A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentam seus mais importantes lançamentos. Além da grande oferta de livros, o evento ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!
Esse imenso palco celebra a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. É o momento de aprender, conhecer autores, realizar sonhos, encontrar novos livros e fazer novos amigos, expandindo a forma de pensar e agir.
Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti é patrimônio cultural. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. O Prêmio Jabuti se mantém relevante para premiados(as), editoras e agentes de cultura porque desde sua criação, em 1958, distingue ininterruptamente obras e autoras(es). Realizado há mais de seis décadas, o Jabuti se empenha em iluminar o que de mais significativo se produz em seus quatro eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. O título de Personalidade Literária, a cada ano, celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade.
O Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita para obras acadêmicas em língua portuguesa no Brasil. Focado em obras científicas, técnicas e profissionais, o prêmio, sob curadoria do Prof. Dr. Marcelo Knobel, possui 2 eixos e 29 categorias. Seu objetivo é incentivar e reconhecer a excelência na produção acadêmica nacional, valorizando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país. Na sua estreia, a premiação prestará duas homenagens: uma à Personalidade Acadêmica, e outra a um Livro Acadêmico Clássico. Ambos serão selecionados pela curadoria e pela CBL, com o auxílio de consulta popular para a segunda homenagem.
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada contribuindo para a profissionalização das editoras.
Para cumprir este objetivo, o Brazilian Publishers incentiva as exportações através de ações direcionadas à venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais, capacitação de empresários e colaboradores e consultorias especializadas em inteligência comercial e em prospecção de mercados.
Além de fomentar as exportações, a execução do projeto também contribui para a imagem e o posicionamento do país, mostrando ao mundo a capacidade brasileira de criação de conteúdos técnicos, literários e científicos de grande importância e qualidade para o mercado internacional.
O Brazilian Publishers é composto atualmente por mais de 70 editoras de diversos segmentos. Associados à CBL têm descontos especiais para fazer parte do projeto.
Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos é um evento de conteúdo e networking organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro. Ele aborda temas relevantes e inovadores sob um olhar futurista a respeito do cenário editorial. As últimas três edições ocorreram em 2022, 2023 e 2024, reunindo profissionais de toda a cadeia do livro durante três dias para uma verdadeira imersão.
Na edição de 2024 marcaram presença 433 participantes, 28% a mais que em 2023, além de 21 expositores, 31 patrocinadores e 41 palestrantes, oferecendo uma programação com mais de 20 mesas e palestras.
Projetos especiais
Defenda o Livro
A Câmara Brasileira do Livro atuou na campanha Defenda o Livro junto com outras instituições do setor, contra a proposta de reforma tributária que visa taxar os livros em 12%. O texto estimulou um grupo de estudantes a criarem um abaixo-assinado na plataforma Change.org dizendo "não" ao PL 3887/2020 enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados. A marca de 1 milhão de assinaturas foi atingida em apenas duas semanas e fez com que a petição se tornasse a quinta maior criada no ano de 2020 na plataforma.
Conexão Livraria
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Catavento, Inovação e Loyola, criou o projeto Conexão Livraria. Ainiciativa chegou em 2021 para auxiliar pequenas e médias livrarias do país com seus comércios eletrônicos, estruturando os processos e a tecnologia de um grande marketplace aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras.
Na prática, funciona da seguinte forma: o parceiro participa com toda sua estrutura de segurança e pagamento; as distribuidoras cuidam da operação logística, conectando seu estoque com a loja principal; e as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas pormeiode um link personalizado e são remuneradas com comissão pelas vendas.
O projeto inicial inclui sete livrarias — Favorita, Intelecto, Blooks, Vanguarda, Nobel Brooklin, Isasul e Casa Vamos Ler —, além do Mercado Livre e da distribuidora Catavento. Em 2022, o Conexão Livraria ganhou o Innovation Awards durante o 33º Congresso Internacional de Editores da International Publishers Association (IPA).
Caso tenha interesse em participar, entre em contato: cbl@cbl.org.br.
