Realização: Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) – Câmara Brasileira do Livro
22/11
11h – Abertura
Representante do Sesc São Paulo
Representante da Câmara Brasileira do Livro
14h – 15h30 – Comunicação 1
Espaços, memória e experiência histórica na literatura contemporânea
Ementa: Nas obras a serem analisadas, de autoria de escritoras e escritores do mundo literário lusófono, busca-se repensar de que maneira as noções de território, lugar e história podem ser discutidas a partir da criação ficcional e poética.
Mediador: Prof. Dr. Cristhiano Aguiar (Mackenzie)
- A experiência migratória em contos da literatura cabo-verdiana e moçambicana
Giselle Rodrigues Ribeiro
- Salgar a carne morta: uma concepção triádica no espaço em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Luana Jéssika Dela-Flora
- Cortejo de fantasmas: os espaços da memória em Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho
Bruna Del Valle de Nóbrega
- A interface história e ficção no romance Mad Maria, de Márcio de Souza
José Ferreira Costa
- Ficção e história em As visitas do dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
Cinthia Aparecida Lemes
14h – 15h30 – Comunicação 2
Língua portuguesa e ensino: formação docente e estratégias
Ementa: As comunicações desta mesa apresentam diferentes estratégias para o trabalho docente nas aulas de língua portuguesa, fomentando a ação dialógica a partir do binômio teoria-prática.
Mediação: Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos (Mackenzie)
- Vozes silenciadas: formação inicial de professores e o papel da literatura na escola como ação afirmativa
Denise Cenci
- O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de Português Língua Adicional
Marceli Cherchiglia Aquino
- A roteirização na produção de microdocumentários nas aulas de língua portuguesa: uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade
Gisane Márcia Carvalho Dinnouti
- Ensino de língua portuguesa por meio de tecnologias digitais
Nívea Eliane Farah
15h30 – 17h – Comunicação 3
Literatura contemporânea e representações da marginalidade social
Ementa: Experiências pós-coloniais se aliam à percepção da cisão social nos grandes centros urbanos brasileiros por meio de múltiplas possibilidades narrativas no teatro, no conto, no romance e na escrita do eu.
Mediação: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi (USP)
- Nós matamos o cão tinhoso: a narrativa sob o império português
Fábio Salem Daie
- Cultura popular e critica social em Malhação do Judas Carioca, de João Antônio
Clara Ávila Ornellas
- Uma existência atópica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus
Edgar Godoi Gabriel
- Marginalidade em Violência na Dramaturgia, de Plínio de Marcos
Sérgio Manoel Rodrigues
15h30 – 17h – Comunicação 4
O poético, o erótico e o feminino na literatura
Ementa: O debate sobre o feminino e o erótico perpassa uma série de questões importantes, tais como o corpo, o discurso e o desejo. Esse debate será feito partir de considerações a respeito de textos ensaísticos, ficcionais e poéticos.
Mediador: Profa. Dra. Maria dos Prazeres Santos Mendes (USP)
- Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário
Luana Barossi
- Não tenhas medo de ser: o corpo da/na poesia erótica de Maria Teresa Horta e Olga Savary
Bruna Renata Bernardo Escaleira
- A pulsão ensaística em Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida
Bianca Mafra Gonçalves
- A representatividade da voz feminina no Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
Fabrizio Uechi
17h30 – 19h – Mesa:
Mesa: O valor da Língua Portuguesa
Com Irene Vida Gala (Itamaraty) e Marina Sartori de Toledo (Museu da Língua Portuguesa)
Neste encontro, discutiremos a percepção do valor social da língua portuguesa no Brasil, abordando as ações do Estado e das instituições culturais para o reconhecimento desse idioma como bem cultural. Propomos também colocar em perspectiva a relevância da língua na política internacional, na economia, no mercado de trabalho e na redução das desigualdades sociais. Com a embaixadora Irene Vida Gala, do Ministério das Relações Exteriores (Eresp), formada em Direito pela USP, mestre em relações internacionais e testemunha da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e Marina Sartori de Toledo, mestre em Artes pela ECA-USP, assessora técnica da diretoria no Museu da Língua Portuguesa e especializada na área de exposições e museus. Mediação: Francis Manzoni, doutor em História pela PUC-SP, coordenador da CPCLP-CBL e coordenador editorial nas Edições Sesc.
