Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresentação, em mesas de comunicação, no seminário previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.
Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receberão comprovante específico. Um segundo comprovante – relativo à participação no seminário – será entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou público comum, que tiverem 75% de presença comprovada no seminário.
Até o final de setembro, os pesquisadores receberão, por e-mail, informação sobre datas e horários de suas apresentações.
Os certificados serão emitidos e entregues, por e-mail, pela Câmara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias após o término do seminário.
A partir de 27 de outubro será divulgada a programação completa do evento no endereço http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br
A participação do público está sujeita à lotação das salas.
Os pesquisadores selecionados deverão confirmar participação até o dia 27/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br
Resumos:
A produção escrita no Ensino Médio: uma proposta didático-metodológica
Ana Flávia Nejaim Mesquita
Literatura e mangá: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa
Alessandro Caraça Fonseca
Cortejo de fantasmas: os espaços da memória em Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho
Bruna Del Valle de Nóbrega
Não tenhas medo de ser: o corpo da/na poesia erótica de Maria Teresa Horta e Olga Savary
Bruna Renata Bernardo Escaleira
A pulsão ensaística em Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida
Bianca Mafra Gonçalves
Cultura popular e critica social em Malhação do Judas Carioca, de João Antônio
Clara Ávila Ornellas
Vozes silenciadas: formação inicial de professores e o papel da literatura na escola como ação afirmativa
Denise Cenci
“Eu sei que vou te amar”: uma análise transdisciplinar entre as estruturas musical e poética da canção
Daniel de Thomaz
A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets
Débora Cristina Longo Andrade
Uma existência atópica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus
Edgar Godoi Gabriel
Nós matamos o cão tinhoso: A narrativa sob o Império Português
Fábio Salem Daie
A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Fabrizio Uechi
Uso de podcasts como estratégia de ensino de língua portuguesa em curso de publicidade e propaganda
Fernando Luís Cazarotto Berlezzi
Educação e língua portuguesa
Gabriella da Silva Araújo
A roteirização na produção de microdocumentários nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade
Gisane Márcia Carvalho Dinnouti
A experiência migratória em contos da literatura cabo-verdiana e moçambicana
Giselle Rodrigues Ribeiro
O conceito de dialogismo bakhtiano na formação continuada de professores, a partir do gênero propaganda
Gisele Maria Souza Barachati / Thiago Vasquez Molina
A interface História e ficção no romance Mad Maria de Márcio de Souza
José Ferreira Costa
Ficção e História em As visitas do Dr. Valdez
João Paulo Borges Coelho
Ilustrações jornalísticas nas aulas de língua portuguesa: a linguagem não verbal na formação critica do leitor
Losana Hada de Oliveira Prado
Salgar a carne morta: uma concepção triádica no espaço em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Luana Jéssika Dela-Flora
Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário
Luana Barossi
Aula de português no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa
Luciana Paula Bento Luciani
O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de Português Língua Adicional
Marceli Cherchiglia Aquino
Descortesia nos debates políticos de 1989 e de 2014 – comparação das estratégias utilizadas
Mariana Santos de Andrade
O repertório literário dos livros didáticos de língua portuguesa e a temática racial
Nara Lasevicius Carreira
Ensino de língua portuguesa por meio de tecnologias digitais
Nívea Eliane Farah
Leitura literária no Ensino Médio: entre a obrigação e a fruição
Paula Crepaldi Campião
O perigo da literatura: considerações sobre leitura, crítica e ensino
Ricardo Alexandre Rodrigues
Língua portuguesa, formação integral do educando e ferramenta pedagógica Maprei: perspectivas
Saraj Jimena Moreno de Paula
Marginalidade em violência na dramaturgia de Plínio de Marcos
Sergio Manoel Rodrigues
Literatura e instrução moral: uma análise inicial da função pedagógica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 – 1896)
Susana Palermo de Souza
Do alfabeto à leitura significativa: construção da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Talita Alves Silva