Senado aprova projeto que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita

Share:

26 de April de 2017

Senado aprova projeto que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou ontem (25), o Projeto de Lei (PLS) 212/16, da senadora Fátima Bezerra, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.

O projeto institui a Política como estratégia permanente para a promoção do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas de acesso público.

Os objetivos são, dentre outros:

  • Desenvolver a economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao fortalecimento da economia nacional por meio do fomento ao mercado editorial e livreiro, a feiras de livros, a eventos literários e à aquisição de acervos físicos e digitais para bibliotecas de acesso público;
  • Democratizar o acesso ao livro por meio de bibliotecas de acesso público, dentre outros espaços de incentivo à leitura, para ampliar os acervos físicos e digitais;
  • Valorizar a leitura por meio de campanhas e eventos de difusão do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas;

As diretrizes buscam:

  • Universalizar o direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas;
  • Fortalecer o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura;
  • Articular com as demais políticas de estímulo à leitura, em especial com a Política Nacional do Livro;
  • Reconhecer a cadeia criativa, produtiva, distributiva e mediadora do livro, da escrita, da leitura e das bibliotecas como integrantes fundamentais da economia criativa.

“Queremos dar ao livro, à leitura, à escrita e às bibliotecas o status de política pública de Estado. O legislativo precisa aprovar ações e políticas públicas como esta que garantam à população o acesso aos livros, a leitura, a escrita e a bibliotecas. Isso possibilitará tornar o Brasil um país de leitores. Uma nação desenvolvida se faz, fundamentalmente, com investimentos em educação e cultura”, destacou a senadora Fátima Bezerra.

A proposta, que foi aprovada por unanimidade, segue para a Câmara dos Deputados e, caso seja aprovada sem alterações, seguirá para sanção presidencial.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media