23/11
10h30 – 12h30
Mesa literária: Brasil e Moçambique: leituras, influências e produção literária
Com os escritores Ungulani Ba Ka Khosa e Maria Valéria Rezende
Josélia Aguiar, jornalista e doutora em História, foi curadora da Flip e mediará a conversa entre o premiado escritor e professor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa e a também premiada e festejada autora brasileira Maria Valéria Rezende. Na pauta, estarão a produção literária dos dois escritores, que possuem larga experiência em educação, e também suas principais influências culturais e de outros autores, que perpassam a formação de sua obra.
14h – 15h30 – Comunicação 5
Leitura, escrita e ensino de língua portuguesa
Mediação: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP)
Esta sessão de comunicações aborda, em sentido lato e estrito, o ensino de língua portuguesa nas vertentes que contemplam a articulação gramatical, os procedimentos de leitura e as táticas de produção textual, por meio de ponderações a respeito das articulações léxico-gramaticais de coesão, da lógica semântica de coerência e da organização composicional da escrita.
- Língua portuguesa, formação integral do educando e ferramenta pedagógica Maprei: perspectivas
Saraj Jimena Moreno de Paula
- A produção escrita no Ensino Médio: uma proposta didático-metodológica
Ana Flávia Nejaim Mesquita
- Aula de português no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa
Luciana Paula Bento Luciani
- Leitura literária no Ensino Médio: entre a obrigação e a fruição
Paula Crepaldi Campião
14h – 15h30 – Comunicação 6
Dialogismo na contemporaneidade e sua recepção: jornalismo, publicidade, propaganda e mangás
Profa. Dra. Maria dos Prazeres Santos Mendes (USP)
- O conceito de dialogismo bakhtiano na formação continuada de professores a partir do gênero propaganda
Gisele Maria Souza Barachati e Thiago Vasquez Molina
- Ilustrações jornalísticas nas aulas de língua portuguesa: a linguagem não verbal na formação crítica do leitor
Losana Hada de Oliveira Prado
- Uso de podcasts como estratégia de ensino de língua portuguesa em curso de publicidade e propaganda
Fernando Luís Cazarotto Berlezzi
- Literatura e mangá: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa
Alessandro Caraça Fonseca
15h30 – 17h – Comunicação 7
Interação social e mediações discursivas
Mediação: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP)
Esta sessão de comunicações traz reflexões sobre as formas de interação, de tratamento e de abordagens sociais presentes em manifestações discursivas marcadas pela empatia estabelecida entre sujeitos produtores de enunciados concretos que se configuram por relações dialógicas, especificadas pelos diferentes ambientes de relacionamento.
- Descortesia nos debates políticos de 1989 e de 2014: comparação das estratégias utilizadas
Mariana Santos de Andrade
- A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets
Débora Cristina Longo Andrade
- O perigo da literatura: considerações sobre leitura, crítica e ensino
Ricardo Alexandre Rodrigues
- “Eu sei que vou te amar”: uma análise transdisciplinar entre as estruturas musical e poética da canção
Daniel de Thomaz
15h30 – 17h – Comunicação 8
Língua portuguesa e sala de aula: possibilidades
Esta mesa abre-se a discussões em torno de distintas formas que permeiam ferramentas para o ensino do português, seja como língua materna, seja como língua estrangeira.
Mediação: Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito (Mackenzie)
- Do alfabeto à leitura significativa: construção da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Talita Alves Silva
- O repertório literário dos livros didáticos de língua portuguesa e a temática racial
Nara Lasevicius Carreira
- Lusofonia em expansão: análise de material didático de português língua estrangeira Gabriella da Silva Araújo
- Literatura e instrução moral: uma análise inicial da função pedagógica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889-1896)
Susana Palermo de Souza
17h30 – 19h – Autores de língua portuguesa: quanto vale um prêmio literário?
Com os escritores Silviano Santiago e Maria Valéria Rezende. Mediação da curadora Selma Caetano.
Os prêmios literários têm como objetivo a promoção e o reconhecimento dos escritores e suas obras. Essa mesa propõe refletir sobre o impacto das premiações na imprensa, no público leitor e na trajetória dos autores. Maria Valéria Resende é romancista, autora de contos, crônicas, livros infantis e de não ficção, muitos deles premiados. É graduada em Língua e Literatura Francesa na Universidade de Nancy e em Pedagogia na PUC-SP e mestre em Sociologia pela UFPB. O premiado escritor Silviano Santiago tem dentre suas obras romances, contos, ensaios literários e culturais. É doutor em Letras pela Sorbonne, professor na PUC-Rio e também professor emérito da UFF. Selma Caetano é curadora do Prêmio Oceanos.
Inscrições para participação no site: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/