O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos divulga sua programação

Share:

28 de September de 2022

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos divulga sua programação

A programação apresenta os temas mais relevantes da atualidade para o setor durante os 03 dias do encontro, que acontece no Royal Palm Plaza Resort.

 

Durante os dias 26, 27 e 28 de outubro, acontece o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2022, com o tema “O Livro que nos une”, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

O encontro será realizado pela Câmara Brasileira do Livro e conta com o apoio das principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (ABRELIVROS), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

“É uma grande oportunidade de promover a integração, o debate e a geração de conhecimento a respeito do setor editorial, além de identificar diversas ferramentas e ideias que ajudarão os participantes na atualização dos negócios”, diz Vitor Tavares, Presidente da Câmara Brasileira do Livro.

O evento tem como objetivo reunir todas as áreas da cadeia produtiva do livro, pensando em estreitar as relações e dialogar sobre os desafios e soluções para fortalecer o setor. Com a curadoria de Leonardo Neto a programação trará os temas mais relevantes da atualidade.

Os participantes terão várias opções de hospedagem como o hotel Contemporâneo, hotel Anhanguera e no próprio Royal Palm Plaza Resort. A central de atendimento é única, e pode ser contatada através do telefone (19) 2117-8002 ou por e-mail reservas@royalpalm.com.br. Além disso, utilizando o código EELDG2022 os inscritos garantem valores especiais em suas reservas.

A programação traz temas atuais e urgentes para o setor como o cenário político-econômico para os próximos anos, o futuro da distribuição do livro, metaverso e suas oportunidades e ainda propõe a discussão para uma cadeia do livro mais saudável.

Confira a programação do Encontro:

  • 26 de outubro, quarta-feira:

18h – “Como será o próximo Congresso Nacional?”
Encontro com João Carlos Lima (Analista Político e Sócio da consultoria Patri) e Rui Nogueira (Analista Político e Sócio da consultoria Patri). Com a mediação de Fernanda Garcia (Diretora Executiva da CBL).

No dia 26 de outubro, um novo Congresso Nacional já estará em seu estágio final. Os analistas políticos João Carlos Lima e Rui Nogueira, sócios da consultoria Patri, farão uma análise deste novo Parlamento, trazendo à luz os interesses do setor do livro.

  • 27 de outubro, quinta-feira:

09h - “Lei Cortez em debate”
Encontro com Ângelo Xavier (presidente da ABRELIVROS), Dante Cid (Vice-Presidente da Elsevier e Presidente do SNEL), Haroldo Ceravolo Sereza (Diretor da LIBRE), João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP), Marcelo Di Renzo (Vice-Presidente da ABEU), Marcio Tupinambá (Presidente da ABDL), Marcus Teles (Presidente da ANL) e Vitor Tavares (Presidente da CBL).
Os presidentes das principais entidades do livro se reúnem para atualizar editores, livreiros e distribuidores sobre os próximos passos do projeto de lei no Congresso Nacional.

10h15 – “Conectividade e transparência no ecossistema do livro”
Encontro com Daniel Rodrigues (Sócio-gerente e Diretor de TI e Canais Digitais da Livraria Leitura), Eduardo Cunha (Sócio BookInfo), Franciele Silva (Gerente executiva do Grupo Editorial Record), Wendel Almeida (Chefe de Estratégias da Catavento) e mediação de Talita Facchini (Jornalista).
O ecossistema comercial do livro é complexo: depende do bom funcionamento de cada um dos muitos elos, para que tudo aconteça com eficiência e previsibilidade. Nesta mesa, livreiros e editores vão analisar ferramentas tecnológicas que ajudam a criar uma cadeia mais autônoma e que dão ao setor mais transparência e conectividade.

11h30 – “O futuro da distribuição no mundo”
Encontro virtual com José Manuel Anta (Diretor geral da International Publishing Distribution Association - direto da Espanha).
Nesta mesa, o espanhol José Manuel Anta, diretor geral da International Publishing Distribution Association, faz um panorama da distribuição no mundo, fala sobre o seu futuro e apresenta aos brasileiros a plataforma de matchmaking criada para dar respostas às questões entre livreiros e editores.

14h30 - “Pacto por uma cadeia do livro mais saudável”
Encontro com Lizandra Almeida (CEO da Editora Jandaíra), Marcos da Veiga Pereira (Presidente da Sextante e Vice-Presidente da SNEL), Marcus Teles (CEO da Livraria Leitura), Paulo Victor (Diretor da Inovação Distribuidora) e mediação de Leonardo Neto (Curador).
O futuro do livro depende de um bom funcionamento de todas as engrenagens que compõem o seu ecossistema: editoras, distribuidoras e livrarias. A quebra de um dos elos pode comprometer todo o mercado. Nesta mesa, diferentes players discutem um pacto por uma cadeia do livro mais saudável.

16h45 - “Cadeia produtiva: sinergia entre editoras e gráficas”
Encontro com Carlos Roberto Jacomine (Presidente da Plural Gráfica e Editora, ABRO e Diretor da ABIGRAF), Clóvis Castanho (Especialista em Ferramentas de Inovação), Reginaldo Soares Damasceno (Diretor da FTD e ABIGRAF), com mediação de João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP) e Ricardo Marques Coube (Presidente do SINDIGRAF-SP).
Neste painel, vamos abordar temas relevantes que fortalecem a conexão entre gráficas e editoras: revisão da norma técnica para livros didáticos e as possibilidades de inovação e interatividade do livro impresso com o mundo digital, trazendo, inclusive, exemplos inspiradores.

