VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” acontece de maneira presencial e virtual (3 mesas) gratuitamente

Share:

27 de October de 2022

VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” acontece de maneira presencial e virtual (3 mesas) gratuitamente

O Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”, evento organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 6ª edição em novembro. Neste ano, o evento acontece com mesas presenciais nos dias 8 e 9 de novembro, e digitais, nos dias 9 e 10 de novembro. A transmissão ocorrerá por meio da plataforma Zoom, mediante inscrição no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF), e o evento físico na sede do CPF, em São Paulo. Para participar, basta acessar o endereço e inscrever-se em www.centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br.

O evento realizado pela CBL novamente conta com o apoio do Sesc SP, do Instituto Camões e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para debater o tema deste ano, “A Língua Portuguesa Sem Fronteiras”, participarão do Seminário especialistas em língua portuguesa do Brasil, da África e de Portugal, além de representantes do ensino do português na América Latina.

Os participantes irão debater diferentes ângulos da língua portuguesa como instrumento e motivo de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, para a promoção da língua; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, pelo seu ensino na América Latina; bem como por formas diversificadas de expressão cultural, como em outras artes em inter-relação com o fazer literário.

Para trazer todos esses temas à tona, a programação deste ano está repleta de grandes participações. Com apoio do Instituto Camões, a escritora portuguesa Patrícia Portela protagoniza a mesa de abertura do evento, traçando um panorama de como as diferentes formas de expressão cultural se interrelacionam com a literatura. Já a renomada escritora Djamila Ribeiro, ganhadora do Prêmio Jabuti, encerra o último dia presencial do Seminário com uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.

Outro destaque da programação deste ano é a mesa "Experiências Indígenas e seus Falantes", que acontece no dia nove como maneira de celebrar o início da “Década Internacional das Línguas Indígenas”, instituída pela Assembleia Geral da ONU, e que contará com a participação Cristine Takua, Betty Mindlin e Isa Grinspum Ferraz, para debater a importância de uma política linguística que valorize as línguas indígenas.

“O Seminário é uma oportunidade única para discutir e compartilhar pontos de vista sobre nossa tão complexa e rica língua portuguesa”, afirma  Vitor Tavares, presidente da CBL. “É incrível poder chegar a mais uma edição debatendo temas tão relevantes para a atualidade, além de promover encontros entre profissionais da língua portuguesa tão conceituados em suas próprias areas”, finaliza.

Para Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL, a programação do VI Seminário promete grandes momentos para os participantes: “Com mesas tão importantes como  Português como Língua de Acolhimento a Refugiados, Formação de escrita, Experiências Indígenas e seus Falantes, entre outras, trazemos discussões importantes para compartilhar com o público, e esperamos que o formato híbrido dos encontros possa acolher a todos”, afirma.

 

Confira a programação completa abaixo:

8/11 | Presencial

10h – 10h30

Abertura

10h30 – 12h

Mesa 1 | Artes, Literatura e Língua Portuguesa

A escritora Patrícia Portela fará uma conferência sobre trafegar pela literatura através das artes e pelas artes através da literatura. Recorrendo à sua experiência em diversos campos artísticos, traçará um panorama de como as diferentes formas de expressão cultural se inter-relacionam com a literatura.

Participação: Patrícia Portela

Mediação: Gustavo Faraon | Editor e Cofundador da Editora Dublinense

14h – 15h30

Mesa 2 | Programa Jovens Escritores – Escrever em Português – Formação na Escrita Literária na Rede Municipal de SP

Apresentação do programa jovens escritores e de sua importância na formação das novas gerações de autores brasileiros. Participação de jovens que passaram pelo programa e lançaram livros relatando a experiência.

