O Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Apex-Brasil tem como objetivo aumentar as exportações da produção editorial brasileira no exterior através da capacitação do mercado, melhor exposição de nossos produtos e empresários e do incremento dos relacionamentos internacionais.
Dentro desse escopo, é desenvolvido o Projeto Comprador no qual potenciais compradores internacionais de direitos autorais são convidados a virem ao Brasil participar de rodadas de negócios com os empresários apoiados pelo Brazilian Publishers.
Durante a Bienal Interacional do Livro de 2014, profissionais de importantes casas editoriais estrangeiras visitaram o evento a convite do Brazilian Publishers, representando sete países: Coréia do Sul, Colômbia, Estados Unidos, México, Alemanha, França e Portugal.
A editora francesa Isabel Vitorino, da Hachette Romans Jeunesse, por exemplo, buscava oportunidades em romances juvenis, sobretudo coleções. E suas impressões, após os encontros com os colegas brasileiros, foram as melhores. “Os editores brasileiros são muito criativos e têm muito a dividir com o resto do mundo”, afirmou Isabel. “É comum que os editores franceses comprem livros norte-americanos e ingleses, mas, certamente, os autores brasileiros gerarão profundo interesse nos leitores do meu país”, completou.
E foi justamente para a Hachette Romans Jeunesse que a Editora Companhia Editora Nacional vendeu os direitos autorais para a publicação de uma série de 3 livros - Top School - do autor Toni Brandão para publicação na França.
Toni Brandão é um dos poucos autores multimídia do Brasil, com projetos de êxito em literatura, teatro, televisão, cinema e Internet. Seus livros, que já ultrapassam a marca de 2 milhões de exemplares vendidos, discutem de maneira clara, bem-humorada e reflexiva, temas próprios para os leitores pré-adolescente e jovens.
A editora francesa Hachette, 5a. maior no mundo e a maior na França lançou a coleção que já foi publicada na Bélgica, Suíça, França e Canadá.