Resumos selecionados para apresentação - II Seminário A língua Portuguesa na Literatura e na Educação

Share:

20 de September de 2018

Resumos selecionados para apresentação - II Seminário A língua Portuguesa na Literatura e na Educação

Confira a lista dos trabalhos que foram selecionados para apresentação, em mesas de comunicação, no seminário previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2018.

Os pesquisadores selecionados que apresentarem seus trabalhos receberão comprovante específico. Um segundo comprovante – relativo à participação no seminário – será entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou público comum, que tiverem 75% de presença comprovada no seminário.

Até o final de setembro, os pesquisadores receberão, por e-mail, informação sobre datas e horários de suas apresentações.

Os certificados serão emitidos e entregues, por e-mail, pela Câmara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias após o término do seminário.

A partir de 27 de outubro será divulgada a programação completa do evento no endereço http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

A participação do público está sujeita à lotação das salas.

Os pesquisadores selecionados deverão confirmar participação até o dia 27/09, encaminhando e-mail para cpclp@cbl.org.br

 

Resumos:

A produção escrita no Ensino Médio: uma proposta didático-metodológica

Ana Flávia Nejaim Mesquita

Literatura e mangá: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa

Alessandro Caraça Fonseca

Cortejo de fantasmas: os espaços da memória em Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho

Bruna Del Valle de Nóbrega

Não tenhas medo de ser: o corpo da/na poesia erótica de Maria Teresa Horta e Olga Savary

Bruna Renata Bernardo Escaleira

A pulsão ensaística em Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida

Bianca Mafra Gonçalves

Cultura popular e critica social em Malhação do Judas Carioca, de João Antônio

Clara Ávila Ornellas

Vozes silenciadas: formação inicial de professores e o papel da literatura na escola como ação afirmativa

Denise Cenci

“Eu sei que vou te amar”: uma análise transdisciplinar entre as estruturas musical e poética da canção

Daniel de Thomaz

A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets

Débora Cristina Longo Andrade

Uma existência atópica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus

Edgar Godoi Gabriel

Nós matamos o cão tinhoso: A narrativa sob o Império Português

Fábio Salem Daie

A representatividade da voz feminina no Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

Fabrizio Uechi

Uso de podcasts como estratégia de ensino de língua portuguesa em curso de publicidade e propaganda

Fernando Luís Cazarotto Berlezzi

Educação e língua portuguesa

Gabriella da Silva Araújo

A roteirização na produção de microdocumentários nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade

Gisane Márcia Carvalho Dinnouti

A experiência migratória em contos da literatura cabo-verdiana e moçambicana

Giselle Rodrigues Ribeiro

O conceito de dialogismo bakhtiano na formação continuada de professores, a partir do gênero propaganda

Gisele Maria Souza Barachati  / Thiago Vasquez Molina

A interface História e ficção no romance Mad Maria de Márcio de Souza

José Ferreira Costa

Ficção e História em As visitas do Dr. Valdez

João Paulo Borges Coelho

Ilustrações jornalísticas nas aulas de língua portuguesa: a linguagem não verbal na formação critica do leitor

Losana Hada de Oliveira Prado

Salgar a carne morta: uma concepção triádica no espaço em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Luana Jéssika Dela-Flora

Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário

Luana Barossi

Aula de português no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa

Luciana Paula Bento Luciani

O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de Português Língua Adicional

Marceli Cherchiglia Aquino

Descortesia nos debates políticos de 1989 e de 2014 –  comparação das estratégias utilizadas

Mariana Santos de Andrade

O repertório literário dos livros didáticos de língua portuguesa e a temática racial

Nara Lasevicius Carreira

Ensino de língua portuguesa por meio de tecnologias digitais

Nívea Eliane Farah

Leitura literária no Ensino Médio: entre a obrigação e a fruição

Paula Crepaldi Campião

O perigo da literatura: considerações sobre leitura, crítica e ensino

Ricardo Alexandre Rodrigues

Língua portuguesa, formação integral do educando e ferramenta pedagógica Maprei: perspectivas

Saraj Jimena Moreno de Paula

Marginalidade em violência na dramaturgia de Plínio de Marcos

Sergio Manoel Rodrigues

Literatura e instrução moral: uma análise inicial da função pedagógica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889 – 1896)

Susana Palermo de Souza

Do alfabeto à leitura significativa: construção da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Talita Alves Silva

 

 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media