Participação:

Maria Sueli Fonseca Gonçalves | Fundadora da Academia Estudantil de Letras

Guilherme Cunha de Carvalho e Samir Ahmad dos Santos Mustapha Brasil | Coordenadores do projeto Descobrir-se Autor (SME)

Tamires Sousa | Estudante de Nutrição e ex-participante do projeto AEL

Mediação: Isabel Coelho | Gerente Editorial de Projetos Especiais e Literatura na editora FTD Educação

 

9/11 |  Online e Presencial

10h (Online mediante inscrição)

Mesa 3 – Instituto Guimarães Rosa – Ações do Instituto para Promoção da Língua Fora do Brasil

Apresentação do Instituto Guimarães Rosa e de suas ações no exterior no âmbito da literatura para a promoção da língua portuguesa nos diferentes países onde o Instituto atua.

Palestrantes: Lilian Cristina Nascimento Pinho | Chefe da Divisão de Temas Internacionais Culturais e Língua Portuguesa

Mediação: Marina Toledo | Coordenadora Educativa no Museu da Língua Portuguesa

14h – 15h30 (Presencial – CPF)

Mesa 4 | Experiências Indígenas e seus Falantes - Presencial

A mesa celebra o início da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), instituída na assembleia geral das Nações Unidas, como resultado do Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO em 2019. Traz para o debate a importância de uma política linguística que legitime e valorize as línguas indígenas em todos os campos: educação, cultura, ciência e relações político-sociais.

Participação:

Cristine Takua | Professora de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE

Betty Mindlin | Antropóloga Pesquisadora e Professora Visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Mediação: Isa Grinspum Ferraz | Coordenadora do comitê curatorial do Museu da Língua Portuguesa

16h – 17h30

Mesa 5 | Escritores Jabuti

A renomada escritora e ganhadora do Prêmio Jabuti participará de uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.

Participação: Djamila Ribeiro

Mediação: Sandra Regina Ferro Espilotro | Editora, Coordenadora de Obras, Orientadora, Ghost Writer, Professora, Sócia da Veredas Consultoria e membro da diretoria da UBE

 

10/11 – Online mediante inscrição

10h – 11h30

Mesa 6 | Português como Língua de Acolhimento - Refugiados

Dando continuidade ao tema introduzido no último seminário, a mesa apresentará projetos que trabalham o português para indivíduos em situação de refúgio, como forma de inclusão: o Projeto LER – Círculos de Leitura e Escrita com Migrantes e Refugiados, desenvolvido pela PUC-Minas; o Projeto TECER – e Língua Portuguesa como experiência de acolhimento focada em comunidades interculturais de aprendizagem, vinculado ao Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e o Projeto Ensino de Português do Instituto de Reintegração do Refugiado.

Participação:

Sandra Cavalcante | Professora do Departamento de Letras do Instituto de Ciência Humanas da PUC Minas

Marcelo Lemos | Analista de Relações Institucionais no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

Giselda Pereira | Coordenadora do Projeto Educação no Instituto de Reintegração do Refugiado de São Paulo

Mediação: Regina Brito | Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras no Mackenzie

14h – 15h30

Mesa 8 | Língua Portuguesa nos Países Latinos

A mesa abordará questões em torno de como o ensino e o consumo da língua portuguesa têm avançado nos últimos dez anos e as oportunidades que isso traz aos países falantes do idioma. Representante da uma universidade  autônoma do México,  abordará suas experiências e conclusões.

Participação: Claudia Dias Sampaio | Profesora e Investigadora na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM

Mediação: Marcelo Di Renzo | Vice-Presidente da ABEU

 

VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”

Data: Entre os dias 8 e 10 de novembro

Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285.

Plataforma online: Zoom - o link será fornecido somente aos inscritos previamente por meio do site: www.sescsp.org.br/cpf

 

Sobre a Comissão Para a Promoção de Conteúdo Em Língua Portuguesa

Com o objetivo de aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar a difusão da Língua Portuguesa no mundo, a Câmara Brasileira do Livro criou a Comissão Para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP).

A CPCLP foca seu trabalho na conscientização da importância da Língua Portuguesa e no incentivo à distribuição de livros em português. Formada por editores, acadêmicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma de suas frentes de trabalho, o mapeamento de instituições que ensinam, difundem e distribuem, ou que tenham interesse na Língua Portuguesa para a realização de parcerias e convênios.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media