Série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é atualizada com dados de 2020 e analisa o mercado nos últimos 15 anos

Share:

16 de June de 2021

Série histórica da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é atualizada com dados de 2020 e analisa o mercado nos últimos 15 anos

Coordenada anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro teve sua série histórica atualizada com os números apurados em 2020 pela Nielsen Book, que há dois anos é responsável pelo estudo. Com valores nominais deflacionados e trazidos a 2020 por meio da variação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o presente diagnóstico analisa o desempenho real do mercado nos últimos 15 anos.

Entre 2006 e 2020, a série histórica aponta uma queda de 30% no faturamento total (mercado + governo) das editoras.  Cabe ressaltar que a edição da Pesquisa Produção e Vendas (ano-base 2020) apresentou reflexos de um ano que sofreu os impactos da pandemia do coronavírus: com o fechamento temporário de livrarias físicas no país, o mercado editorial como um todo encolheu 13% em termos reais.

Segundo o levantamento, o subsetor mais afetado ao longo desses 15 anos foi o de Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP), com decréscimo de 47% nas vendas ao mercado. O estudo mostra ainda que as editoras de CTP foram as que sentiram mais fortemente a crise econômica que marcou os anos de 2014 a 2020, faturando 55% a menos neste intervalo.

Embora Obras Gerais tenha tido o melhor faturamento em 2020, encolhendo apenas 1% nas vendas ao mercado (dado positivo, uma vez que o PIB caiu 4,1% no ano passado), na série histórica o subsetor aparece com uma redução de 37% em valor entre 2006 e 2020. Se consideradas também as vendas ao governo, Obras Gerais acumula uma queda de 42% em 15 anos.

De 2006 a 2020, o subsetor de Didáticos diminuiu 34% em valor com as vendas ao mercado. Em 2020, alterações nas dinâmicas escolares durante o período pandêmico contribuíram para o recuo no faturamento do subsetor, que chegou a ter uma baixa de 15% no comparativo com 2019.

O subsetor de Religiosos teve seu faturamento reduzido em 16% com as vendas ao mercado nos 15 anos retratados pela série. Já entre 2020 e 2019, a queda em valor foi de 18%, a maior entre os subsetores, desempenho afetado pela retração nas vendas do canal porta-a-porta em decorrência da pandemia.

 

Clique aqui e confira a série histórica completa.

 

CONTATO COM A IMPRENSA

Lis Ribeiro – Comunicação CBL
lisribeiro@cbl.org.br

Gabriela Leal – Comunicação SNEL
comunicacao@snel.org.br 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media