A 24ª bienal Internacional do Livro de SP marca os 70 anos da CBL e integra o calendário de eventos

Share:

6 de September de 2016

A 24ª bienal Internacional do Livro de SP marca os 70 anos da CBL e integra o calendário de eventos

São Paulo, setembro de 2016 - A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), encerra sua 24ª edição e se consolida como um dos maiores e mais relevantes eventos do mercado editorial do país, tendo recebido 684 mil visitantes ao longo de 10 dias. Este ano, a Bienal do Livro passa a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, por meio de decreto do prefeito Fernando Haddad, anunciado na cerimônia de abertura.

 

Sob o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, a Bienal Internacional do Livro propôs ao público vivenciar as diferentes histórias que acontecem dentro do evento, além de conferir as principais editoras, livrarias, distribuidoras, bate-papos e sessões de autógrafos. O grande homenageado deste ano foi Ignácio de Loyola Brandão, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, que completou 80 anos, vencedor várias vezes do Prêmio Jabuti e que recebeu recentemente o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

 

Foram 13 espaços multiculturais ultrapassando 1300 horas de programação e presença de 388 autores nacionais e internacionais. Os visitantes puderam participar de palestras e debates com grandes nomes da literatura e personalidades, além de apresentações de música, teatro e dança.

 

Segundo Luis Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, os objetivos traçados para esta edição foram cumpridos. “Priorizamos a melhoria da experiência do visitante, realizando uma Bienal mais confortável, por exemplo, com retirada de senhas online para as sessões de autógrafos, ruas mais largas e aumento das praças de alimentação. Trouxemos também uma extensa programação multicultural que agradou aos diferentes tipos de leitores. Para os nossos expositores e patrocinadores, mostramos novamente a importância do evento como vitrine para suas marcas e produtos, atingindo diretamente o consumidor final”, destaca o executivo.

 

Parceiro da CBL já de longa data, na Bienal do Livro, o Sesc São Paulo vem contribuindo com a programação cultural por meio da curadoria do Salão de Ideias, do Auditório Edições Sesc e dos Espaços BiblioSesc. Segundo Marcos Lepíscopo, gerente das Edições Sesc, “conseguimos levar um pouco do que o Sesc já faz nas suas unidades para os visitantes da Bienal do Livro e o público respondeu muito bem à programação. Esses dez dias foram muito satisfatórios em termos de visitantes e do ponto de vista de venda de nossos produtos editoriais”.

 

Para Eduardo Saron, diretor do Itáu Cultural – também curador do Salão de Ideias e apoiador cultural – a Bienal do Livro consegue juntar negócios e cultura em um mesmo lugar. “O projeto da Bienal do Livro se reafirma como uma das ações mais estratégicas da arte e da cultura no Brasil. Na medida em que consegue unir as atividades artísticas, por meio de várias atrações, com a economia da cultura, ao trazer o que há de mais potente no mercado editorial brasileiro. Nesse sentido, o Itaú e o Itaú Cultural se sentem orgulhosos com essa parceria.”, afirma Saron.

 

Além da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Câmara Brasileira do Livro - CBL promove outras iniciativas para difundir, estimular o hábito da leitura e desenvolver e ampliar o mercado editorial, como: Prêmio Jabuti, Congresso do Livro Digital, Escola do Livro e Brazilian Publishers.

 

BALANÇO – 24ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO EM NÚMEROS:

 

  • Investimento de R$34 milhões, mesmo valor de 2014
  • 1300 horas de programação
  • Expositores: 280, sendo 650 selos e 35 com países representados: Alemanha, China, Portugal, Japão e Itália.
  • 28 editores/escritores independentes na Travessa Literária
  • 388 atrações: 370 autores nacionais e 18 autores internacionais
  • Treze espaços culturais
    • Cozinhando com Palavras: 49 apresentações e 53 convidados
    • Arena Cultural: 30 mesas e 49 convidados
    • Salão de Ideias: 39 mesas e 97 convidados
    • Estande da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa – o espaço de 120m² apresentou uma amostra da exposição Menas - o certo do errado e o errado do certo, do Museu da Língua Portuguesa, de 2010
    • Bibliosesc (Praça da Palavra e Praça da História): Cerca de 86 apresentações e 272 convidados
    • Auditório Edições Sesc São Paulo: 21 atividades e 52 convidados
    • Espaço Oficial Infantil – Mauricio de Sousa BIC:  500 com diversas atrações durante todo o período do evento
    • Espaço Ignácio de Loyola Brandão: 6 mesas e 16 convidados
    • Espaço Cordel e Repente: 85 atrações e 40 convidados
    • Arena de Autógrafos:  42 atrações
    • Espaço de Autógrafos 1 – Sergio Machado  - 24 atrações
    • Espaço de Autógrafos 2 – Jair Canizela – 14 atrações
    • Área total: 75 mil
    • Transporte: 40 ônibus gratuitos dos terminais Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda
    • Visitação escolar: 118 mil alunos, 1710 mil escolas

 

Fotos:
Para divulgação, confira as fotos da Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

https://www.flickr.com/photos/77424025@N02/

 

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media