A diretora da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, acaba de ser eleita presidente da International Publishers Association (IPA). A divulgação do resultado da eleição, realizada com todos os membros da associação, aconteceu hoje, durante a terceira assembleia geral virtual da IPA. Na reunião, a associação também divulgou sua nova vice-presidente: Gvantsa Jobava, da Intelekti Publishing, Geórgia.
Durante a assembleia, Bodour Al Qasimi, que até então presidia a International Publishers Association, agradeceu a todos os membros da entidade pelo suporte e os encorajou a continuar o trabalho em equipe.
“Minha presidência reforçou minha crença no que fazemos como indústria e meu respeito e apreço pelas editoras. Eu testemunhei em primeira mão generosidade, resiliência e determinação, apesar de todos os desafios. Estou realmente inspirada, por todo trabalho duro e paixão, e estou confiante de que nossa indústria está em mãos seguras e capazes enquanto escrevemos o próximo capítulo de nosso livro”, disse.
Karine declarou sua gratidão pela até então presidente: “Eu gostaria de agradecer Bodour pela exemplar liderança, incansável dedicação e competência em lidar com as complexas questões que a nossa indústria passou durante os últimos dois anos. Eu tenho honra de seguir seus passos e me tornar a terceira mulher presidente da IPA. Estou animada em servir nossa indústria, apoiar os nossos membros, dando suporte à recuperação de seus negócios e assegurando que a IPA continue sendo uma organização inclusiva, representativa e respeitada globalmente”.
Já Gvantsa Jobava explicou que suas raízes da Geórgia e sua experiência a motivam a lutar por um mundo melhor. “O nosso setor tem uma ferramenta única para atingirmos este objetivo: o livro. Uma ferramenta para educar, difundir diversas vozes e criar uma sociedade livre. É por isso que dedicarei minha vice-presidência ao fortalecimento dos principais pilares da IPA: direitos autorais, liberdade de publicação, alfabetização, inclusão e publicação educacional”, finaliza.
Outros resultados eleitorais
A IPA dá as boas-vindas a um novo Membro Titular e três novos Membros Provisórios a partir de 1º de janeiro de 2023. Também foram realizadas eleições e nomeações para o Comitê Executivo da IPA e os Comitês de Liberdade de Publicação e Membros. Confira abaixo os resultados:
Membro Titular
- Malásia: Associação de Editores de Livros da Malásia (MABOPA)
Membros Provisórios
- Guatemala: Associação Gremial de Editores de Guatemala (AGEG)
- Moçambique: Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL)
- Síria: Associação de Editores da Síria (SPA)
Comitê Executivo
- Uchenna Cyril Anioke (Nigéria)
- Dante Cid (Brasil)
- Sharon Hague (Reino Unido, nomeação estatutária)
- Lawrence Njagi (Quênia, reeleito)
- Christian Schumacher-Gebler (Alemanha, nomeação estatutária)
- Heidar Ingi Svansson (Islândia, reeleito)
- Chunchi Yu (China, nomeação estatutária)
Comitê de Liberdade de Publicação
- Zeynep Atiker (Turquia, reeleito)
- Sherif Bakr (Egito, reeleito)
- Sarah Crozier (EUA)
- Simon De Jocas (Canadá)
- Myung-Hwan Kim (Coreia do Sul, reeleito)
Comitê de Novos Membros
- Maria Pallante (EUA, reeleita)
- Anna Baijars (Finlândia, reeleita)