ApexBrasil e Câmara Brasileira do Livro renovam projeto Brazilian Publishers para mais dois anos

Share:

10 de November de 2022

ApexBrasil e Câmara Brasileira do Livro renovam projeto Brazilian Publishers para mais dois anos

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) renovaram no último dia 31 o convênio que visa o fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro por meio de ações do projeto Brazilian Publishers (BP), que desde 2008 promove o setor editorial brasileiro no mercado global.

Durante o período de dois anos de vigência do convênio, a promoção da literatura brasileira terá como principais alvos os mercados da Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. Também há ações para os mercados da China e da França. Para isso, além das já tradicionais participações nas principais feiras internacionais do livro, como Guadalajara, Bolonha, Londres, Buenos Aires, Bogotá, Gotemburgo e Frankfurt, estão previstas novas ações de promoção. Entre os destaques, está a organização de uma missão comercial focada no segmento de HQs e a promoção da vinda de editores internacionais ao Brasil para negociar direitos com as editoras participantes do programa.

Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a renovação do convênio com a ApexBrasil reafirma uma parceria de sucesso: “Por meio do projeto Brazilian Publishers, temos levado obras e autores brasileiros para novos públicos do mercado editorial global”, afirma. “Com a renovação do convênio, estamos ansiosos por todas as novas oportunidades de apresentar as vozes brasileiras para o mundo que poderemos criar juntos nesses próximos anos”, conclui Vitor.

No novo biênio, o Brazilian Publishers também intensifica a comunicação e o marketing digital com a intenção de aumentar o reconhecimento de autores e obras brasileiras de prestígio no mercado internacional. Para isso, todo o projeto passará por um reposicionamento de marca, o que inclui a reformulação de seu website, a fim de modernizá-lo e deixá-lo mais alinhado com o atual mercado editorial global e seus leitores. A plataforma ganhará uma integração inédita com o Pubmatch - que reúne informações sobre autores, editoras, agentes e profissionais de direitos autorais de todo o mundo - com o objetivo de otimizar ainda mais o trabalho de venda e aquisição de direitos autorais de obras brasileiras no exterior.

“Para muitos autores, o Brazilian Publishers é uma oportunidade única para ser visto e reconhecido no mercado internacional”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Poder continuar contando com o apoio e parceria da ApexBrasil nessa jornada não apenas reforça a importância do nosso trabalho, como também assegura que continuaremos no caminho certo para tornar o mercado editorial brasileiro conhecido no mundo todo”, conclui.

No último convênio com o ApexBrasil, 2020/2021, as cerca de 60 empresas apoiadas pelo projeto durante o período ultrapassaram os USD 2,5 milhões em exportações de livros, direitos autorais e serviços. 

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media