CBL participa da 65ª edição da Semana Monteiro Lobato - 17 a 23 de abril

Compartilhe:

11 de abril de 2017

CBL participa da 65ª edição da Semana Monteiro Lobato - 17 a 23 de abril

Na semana de 17 a 23 de abril acontece a 65ª Semana Monteiro Lobato em Tuabaté, criada quatro anos após a morte do escritor, pelo jornalista Oswaldo Barbosa Guisard, por Gentil de Camargo e Cesídio Ambrogi, amigos pessoais de Monteiro Lobato.

A programação, que contempla exposições, palestras sobre leitura, sessões de autógrafos, oficinas literárias, contação de histórias e lançamentos de livros, é uma realização da Almanaque Urupes..

 

Vera Esaú, gerente de Relações Institucionais, representará a CBL no evento no dia 20 de abril às 20h, com a palestra “Mercado do Livro e Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil”.

 

Confira a programação completa da Semana Monteiro Lobato:

 

Segunda-feira – 17 de abril

Abertura da exposição “Donas da Rua das Artes” da Mauricio de Sousa Produções e “Retrorreciclagem” do ilustrador e designer Bruno Honda Exposição Retrorreciclagem: A instalação reúne obras feitas com material recicláveis pelo designer e ilustrador Bruno Honda. No espaço haverá peças como os Olavos, que dão nome á mostra, Monteiro Lobato, Emília e Jeca Tatu, feitos de caixa de papelão, Amy feita em embalagem de desodorante eum Batman recriado emPedra. No local, serão realizadas oficinas gratuitas sobre reciclagem para crianças.

Exposição Donas da Rua das Artes: Organizada pela Mauricio de Sousa Produções, a exposição conta com quadros de 23 artistas que fazem uma releitura de 13 personagens do Projeto Donas da Rua, pelo empoderamento das meninas, mostrando a representatividade das mulheres nas artes. Na mostra há obras do coletivo Clube do Bordado que bordou Dorinha, personagem inspirada em DorinaNowill; da ilustradora MarcellaTamayo que imaginou uma Mônica que brinca, rala o joelho e nunca perde a majestade; de Ana Lage que uniu Bonga e a rapper KarolConka para mostrar o poder das mulheres negras e de Simone Siss que imaginou uma Cascuda coberta de todas as suas cores.

 

 

Terça-feira – 18 de abril

20h – Palestra“Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler” com  prof. João Luís Ceccantini do Instituto Pró-Livro Professor e pesquisador de literatura infanto-juvenil João Luís Ceccantino éco-autor da obra Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil e autor do texto “Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler” publicado no livro Retratos da Leitura no Brasil 4 do Instituto Pró-Livros.

 

Quarta-feira – 19 de abril

20h - Palestra “Furação da Botucúndia”com Vladimir Sacchetta Vladimir Saccheta éum dos maiores pesquisadores do escritor Monteiro Lobato no país.

Foico-autor do livro “Monteiro Lobato: Furação na Botocúndia”, ganhador do prêmio  Jabuti nas categorias Ensaio e Biografia , e Livro do Ano outorgados pela Câmara Brasileira do Livro em 1998; curador e diretor geral do projeto Memória 1998/Monteiro Lobato e consultor da Editora Globo na reedição da obra adulta e infantil de Monteiro Lobato. Formado em direito e jornalismo é diretor da Porviroscópio Projetos e Conteúdos.

 

Quinta-feira – 20 de abril

20h – Palestra “Mercado do Livro e Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil”

com Vera Esaú da Câmara Brasileira de Livros Vera Esaú é gerente de relações institucionais da Câmara Brasileira do Livro, onde também foi gerente de comunicação. Atuou por 15 anos na Livraria Saraiva e também nas editoras Ática e Melhoramentos.

 

Sexta-feira -21 de abril

15h – Workshop “Retrorreciclagem”com o designer e ilustrador Bruno Honda da Mauricio de Sousa Produções Natural de Pindamonhangaba, Bruno Honda é formado em publicidade.

Designer é coautor da série Turma da Mônica em toyartda Maurício de Sousa Produções, onde se tornou designer-chefe.

 

16h30 – Mesa-redonda “Literatura Fantástica e Folclore nacional” com os escritores Gustavo Rosseb e Maurício Pereira Gustavo Rosseb é autor da série As Aventuras de Tibor Lobato, no qual ambienta personagens do folclore brasileiro nos tempos modernos. A série

- uma espécie de Sítio do Pica-Pau Amarelo misturado com “Harry Potter “ e “Desventuras em Série” é uma triologia que já tem duas obras lançadas – O Oitavo Vilarejo e  A Guardiã de Muiraquitãs.

O taubateanoMaurício Pereira éescritor, ilustrador, designer e quadrinista.

Apaixonado pelo folclore brasileiro tem mais de 10 títulos publicados no Brasil e exterior. Seu primeiro livro Contos de Assombração foi publicado em 2006.

 

18h - Palestra "À mesa com escritores nacionais" com Denise Godinho Denise Godinho é jornalistae autora do blog Capitu Vem para o Jantar, onde reproduz receitas citadas em livros, filmes, seriados e música. Em seu primeiro livro homônimo do blog apresenta receitas da compota de maçã de “O Morro dos Ventos Uivantes”, a cerveja amanteigada da série “Harry Potter” ea cocada de “Dom Casmurro”.

