Luiz Schwarcz é o vencedor do prêmio Lifetime Achievement na Feira do Livro de Londres

Share:

15 de March de 2017

Luiz Schwarcz é o vencedor do prêmio Lifetime Achievement na Feira do Livro de Londres

Publishers Weekly – London Show Daily – Quarta-feira, 15 de março de 2017

 

Há uma história que costuma ser contada sobre o editor Luiz Schwarcz, recentemente anunciado como vencedor do prêmio Lifetime Achievement  da London Book Fair deste ano, na categoria International Publishing, escreve Ángel Gurría-Quintana. Em 1986, depois de deixar seu trabalho como diretor editorial da prestigiosa editora Brasiliense, ele estava determinado a fundar seu próprio negócio na área e, para isso, vendeu seu apartamento em São Paulo. Com sua esposa, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, ele fundou a Companhia das Letras, e instalou a empresa na parte traseira do negócio de impressão de sua família.

Schwarcz estava convencido de que os leitores brasileiros estavam prontos para livros além dos clássicos brasileiros e dos títulos para jovens leitores que se tornaram o arroz e feijão da Brasiliense. Certamente, pensou, havia um mercado para a ficção e não-ficção de boa qualidade. Sua primeira escolha - a tradução da obra To the Finland Station (Rumo à Estação Finlândia), de Edmund Wilson - foi uma aposta. Valeu a pena, pois tornou-se um improvável best-seller.

Mais de 30 anos e mais de 6.000 títulos depois, a Companhia das Letras continua a ser o padrão-ouro do mercado editorial brasileiro. Uma pesquisa realizada entre críticos e estudiosos de literatura em 2010 pelo jornal de negócios brasileiro Valor Econômico revelou que era considerada a melhor editora no Brasil - recebeu 81% dos votos dos entrevistados.

Uma combinação de tino comercial com escolhas editoriais sagazes deu à Companhia das Letras a maior participação no mercado editorial do Brasil. A empresa suportou os altos e baixos do mercado editorial do país: com frequência impulsionada por compras governamentais, também chegou perto de se tornar uma vítima da hiperinflação da década de 1990 - por exemplo, a edição, pela Companhia das Letras, da História da vida privada, em vários volumes, já estava quase pronta quando pareceu que não haveria dinheiro suficiente para pagar a impressão. Somente cuidadosas negociações com os credores permitiram que os livros vissem a luz do dia.

Em 2011, uma parceria estratégica com a Penguin permitiu à Companhia a introduzir um amplo leque de títulos clássicos no mercado brasileiro. Sua fusão com a carioca Objetiva, em 2015, a tornou a maior editora única de autores brasileiros.

Hoje, o Grupo Companhia das Letras tem 16 selos diferentes, que vão da literatura infantil à não-ficção, e publica 38 ganhadores do prêmio Nobel, incluindo Toni Morrison, Doris Lessing, José Saramago, JM Coetzee e Orhan Pamuk. A Companhia também tem em seu catálogo alguns dos mais destacados autores brasileiros de ficção contemporânea, tais como Chico Buarque, Rubem Fonseca e Milton Hatoum, além de possuir direitos sobre obras de alguns dos escritores brasileiros clássicos - do poeta Carlos Drummond de Andrade ao romancista Jorge Amado. Além disso, a Companhia das Letras é apoiada do Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

Sob a liderança de Luiz Schwarcz, o Grupo Companhia das Letras obteve o maior número de prêmios Jabuti - desde 1988, seus autores ganharam 206 galardões na premiação literária mais importante do Brasil. O próprio Schwarcz recebeu inúmeros louvores no Brasil ao longo das décadas, incluindo o prêmio Homem de Ideias (1987) e o prêmio Faz Diferença (2004).

Ele também trabalhou para melhorar a alfabetização entre grupos desprivilegiados no Brasil. Em 2010, a Companhia das Letras foi pioneira na criação de clubes de livros em parceria com bibliotecas locais e centros comunitários. Hoje existem pelo menos 20 desses clubes do livro, incluindo alguns em prisões, hospitais e organizações sociais para jovens desfavorecidos. "A Companhia nunca se propôs ser elitista", disse Schwarcz. "Queríamos democratizar a alta cultura, com livros que fossem acessíveis a todos."

Schwarcz descreve-se a si mesmo como um “fetichista do livro”, é conhecido por evitar os holofotes e costuma se colocar contra o “culto ao editor”. Ele tem evitado fazer comentários abertamente políticos, mas recentemente declarou sua oposição ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Famoso por sua atenção aos detalhes e por sua lealdade feroz a seus autores, Schwarcz também foi mentor de uma nova geração de editores, a maioria dos quais começaram na Companhia das Letras e, desde então, passaram a desenvolver carreiras como editores em outras organizações.

“Editar livros é sempre um ato de otimismo,” escreveu Schwarcz. “Quando nos comprometemos com um livro, também estamos inventando o futuro.”

 

Confirma a matéria:

http://www.digitalpw.com/digitalpw/lbf_show_daily_march_15_2017?pg=NaN#pgNaN

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media