Editoras brasileiras prospectam USD 928 mil em negócios na 74ª Feira do Livro de Frankfurt

Share:

21 de November de 2022

Editoras brasileiras prospectam USD 928 mil em negócios na 74ª Feira do Livro de Frankfurt

Conhecido como um dos maiores eventos literários do mundo, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, realizada anualmente na cidade alemã, foi um prato cheio para as editoras brasileiras participantes da comitiva organizada pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).  

Na edição deste ano, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro, o mercado editorial brasileiro compareceu em peso, representado por 21 editoras: Ciranda Cultural, Girassol, Telos, Cedic International, Mil Caramiolas, Editora Melhoramentos, Faro Editorial, Clube de Autores, University of São Paulo Press – Edusp, Callis, Biblioteca do Exército, Editora Rua do Sabão, Rota Imaginária, Todavia, Imeph, Editora Unesp, V&R Editora, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Global Editora, Ozé Editora e Todolivro. 

A delegação estabeleceu mais 170 novos contatos comerciais com representantes editoriais de outros países, além de USD 928 mil em novos negócios, somando tanto acordos já fechados para a venda de livros físicos e de direitos autorais quanto novos contratos a serem acertados nos próximos 12 meses. "Mais uma vez, conseguimos demonstrar toda a força do mercado editorial brasileiro, neste que é o principal evento do setor. Os números falam por si e tenho certeza de que muitos frutos serão colhidos como resultado dos contatos estabelecidos", afirma o presidente da CBL, Vitor Tavares. 

O estande brasileiro na Feira, que este ano teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) por meio do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, foi um sucesso. Apoiada pelo programa Creative SP - fruto de parceria entre a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais –, uma sessão de matchmaking teve a participação de 22 empresas de 18 países, entre eles Egito, África do Sul, Nigéria, Colômbia, Argentina, México, Espanha, Chile, Cuba, Irã, Singapura e Líbano. Outro destaque do espaço foi o evento Caipirinha meets Oktoberfest - também apoiada pela Invest SP, em parceria com a MVB -, que contou com a participação de 500 pessoas ao longo de duas horas para se conhecerem e negociarem em clima de Happy Hour. 

“As empresas levadas pelo Creative SP puderam fazer contato com mais de 300 possíveis investidores e parceiros, de pelo menos 30 países", diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy. "Além disso, foram promovidas várias ações para mostrar ao mundo a diversidade e a riqueza cultural do estado, que são únicas, o que certamente abrirá portas para as editoras paulistas no exterior e terá impacto direto, nos próximos meses, na geração de negócios e empregos no setor", conclui.

Paulo Viana, cônsul-adjunto, também comemora o sucesso da participação brasileira em Frankfurt: "Foi uma grande satisfação para o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt ter podido contribuir para a realização do estande brasileiro na Feira do Livro, mediante apoio do Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil - particularmente após os últimos anos, nos quais eventos dessa natureza foram majoritariamente virtuais. Alegra-nos que a edição de 2022 da Feira tenha proporcionado boas oportunidades de negócios aos expositores do Brasil – contribuindo, portanto, para a nossa economia e para a promoção da literatura nacional."

Nesta, que foi a primeira edição presencial após duas edições virtuais causadas pela pandemia, participam também importantes nomes do mercado editorial e membros da Câmara Brasileira do Livro (CBL), como Vitor Tavares, presidente; Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association e diretora da instituição; Diego Drumond, vice-presidente administrativo e financeiro; Luciano Monteiro, vice-presidente de comunicação; Fernanda Garcia, diretora executiva; Sevani Matos, diretora, e Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais.

“Não poderíamos ter esperado um resultado melhor nesse retorno presencial à maior feira de livros do mundo”, afirma Fernanda Dantas. “Poder contar com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt e do Creative SP, da Invest SP, foi fundamental para que pudéssemos realizar ações tão incríveis e que, sem dúvidas, ajudaram a atrair a atenção das editoras internacionais para o Brasil”, conclui.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media