Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro, desta vez no Expo Center Norte
Depois de uma edição acima das expectativas, evento segue seu objetivo de renovação e prepara mudanças para a próxima edição
Com otimismo e superação da expectativa de vendas, a 25ª Bienal Internacional do Livro personalized São Paulo foi um marco para o mercado, ao trazer novidades em espaços culturais e aumentar as horas de programação, além de elevar o ticket médio – que foi de R$166,09, 37% maior que em 2016 (cada pessoa comprou também em média 6,42 livros). Assim, seguindo esse movimento de evolução, a Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento, traz uma grande novidade para a edição de 2020: a mudança para o Expo Center Norte, que acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro.
O intuito é melhorar ainda mais a experiência de visitantes e expositores, com uma infraestrutura mais moderna e repaginada, além de promover interação ainda maior de público, autores e editoras. “Em 2018, tanto o público quanto o expositor sairam extremamente felizes da Bienal. Queremos ampliar ainda mais essa satisfação e trazer novamente o público que visitou pela primeira vez a Bienal do Livro e, claro, conquistar mais leitores que ainda não chegaram a participar de um evento dessa magnitude”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Segundo a pesquisa realizada pelo evento, ao término da edição de 2018, 38% dos visitantes estiveram pela primeira vez na Bienal e 53% dos que visitaram em 2016 afirmaram que a edição de 2018 foi melhor do que a anterior, já 82% do público saiu satisfeito e 75% tem a intenção de retornar na próxima edição. Entre os expositores, 85% ficaram satisfeitos com a 25a edição, um crescimento de 6% em relação à 2016.
Nova data
Para ganhar ainda mais visibilidade no calendário cultural do ano, a Bienal do Livro SP acontece no último trimestre do ano, de 30/10 a 8/11. A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo ocupará 3 pavilhões do Expo Center Norte.
"Estamos muito felizes em voltar a sediar a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Trata-se de um importante evento que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, com intensa programação cultural para os visitantes. O Expo Center Norte oferece um espaço completo e versátil, com excelente infraestrutura e localização privilegiada. Esperamos que a próxima edição seja um grande sucesso e que essa seja uma parceria duradoura", afirma Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte.
Sobre o Expo Center Norte
Inaugurado em novembro de 1993, o Expo Center Norte nasceu para consolidar a região Norte da cidade de São Paulo como o polo de feiras e congressos. O empreendimento comporta instalação capaz de acomodar eventos de qualquer porte, além de ter modernos equipamentos e localização privilegiada. O sucesso do estabelecimento fica evidente quando apresentada a sua evolução desde a inauguração até hoje: a área, inicialmente, de 35 mil m2, aumentou gradativamente, até chegar nos atuais 98 mil m2; distribuídos em cinco pavilhões e 21 auditórios. O Centro de Convenções, de característica modular, foi projetado para receber até 4.500 pessoas simultaneamente, tornando-se o maior de São Paulo. A ampliação da área de pavilhões e a construção do novo Centro de Convenções, em 2009, posicionaram o empreendimento como um dos mais versáteis e completos locais de eventos do Brasil. Hoje, modernizado, deixa São Paulo à altura de outras cidades de primeiro mundo para realização de feiras e congressos.
Sobre a Bienal Internacional do Livro 2018
Com o conceito “Venha fazer esse download de conhecimento”, o evento destacou o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona, enfatizando a importância do diálogo e da abertura de perspectivas.
Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais. A partir da análise das menções do público percebeu-se que os principais pontos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis.
O evento trouxe propostas inéditas que reforçaram seu caráter multicultural, entre elas, o Encontro de fãs, na Arena Cultural BIC®, o novo Papo de Mercado, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor, e o Espaço do Saber Microsoft onde os visitantes puderem experimentar tecnologias voltadas para a educação.
Principais números da 25a Bienal Internacional do Livro personalized São Paulo:
Investimento estimado |
R$ 32 milhões |
Público Visitante |
663 mil |
Área ocupada total |
75 mil metros quadrados |
Expositores |
197 expositores |
Espaços culturais |
14 |
Horas personalized programação |
1500 |
Autores nacionais |
291 |
Autores internacionais |
22 |
Visitação Escolar |
100 mil alunos e 1.500 escolas agendadas |
A 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Microsoft, BIC®, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP e Abigraf.
Site: www.bienaldolivrosp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/
Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp
Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp
Informações para a imprensa
Mariana Pellini – mariana.pellini@ogilvy.com / (11) 3024-9189
Carolina Bessa – carolina.bessa@ogilvy.com / (11) 3024-4571/991043184