3 coisas que aconteceram no evento Desafios Digitais na Educação que você não pode deixar de saber

Share:

14 de November de 2017

3 coisas que aconteceram no evento Desafios Digitais na Educação que você não pode deixar de saber

Microsoft - 14/11/2017
http://bit.ly/2zBq3r8

Com apresentações sucintas e objetivas, a temática e discussões no evento envolveram o público e trouxeram uma perspectiva animadora para o futuro da educação no país.

No dia 09 de novembro de 2017 aconteceu, no Unibes Cultural na cidade de São Paulo, o evento Desafios Digitais na Educação. Organizado em parceria entre a Microsoft e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento reuniu cerca de 300 pessoas para discutirem sobre o tema e as perspectivas para os próximos anos. Listamos abaixo 3 assuntos que você não pode deixar de saber:

1. Desafios da Tecnologia na Educação: Segundo diretor de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes, Emerson Pereira, não é a tecnologia que vai mudar a Educação. “A tecnologia muda a forma como nos relacionamos, e isso sim é que muda a educação”, adicionou o diretor. Seguindo esta lógica, na apresentação de Marcos de Lima, da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo,vimos que a rede está evoluindo com as ferramentas de tecnologia, como um aplicativo mobile que os alunos e seus pais e responsáveis têm acesso e podem acompanhar o desempenho dos estudantes a qualquer hora. Por outro lado, dentro das unidades escolares, a média de computadores por aluno ainda é alta, com um dispositivo para cada 17 alunos.

2. Livros e Recursos digitais: A evolução dos livros digitais na educação é nítida, e é preciso entender como isso muda a forma como os alunos se conectam com o conhecimento e não simplesmente transformar um livro que era físico em digital, uma vez que é possível inserir mídia interativa e fazer links externos, por exemplo. Por isso, para Solange Petrosino, da Editora Moderna, é preciso estabelecer um processo lógico que vai da alfabetização digital por parte dos professores e alunos, a inserção no currículo da escola e a autoria por parte dos professores.

3. Jogos Eletrônicos como recurso educacional: A utilização de jogos em sala de aula, quando bem aplicada, conquista a atenção dos alunos de forma mais fácil e trabalha os conceitos de aula de uma forma lúdica e estimula o protagonismo do aluno no seu próprio aprendizado. Segundo o professor e consultor educacional da Microsoft, Leandro Holanda, o uso do Minecraft em sala de aula trabalha o engajamento dos alunos, estimula a colaboração e a exploração criativa por parte dos alunos, habilidades que se mostram cada vez mais necessárias no mundo de hoje. Conheça mais sobre o uso de Minecraft em sala de aula!

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media