Metabooks fecha com Cultura e comemora cobertura de 50% do varejo nacional de livros

Share:

15 de February de 2017

Metabooks fecha com Cultura e comemora cobertura de 50% do varejo nacional de livros

PUBLISHNEWS, LEONARDO NETO, 14/02/2017

Plataforma alemã de gerenciamento de metadados chegou ao Brasil graças a uma parceria com a CBL

Com início das atividades efetivas marcado para o fim de fevereiro, a Metabooks, plataforma de gerenciamento de metadados desenvolvida pela MVB, empresa coligada à Feira do Livro de Frankfurt, que aportou no Brasil graças a uma parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), comemora a adesão da Livraria Cultura ao seu sistema. Em novembro passado, a plataforma (ainda chamada na época por Books in Print) já havia anunciado a adesão da Saraiva. Livraria da Vila, Leitura e Martins Fontes Paulista também já têm contratos fechados com a empresa. “A adesão da Livraria Cultura à plataforma Metabooks nos levou a completar um grupo de livrarias que responde por 50% das vendas no varejo. Este marco reforça a Metabooks como a plataforma que vai trazer qualidade e padronização ao registro dos metadados no mercado brasileiro”, comemora Ricardo Costa, CEO Metabooks Brasil.

Em passagem pelo Brasil, durante a Bienal do Livro de São Paulo, no ano passado, Ronald Schild, CEO da MVB, chegou a dizer que vivia o dilema do ovo e da galinha: “livreiros esperam que os editores forneçam seus dados. Os editores, por outro lado, exigem que a plataforma tenha um grande número de livrarias cadastradas antes de fazer o input dos seus dados”. Ao que parece, esse nó começa a ser desatado. Ricardo Costa afirma que os editores poderão começar a subir seus dados ainda no mês de fevereiro.

Para Luiz Antonio Torelli, presidente da CBL, a novidade faz jus ao empenho que a entidade fez para trazer a plataforma para o Brasil. “Esta conquista da Metabooks consolida o projeto e confirma publicamente o que já sabíamos: a parceria entre a CBL, a MVB e a Feira de Frankfurt é a melhor escolha para atender a esta necessidade premente do mercado livreiro no país”, comentou.

O gerenciamento de metadados é um dos principais gargalos do mercado editorial brasileiro. Uma boa gestão das informações do livro favorece a sua “descobertabilidade” e, consequentemente, amplia as possibilidades de vendas de livros. Atualmente, a Metabooks tem um concorrente de peso: o MercadoEditorial.Org, capitaneado por Eduardo Blucher e que já opera, tendo com seus principais clientes-varejistas a Amazon e a Estante Virtual.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media