Câmara Brasileira do Livro anuncia Luiz Armando Bagolin como novo curador do Prêmio Jabuti

Share:

4 de April de 2017

Câmara Brasileira do Livro anuncia Luiz Armando Bagolin como novo curador do Prêmio Jabuti

Ex-diretor da Biblioteca Mário de Andrade, Luiz Armando Bagolin traz uma nova visão para o mais importante prêmio do livro no Brasil

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de confirmar Luiz Armando Bagolin como o novo curador do Prêmio Jabuti. Consagrado acadêmico da Universidade de São Paulo e responsável pelo reposicionamento da Biblioteca Mário de Andrade (que passou a oferecer uma extensa programação cultural e operar durante 24h), Bagolin aglomera todas as qualidades que a CBL buscava. “O mercado literário está em constante transformação, e o Prêmio Jabuti deve acompanhar essas mudanças, se atualizando e reinventando. Ninguém melhor do que o Bagolin para trazer essa nova visão ao prêmio”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

 

Nascido em Ribeirão Preto, Luiz Armando Bagolin, 53 anos, é doutor em Filosofia pela FFLCH/USP, especializado em Estética e História das Artes, em particular, sobre o Renascimento Italiano. É também estudioso da história dos livros e das edições e dos diversos gêneros de figuração impressa, desde o século XVI. Foi curador da participação oficial da cidade de São Paulo na 40a. Feira Internacional do Livro, em Buenos Aires (2014) e diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2013 e 2016.

 

Durante as primeiras semanas de trabalho, Bagolin será responsável por definir o novo conselho curador do prêmio e os próximos passos para o lançamento da 59ª edição. Segundo o curador, esta é uma etapa de entendimento e conversa: “Para mim, é uma honra assumir a curadoria do Prêmio Jabuti! Este é um momento de reconhecimento de área para entender em que momento estamos com o prêmio e como poderemos seguir. Tenho certeza que essa parceria trará muitos frutos para o mercado editorial e o leitor”. Definições como calendário de inscrições e criação de novas categorias deverão ser realizadas nas próximas semanas.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media