18h - “A transformação digital em sala de aula: o uso de materiais digitais em escolas públicas e privadas”
Encontro com Eduardo Kruel (Presidente do Fórum Latino-Americano de Editores Educacionais), Nadja Cezar (Diretora dos Programas do Livro do FNDE), Solange Petrosino (Diretora acadêmica da Santillana) e mediação da Renata Müller (Diretora executiva da Abrelivros)
A profunda transformação digital chegou, de forma incontornável, às salas de aula. Criar um ambiente de aprendizado que acompanha essa transformação é um dos grandes desafios dos nossos tempos. Nesta mesa, será apresentado um panorama internacional de como isso tem acontecido em outros mercados e também as realidades brasileiras tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.

  • 28 de outubro, sexta-feira:

09h10 – “TikTok para editoras e livrarias”
Encontro com Diego Moreno (Senior Content Partnership Analyst no TikTok), Rafaella Machado (Editora executiva da Galera Record e Sócia do Grupo Editorial Record), Raul Henrique Skug Ferreira (Leitura Campinas) e mediação de Maju Alves (Coordenadora de Novos Negócios na Editora Planeta).
O TikTok tem se destacado como uma plataforma potente na divulgação de livros e no engajamento de leitores. A comprovação se vê nas listas dos mais vendidos, que passaram a ter presença garantida de livros que fazem sucesso na plataforma. Como as editoras e livrarias podem emergir nesse novo mundo?

10h15 – “Do vinho para o livro: como o mercado do vinho se popularizou nos últimos anos e quais lições podemos tirar disso?”
Encontro com Suzana Barelli (Colunista de vinhos no O Estado de S. Paulo).
As indústrias do vinho e do livro guardam muitas semelhanças. Desde 1990, a indústria do vinho passou por uma transformação no Brasil, e, desde então, tem se popularizado e já se pode falar em uma "cultura do vinho" no país. Como resultado, o consumo per capita é crescente ano a ano. Neste bate papo, Suzana irá passar as potenciais lições que o livro pode tirar desse crescente mercado.

11h30 – “ESG (meio ambiente, social e governança) e o livro”
Encontro com Dante Cid (Vice-Presidente da Elsevier e Presidente do SNEL), Juliano Griebeler (Diretor de Sustentabilidade da Cogna), Luciano Monteiro (Diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana e Vice-Presidente da CBL), e mediação de Lana Pinheiro (Editora de ESG na IstoÉ Dinheiro).
Mais do que uma sigla, o ESG se tornou sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade das empresas, e é um compromisso das organizações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste debate, será analisado como as empresas do livro podem aderir a essas políticas e quais as vantagens competitivas nesse movimento.

14h30 – “Oportunidades para editores e livreiros no metaverso”
Encontro com Eduardo Acquarone (Especialista em Inovação) e Gabriela Dias (Especialista em Inovação)
Uma das hipernovidades que desponta no cenário mundial é o metaverso. O tema parece obrigatório em todas as discussões de negócios. As virtualidades serão complementares às realidades? Haverá uma curva de adoção ou é apenas fogo de palha? Há oportunidades para editoras e livrarias no metaverso? Em uma conversa aberta à imaginação, a mesa abrirá espaço para potenciais debates sobre a mudança que o universo do livro pode sofrer nos próximos anos com o avanço dessa tecnologia.

15h45 - “A era da influência e o comportamento do consumidor atual”
Encontro com Leonardo Godoi (Diretor da ABComm em Campinas) e Nathalie Folco (Head de Estratégia na Edelman)
O comportamento do consumidor mudou. Muitas compras migraram para o digital e as novas gerações têm preocupações socioambientais que pesam na hora de suas escolhas. Nesta mesa, especialistas traçam o perfil desse novo consumidor e mostram o que eles procuram na hora de comprar.

17h – “Livrarias físicas: perspectivas e futuro”
Encontro com Elga Pedri (Diretora das Livrarias Curitiba) e Samuel Seibel (Diretor da Livraria da Vila) , e mediação de Vitor Tavares (Presidente da CBL)
Nos últimos anos, o setor editorial viu crescer a venda de seus produtos pelos canais de e-commerces. Ao mesmo tempo, as livrarias físicas têm exercido um papel histórico e fundamental no ecossistema do livro e têm reflorescido em grandes cidades brasileiras. Qual a perspectiva de futuro desse tipo de negócio? Livreiros respondem.

A programação está sujeita a alterações ou adaptações até a data de realização do evento.

As inscrições para participar dos 03 dias do evento já estão disponíveis, interessados podem se inscrever clicando aqui. O ingresso para não associados custa R$ 660,00. Já para associados e entidades parceiras da CBL, o investimento é de R$ 462,00 (30% de desconto). A hospedagem não está inclusa no valor da inscrição.

Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Cinthia Favilla no e-mail
ou pelo telefone (11) 99973-0131.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media