O FÓRUM DAS LETRAS, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro convidam a celebrar a Semana da Língua Portuguesa.

Compartilhe:

2 de maio de 2022

O FÓRUM DAS LETRAS, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro convidam a celebrar a Semana da Língua Portuguesa.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras de Ouro Preto, que celebra sua 17a edição em 2022, foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre os autores e leitores de literaturas de língua portuguesa, além de promover o desenvolvimento sustentável das cidades históricas, em especial, Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Desde sua primeira edição, em 2005, o Fórum das Letras vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea do Brasil e de outros países. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, congregando professores da Universidade Federal de Ouro preto, como Guiomar de Grammont e Mônica Gama, e representantes da Comissão para Promoção de Conteúdos em Língua Portuguesa da Câmara Brasileira do Livro, como Sandra Espilotro e Antônio Carlos Sartini, além da própria Guiomar, oferece uma amostra significativa da produção literária da atualidade, sempre enfatizando a diversidade cultural e étnica e a liberdade de expressão.  

Em 2022, juntamente com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Fórum das Letras celebra o Dia Mundial da Lingua Portuguesa, com uma programação riquíssima, de 2 a 6 de maio, voltada para o tema « Gastronomia e Literatura ».

O principal objetivo do evento é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida pelos países de língua portuguesa. Esta ação é realizada por meio da cooperação mútua entre fundamentais para a formação da cultura brasileira. A ideia é possibilitar um profícuo intercâmbio entre os autores do Brasil, Portugal e demais nações onde se fala a língua portuguesa, e suas literaturas, assim como gerar um maior contato entre as culturas, por meio da interlocução sobre suas respectivas gastronomias, possibilitando a descoberta e identificação de receitas típicas. A proposta é também gerar uma interação que possa resultar em novas obras e projetos a serem veiculados e difundidos em todos os países de língua portuguesa. O foco maior será a interação dos países de língua portuguesa, através da literatura. 

Para a coordenadora Geral do Forum das Letras, Guiomar de Grammont, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, o objetivo do encontro é construir uma espécie de ponte entre as culturas de língua portuguesa, e a importância da iniciativa reside no estreitamento das relações entre os falantes do idioma. Segundo Guiomar, “a escolha do tema, Gastronomia e Literatura é, mais uma vez, um investimento na criação de caminhos de cooperação entre escritores e leitores de países de língua portuguesa. Nossas identidades aparecem muitas vezes na forma como nos alimentamos e nos colocamos diante do mundo. Falar sobre nossas memórias afetivas e como nomeamos os alimentos promove a integração entre nossas culturas e, mais uma vez, propicia a interlocução e discussão sobre nossas manifestações literárias. Essa interlocução pode gerar infinitas possibilidades de enriquecimento cultural”, destaca a curadora. 

“Eventos como esses são de grande valia para o setor editorial como um todo, não só no Brasil. A troca de experiências entre profissionais de diversos países, que têm o português como língua materna, fortalece cada elo dessa cadeia criativa em seus respectivos países. Além disso, mostra ao mundo toda a potência da língua portuguesa através da cultura, dos livros e da literatura”, destaca Vitor Tavares, presidente da CBL.

Segue a programação, ainda sujeita a alterações : 

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA LÍNGUA PORTUGUESA 2022

02 de maio, segunda-feira

18h às 19h30

Abertura 

Conversa com Mia Couto 

Mediação : Guiomar de Grammont 

(no âmbito do programa (In) Confidências, da TV UFP, em parceria com a TV Escola e o Canal Futura). 

Escritor moçambicano mais traduzido e vencedor do Prêmio Camões, Mia Couto é um dos autores contemporâneos mais importantes da literatura de língua portuguesa. As questões identitárias se transformam, em sua narrativa, em uma extraordinária potência linguistica e imagética, sobre a qual ele conversará com Guiomar de Grammont.  

 

Ciclo Gastronomia & Literatura

03 de maio, terça-feira 

18h às 19h30

Tema: Semelhanças e Variações na Gastronomia

Participantes: Maria Valeria Rezende (Brasil), MBate Pedro (Moçambique), Kanguimbu Ananaz (Angola).

Mediação : Mônica Gama

Tema: Aspectos semânticos da língua portuguesa na gastronomia e na literatura são abordados nesta mesa, que promove a interlocução sobre as diferentes expressões linguísticas, resultantes da variações regionais com que as comidas são nomeadas. Além disso, trata também da proximidade gastronômica entre os três países, Moçambique, Angola, Brasil. 

 

04 de maio, quarta-feira 

18h às 19h30

Tema: A Gastronomia nas obras literárias

Vera Duarte (Cabo Verde), Luisa Coelho (Portugal), José Santos (Brasil)

Os autores conversam sobre obras literárias de sua escolha que fazem referência a comidas.

Mediação : Sandra Espilotro

 

05 de maio, quinta-feira 

18h às 19h30

Tema: Memórias Gastronômicas

Autores: Amosse Mucavele (Moçambique), Maria Celestina (Angola), Cri Essencia (moçambique).

Conversam sobre suas memórias gastronômicas e em que medida essas referências afetivas são importantes na atmosfera necessária à composição de suas obras literárias. 

Mediação : Francis Manzoni

 

06 de maio, sexta-feira 

18h às 19h30

Performance Gastronomia & Literatura

Filinto Eliseo (Cabo Verde), Elisa Lucinda (Brasil), Amelia Dalomba (Angola).

Os autores falam das comidas de suas respectivas regiões e expõem literariamente (em prosa, poesia, dramaturgia ou áudio visual) uma receita típica.

Mediação : Antônio Carlos Sartini.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais