Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro no Expo Center Norte

Compartilhe:

13 de setembro de 2018

Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro no Expo Center Norte

 

Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro, desta vez no Expo Center Norte

  Depois de uma edição acima das expectativas, evento segue seu objetivo de renovação e prepara mudanças para a próxima edição

Com otimismo e superação da expectativa de vendas, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi um marco para o mercado, ao trazer novidades em espaços culturais e aumentar as horas de programação, além de elevar o ticket médio – que foi de R$166,09, 37% maior que em 2016 (cada pessoa comprou também em média 6,42 livros). Assim, seguindo esse movimento de evolução, a Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento, traz uma grande novidade para a edição de 2020: a mudança para o Expo Center Norte, que acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro.

O intuito é melhorar ainda mais a experiência de visitantes e expositores, com uma infraestrutura mais moderna e repaginada, além de promover interação ainda maior de público, autores e editoras. “Em 2018, tanto o público quanto o expositor sairam extremamente felizes da Bienal. Queremos ampliar ainda mais essa satisfação e trazer novamente o público que visitou pela primeira vez a Bienal do Livro e, claro, conquistar mais leitores que ainda não chegaram a participar de um evento dessa magnitude”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Segundo a pesquisa realizada pelo evento, ao término da edição de 2018, 38% dos visitantes estiveram pela primeira vez na Bienal e 53% dos que visitaram em 2016 afirmaram que a edição de 2018 foi melhor do que a anterior, já 82% do público saiu satisfeito e 75% tem a intenção de retornar na próxima edição. Entre os expositores, 85% ficaram satisfeitos com a 25a edição, um crescimento de 6% em relação à 2016.

Nova data

Para ganhar ainda mais visibilidade no calendário cultural do ano, a Bienal do Livro SP acontece no último trimestre do ano, de 30/10 a 8/11. A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo ocupará 3 pavilhões do Expo Center Norte.

"Estamos muito felizes em voltar a sediar a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Trata-se de um importante evento que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, com intensa programação cultural para os visitantes. O Expo Center Norte oferece um espaço completo e versátil, com excelente infraestrutura e localização privilegiada. Esperamos que a próxima edição seja um grande sucesso e que essa seja uma parceria duradoura", afirma Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte.


Sobre o Expo Center Norte

Inaugurado em novembro de 1993, o Expo Center Norte nasceu para consolidar a região Norte da cidade de São Paulo como o polo de feiras e congressos. O empreendimento comporta instalação capaz de acomodar eventos de qualquer porte, além de ter modernos equipamentos e localização privilegiada. O sucesso do estabelecimento fica evidente quando apresentada a sua evolução desde a inauguração até hoje: a área, inicialmente, de 35 mil m2, aumentou gradativamente, até chegar nos atuais 98 mil m2; distribuídos em cinco pavilhões e 21 auditórios. O Centro de Convenções, de característica modular, foi projetado para receber até 4.500 pessoas simultaneamente, tornando-se o maior de São Paulo. A ampliação da área de pavilhões e a construção do novo Centro de Convenções, em 2009, posicionaram o empreendimento como um dos mais versáteis e completos locais de eventos do Brasil. Hoje, modernizado, deixa São Paulo à altura de outras cidades de primeiro mundo para realização de feiras e congressos.


Sobre a Bienal Internacional do Livro 2018

Com o conceito “Venha fazer esse download de conhecimento”, o evento destacou o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona, enfatizando a importância do diálogo e da abertura de perspectivas.

Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais. A partir da análise das menções do público percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.

O evento trouxe propostas inéditas que reforçaram seu caráter multicultural, entre elas, o Encontro de fãs, na Arena Cultural BIC®, o novo Papo de Mercado, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor, e o Espaço do Saber Microsoft onde os visitantes puderem experimentar tecnologias voltadas para a educação.

 

Principais números da 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

Investimento estimado R$ 32 milhões
Público Visitante 663 mil
Área ocupada total 75 mil metros quadrados
Expositores 197 expositores
Espaços culturais 14 
Horas de programação 1500
Autores nacionais 291
Autores internacionais 22
Visitação Escolar 100 mil alunos e 1.500 escolas agendadas

A 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Microsoft, BIC®, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP e Abigraf.

Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/

Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp

Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp

 

Informações para a imprensa

Mariana Pellini – mariana.pellini@ogilvy.com / (11) 3024-9189

Carolina Bessa – carolina.bessa@ogilvy.com / (11) 3024-4571/991043184

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais