ganhou espaço na agenda do público durante a visita ao evento.
Principais números da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Público visitante |
660 mil |
Ticket médio |
R$ 226,94 |
Compra online de ingressos |
90% dos ingressos |
Ações de incentivo vale-livro e cashback |
R$ 7,2 milhões |
Quantidade de livros |
3 milhões |
Média de livros adquiridos |
7 por pessoa |
Selos editoriais |
Cerca de 500 |
Área ocupada total |
65 mil metros quadrados |
Expositores |
182 expositores |
Espaços culturais |
09 |
Horas de programação |
1500 |
Autores nacionais |
300 |
Autores internacionais |
30 |
Visitação escolar |
60 mil |