Clube de Leitura ODS
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) uniram-se para realizar o processo seletivo de obras lançadas no Brasil que integram o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, com temáticas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o projeto, o Brasil passou a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA). O objetivo é disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para crianças e jovens entre 06 e 12 anos de todo o mundo por meio de livros e da literatura. A relação de obras brasileiras selecionadas foi divulgada no website da Organização das Nações Unidas, junto às recomendações de livros já disponíveis e publicados nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
O projeto Retomada das Livrarias teve o objetivo de arrecadar fundos para ajudar financeiramente as micro e pequenas livrarias, tão importantes para o setor e para a economia do país. Com a reabertura dos estabelecimentos e atividades comerciais em diversas cidades brasileiras, 53 empresas do setor livreiro receberam um incentivo importante para fortalecer seus negócios diante de um novo cenário. A campanha nasceu da união de esforços da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e de importantes players do mercado editorial do Brasil.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) trabalha na promoção do livro e da leitura também por meio da articulação de ideias e projetos com diversas entidades regionais, nacionais e internacionais do setor. E atua na defesa e promoção do livro e da leitura por meio de uma agenda de representatividade política com diversos órgãos e em todas as esferas de governo. Algumas iniciativas nesse sentido são: apresentação de proposições como a prorrogação dos recolhimentos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e INSS em 180 dias, redução da taxa de juros, abertura de capital de giro para o setor nos bancos públicos, além de incentivo para a oferta de crédito em bancos privados, e a manutenção de programas governamentais de aquisição de livros no Ministério da Educação. Merecem destaque também todas as ações e o monitoramento de pelo menos 500 projetos de lei que impactam o mercado do livro.
Pesquisas - Raio-x do setor
A Câmara Brasileira do Livro apresenta estudos anuais do mercado editorial em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). As pesquisas são realizadas pela Nielsen Brasil e trazem um panorama do mercado do livro no país. São estas: Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e sua Série Histórica, e a Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro. Há, ainda, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro.
Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro
A pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é anual e revela um raio-x completo do setor. Os dados apresentados são divididos em diversas categorias e trazem uma análise detalhada, tanto da produção, quanto das vendas. Todo ano também é divulgada a sua versão histórica, ou seja, o estudo ainda faz um comparativo com períodos anteriores a partir de 2006.
A pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro é anual e revela os detalhes da produção e do faturamento de e-books, audiolivros e outras plataformas de distribuição de conteúdo. Sua primeira edição foi lançada em 2020.
A Retratos da Leitura no Brasil foi lançada em 2001 e é o principal estudo que traça o comportamento dos leitores brasileiros. O objetivo da análise é servir de base para políticas públicas e demais ações que melhoram a qualidade e os indicadores de leitura e de acesso ao livro no país. Esse trabalho é realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro Câmara Brasileira do Livro (CBL), Abrelivros e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O Panorama do Consumo de Livros, realizado pela Nielsen BookData e encomendado pela Câmara Brasileira do Livro, teve sua primeira edição lançada em 2023. O estudo busca identificar o perfil e os hábitos dos compradores de livros no Brasil.
Séries Históricas: Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
As séries históricas das pesquisas Produção e Vendas e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro reúnem, anualmente, os principais indicadores de desempenho das editoras do país, tanto no mercado de livros impressos quanto nos formatos digitais. Esses estudos oferecem uma visão contínua e comparável da evolução do setor, permitindo identificar tendências, mudanças estruturais e o impacto econômico da indústria do livro. Trata-se de uma base estratégica para profissionais, pesquisadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas.
O estudo “Relevância e Impacto do Setor Livreiro no Brasil”, desenvolvido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a AVRI, apresenta um panorama inédito sobre a estrutura e a importância do setor editorial e livreiro no país. O material reúne informações sobre a composição da cadeia do livro, sua presença no território nacional e sua contribuição econômica, social e cultural, oferecendo uma visão abrangente do papel do livro no desenvolvimento do Brasil.
Para ver todas as pesquisas já publicadas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), clique aqui.
Assessoria Jurídica
O departamento jurídico da Câmara Brasileira do Livro presta serviços exclusivos para associados: esclarece dúvidas sobre direitos autorais e de imagem e aspectos fiscais relacionados ao livro em todos os seus formatos. Além disso, elabora e avalia contratos, entre outros temas de natureza jurídica.