Por meio do projeto setorial Brazilian Publishers (BP), uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as empresas do setor editorial que são apoiadas vêm ganhando visibilidade internacional e aumentando gradualmente seus volume de exportação. O projeto, que tem como missão promover a competitividade do setor editorial brasileiro no exterior e a capacitar empresas para a internacionalização divulgou hoje os números do primeiro semestre de 2019.
Os negócios gerados pelas empresas apoiadas superaram os números do mesmo período de 2018. No ano passado , de janeiro a junho foram exportados $ 260.000 em direitos e serviços enquanto que em 2019 no mesmo período este número ficou em $450.000, o que representa um crescimento de 70%. Já as exportações de livros tiveram um crescimento ainda maior: de janeiro a junho de 2018 foram exportados $470.000 enquanto que no mesmo período de 2019 esse número chegou a $1.200.000, um aumento de 160%.
Para Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Projeto Brazilian Publishers, esse aumento nas exportações é resultado do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, estreitando o relacionamento internacional e profissionalizando as empresas apoiadas.
“O grande desafio do projeto é instrumentalizar as empresas apoiadas para uma atuação global e estruturada, trazendo inovação, desenvolvendo parcerias e fomentando negócios. O mercado editorial mundial vem passando por uma grande transformação, com novas tecnologias, serviços, integrações transmídia e uma geração digital que se relaciona tanto com o livro como com a leitura de uma nova maneira. Estimulamos nossas empresas a encarar este momento como um desafio e ajudamos a encontrar oportunidades.“ disse Dantas.