 

Sábado – 22 de abril

14h- Palestra e sessão de autógrafos com a escritora Chris Melo; Conhecida pelos fãs como a “Nicholas Sparks* brasileira”, a paulista Chris Melo é autora de 4 romances e um livro de crônicas voltados ao público jovem adulto. Seus livros mais recentes são Sob a luz dos seus olhos e Sob um milhão de estrelas.

*Autor de romances como Diário de Paixão e Noites de Tormenta;

 

15h30 - Oficina literatura gótica sobre o escritor William Hope Hodgson com Heloisa Pietro e Victor Serra A oficina tratará sobre o autor inglês William Hope Hodgson (1877-1918) a partir da leitura compartilhada de trechos de sua obra. Após leitura comentada, haverá exercício criativo com os participantes e debate sobre obras de mistério, aventura e suspense.

 

Autora de 76 obras de ficção e fantasia e ganhadora de inúmeros prêmios como Jabuti, Heloisa Pietro é pesquisadora de literatura de suspense, mitos e lendas. Entre suas publicações recentes encontra-se “A casa da beira do abismo”, o “Livro da Paz”e “O guardião da floresta e outras histórias que você já conhece”.

Poeta, tradutor, performer e professorVictor Scatolin Serra trabalha há cinco anos em parceria com a escritora Heloísa Prietoatuando em projetos que envolve literatura e educação.Também integra grupo RIVΞЯΛO, que desde 2008, dedicado a pesquisa em poesia verbivocovisual.

 

17h- Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Carina Rissi Carina Rissié autora da série Perdida e de outros best-sellers como Procura-se um marido, No mundo da Luna e Mentira Perfeita. Seus livros já venderam mais de

300 mil exemplares. A série Perdida ganhou o mercado internacionalsendo publicada em Portugal, Rússia, Ucrânia e Itália.

 

18h30 -Palestra com o designer e ilustrador Bruno Honda da Mauricio de Sousa Produções Natural de Pindamonhangaba, Bruno Honda é formado em publicidade.

Designer é coautor da série Turma da Mônica em toyart da Maurício de Sousa Produções, onde se tornou designer-chefe.

 

Domingo -23 de abril

11h – Sessão de cinema especial Turma da Mônica

 

14h – Contação de história “Maria Sabida e João do Uia”com Cristiane Velasco e Fernando Almeida A contação de história é baseada no livro “Maria Sabida e João do Uia”

da editora Panda Books da educadora e contadora de histórias Cristiane Velasco. A apresentação conta com a participação do músico Fernando Almeida.

 

15h -Mesa Redonda "As mil faces de ser um valeparaibano digital influencer "

do Vale do Paraíba com Michelli (Chell), Marcela Cerqueria, Marília Morais, Thiago Galvão e Armindo Ferreira Michelli (Chell) do blog “Tinha que ser a Chell” é mineira, ilustradora, empreendedora e designer.

A youtuber Marcela Cerqueira (do canal Fala Marcela) participa pelo segundo ano consecutivo da SML , onde compartilhará suas experiências nesse universo digital como o encontro com a blogueira Evelyn Regly.

A paulista Marília Morais cursa faculdade de publicidade e dedica-se desde

2015 ao blog Ma Morais onde compartilha dicas de moda, lifestyle e maquiagem.

Armindo Ferreira é um dos principais blogueiros e produtor de conteúdo do Vale do Paraíba. Editor do Blog do Armindo, foi escolhido pela ABRADi-SP como um dos três mais importantes profissionais de marketing de conteúdo do Estado de São Paulo e pelo youPIX como uma das 30 pessoas mais influentes no universo digital do país. É consultor de inovação, marketing e negócios e autor de dois livros na área de uso da tecnologia na educação.

Mediação: Thiago Galvão

 

16h30 - Palestra e sessão de autógrafos com os escritores Carolina Munhóz e Raphael Draccon Raphael Draccon é editor e escritor, seus livros da série Dragões de Éter venderam mais de 300 mil cópias e encabeçaram a lista de mais vendidos do Brasil, México e Portugal. Também é autor da saga Legado Ranger. Foi um dos roteiristas da série Supermax da Rede Globo.

 

Jornalista, roteirista e romancista Carolina Munhoz é autora de oito livros, entre eles “Por um toque de Ouro” e “Por um toque de sorte”. Foi eleita melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A Fada, e “bestauthor” pelo Vox Populi do prêmio norte-americano ShortyAwards.

 

Os dois autores, que são casados, são considerados o casal da literatura fantástica nacional. Atualmente residem em Los Angeles.

 

18h – Palestra e lançamento do livro “Não há tempo a perder” com Amyr e Marina Klink Amyr e Marina Klink falarão sobre os livros “Não há tempo a perder”, um relato autobiográfico da trajetória de navegador de Amyr e “Antarctica, um olhar nômade”, composto de fotografias de Marina daquele continente, uma reflexão sobre a nossa responsabilidade pela preservação da vida.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais