Rio recebe pela primeira vez o evento Jabuti entre autores e leitores

Share:

25 de July de 2016

Rio recebe pela primeira vez o evento Jabuti entre autores e leitores

Nos dias 13 e 14 de agosto, cariocas e turistas terão pela primeira vez a oportunidade de se encontrar com autores consagrados pelo Prêmio Jabuti no espaço localizado na recém-revitalizada Praça Mauá. Criada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a série de encontros Jabuti entre autores eleitores, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos Brasileiros (Apex-Brasil), levará os escritores Edney Silvestre, Miriam Leitão, Ruy Castro e Sérgio Rodrigues para dois bate-papos com o público, mediados pelo editor de livros Carlos Andreazza, na Casa Brasil – espaço de promoção do Brasil no Rio de Janeiro durante o período dos Jogos.

Em sintonia com o clima esportivo vivido no Rio de Janeiro, Ruy Castro, ganhador de dois prêmios Jabuti, em 1996 com o livro “A estrela Solitária” e em 2006 com “Carmem: uma biografia” e Sérgio Rodrigues, finalista em 2014 na categoria Romance com a obra “O Drible”, falam sobre a “Literatura e Futebol do Brasil para o mundo” no dia 13, às 16 horas.

Da cobertura jornalística para a literatura, Miriam Leitão, ganhadora do melhor livro de Não-Ficção 2012 com a obra “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda” e Edney Silvestre, 1º Lugar na categoria Romance em 2010 com o título “Se eu fechar os olhos agora”, conversam com o público no dia 14, também às 16 horas, sobre a “Literatura Brasileira de hoje para o mundo de hoje”.

O projeto Jabuti entre Autores e Leitores, que já teve outras 11 edições de sucesso em São Paulo, chega à sua primeira sessão inédita no Rio de Janeiro, mantendo seu objetivo de tornar o Prêmio, suas obras e autores mais conhecidos, além de estimular a leitura e despertar interesse do público pelos mais variados gêneros literários.

Após o encontro os autores autografarão suas obras que estarão disponíveis para venda no local do evento.

Carlos Andreazza é jornalista e editor-executivo da Editora Record, responsável pelos livros de não ficção brasileiros e estrangeiros, e membro do Conselho Editorial do Grupo Record.

Edney Silvestre é jornalista e escritor. Seu livro “Se eu fechar os olhos agora”, publicado pela editora Record, foi vencedor do Prêmio São Paulo 2010 na categoria melhor livro de autor estreante e do Prêmio Jabuti 2010 de melhor Romance. Foi correspondente internacional do jornal O Globo e da TV Globo em Nova York, de 1991 a 2002. Atualmente vive no Rio, onde faz reportagens para o Jornal Nacional, o Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo. Tem uma coluna semanal no RJTV e apresenta o programa Espaço Aberto Literatura, na Globonews. Seus outros livros publicados são “Dias de cachorro louco e Outros tempos” e “Contestadores”. 

Mírian Leitão é jornalista e escritora. Apresenta o programa GloboNews Mírian Leitão, tem uma coluna no jornal O Globo e faz comentários no jornal Bom dia Brasil, da TV Globo. É autora de sete livros: "História do Futuro: o horizonte do Brasil no século XXI”, “Tempos Extremos”, “Convém Sonhar” e “Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”, ganhador do prêmio Jabuti nas categorias de melhor "Livro Reportagem" e "Livro do Ano de Não Ficção". Também escreveu os livros infantis: “A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos”, “A menina de Nome Enfeitado” e “Flávia e o Bolo de Chocolate”.

Ruy Castro é escritor e jornalista. Reconhecido como um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda. Em sua carreira como jornalista passou por grandes jornais como O Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja São Paulo, Isto É, Playboy, Status e Manchete.

Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista e crítico literário. Foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro "O drible". É autor de diversos livros e foi editor-executivo da revista eletrônica "NoMínimo". É colunista diário do site da revista Veja no qual assina as colunas "Todoprosa", sobre literatura e "Sobre Palavras", sobre a língua Portuguesa. Pelo conjunto da obra, recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2011 na categoria Literatura.

 

Local: Casa Brasil / Pier Mauá

 Avenida Rodrigues Alves, nº 10 - Centro - Rio de Janeiro/RJ.

Vagas limitadas – retire sua senha com uma hora de antecedência

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media