Prêmio Jabuti 2022 já tem os primeiros 10 finalistas

Share:

25 de October de 2022

Prêmio Jabuti 2022 já tem os primeiros 10 finalistas

Câmara Brasileira do Livro divulga as obras selecionadas na primeira fase de escolhidos; vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 24 de novembro
 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, já tem os nomes dos 10 finalistas da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Clique aqui para conferir quais são as obras finalistas.

Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Além de voltar a ser um evento com a presença do público, a cerimônia contará com a grandeza do Theatro Municipal de São Paulo, onde também ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22, que completou 100 anos. Para homenagear esse marco cultural do País, o conceito visual do Prêmio Jabuti foi inspirado na arte de rua brasileira, antropofágica por definição.

Entre as novidades, está o recorde de obras inscritas: 4.290 livros, o que significou um aumento de 25% em relação a 2021. “2021 já representara o maior número de obras inscritas num intervalo de dez anos. O resultado de 2022 traduz perfeitamente o momento de maturidade que vive o Jabuti”, comenta Marcos Marcionilo, curador da 64ª edição. A cerimônia do Prêmio Jabuti 2022 é fechada para convidados, mas o público poderá assistir ao evento, que  terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.

“Ano passado, falei do orgulho de manter a tradição de um evento tão importante para a nossa cultura e o nosso segmento, mesmo com todas as dificuldades colocadas pela pandemia. Este ano, o prêmio teve recorde de inscritos, volta ao presencial, celebra a Semana de 22 e realiza a cerimônia no Theatro Municipal, que já enche os olhos com tanta beleza e história. É uma edição que fazemos com uma alegria especial”, comemora Vitor Tavares, presidente da CBL.

A história do Jabuti Award

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media