Evento será realizado de 20 a 22 de agosto, no Guarujá (SP), com participação de especialistas nacionais e internacionais e debates sobre os principais temas do setor editorial
Consolidado como um dos principais eventos estratégicos da cadeia produtiva do livro no Brasil, o 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG), promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), acontecerá de 20 a 22 de agosto de 2025, no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá (SP).
Neste ano, o evento contará com transmissão online ao vivo, via plataforma Zoom, da programação completa da Sala Imperial, palco principal do encontro. A iniciativa amplia o acesso e a participação do público de todas as regiões do país.
Ao longo de três dias, especialistas do Brasil e do exterior debaterão temas estratégicos como inovação, inteligência artificial, marketing editorial, sustentabilidade, curadoria e comportamento do consumidor. A programação completa inclui mais de 15 mesas, além de atividades práticas, grupos de discussão, gravação de podcast e espaços de networking.
Entre os destaques da edição de 2025 estão:
Os ingressos para a versão online do evento já estão disponíveis no Sympla, com valores que variam entre R$ 299,00 e R$ 799,00, de acordo com o lote e a categoria (associado ou não associado à CBL). As vagas para a transmissão são limitadas.
Mais informações e inscrições, clique aqui!
Dúvidas: Eduarda Guedes – projetos@cbl.org.br
Confira a programação por dias e horários:
20 de agosto
13h50 – Abertura do evento com Sevani Matos, presidente da CBL.
14h – “A voz das entidades: diálogos, desafios e conquistas compartilhadas”, com Angelo Xavier, Presidente da Abrelivros; João Scortecci, Presidente da Abigraf-SP; Lizandra Magon, Presidente da Libre; Marcus Teles, Diretor na Rede Livrarias Leitura – Representante da ANL; Patricia Amorim, Presidente da ABDL; Renato Fleischner, Diretor-tesoureiro do SNEL; e Sevani Matos, Presidente da CBL.
15h – “Inteligência artificial e seu impacto na indústria do livro”, com Daniel Benchimol, Diretor da Proyecto451.
16h10 – “Vendas do setor editorial brasileiro: quais as oportunidades que os dados revelam”, com Mariana Bueno, Coordenadora de Pesquisas Econômicas e Setoriais da Nielsen BookData, e Jacira Silva, Analista de Mercado Sênior da Nielsen BookData.
17h – “Reflexões sobre as oportunidades: como editores colocam em prática estratégias a partir da realidade do setor editorial”. Essa mesa contará com a participação de Felipe Brandão, Diretor editorial na Planeta Brasil; Renato Fleischner, Diretor de operações do Mundo Cristão; e Samuel Coto, Diretor editorial da HarperCollins Brasil. A mediação será da jornalista Talita Facchini.
18h – “Como fazer com que nossas empresas tenham profissionais cada vez mais inovadores, abertos e diversos?”, com Carolina Riedel, Diretora de Marketing e Vendas no Grupo Editorial Pensamento; Ellen Costa, Gerente Comercial do Grupo Editorial Aleph; Sevani Matos, Presidente da CBL; e Tatiany Leite, Jornalista. A mediação será de Flavia Bravin, Head da Saber, Sócia da Cogna Educação e Membro do Conselho do PublisHer.
21 de agosto
9h - Entrevista com Andy Hunter, Fundador e CEO da Bookshop.org, com mediação da jornalista Raquel Cozer.
10h10 – “Ferramentas de inteligência artificial no marketing do livro”, com Daniel Benchimol, Diretor da Proyecto451.
11h50 – “Tendências do marketing: branding, influência e o poder do H2H”. O debate será com Bruno Zolotar, Diretor Comercial e de Marketing na Editora Rocco; Cristiano Amaral, da ESPM; e Luciana Fracchetta, Gerente de Marketing de Conteúdo na Companhia das Letras. A mediação será de Daniel Lameira, Fundador da Seiva e do curso Vida do Livro.
14h10 - "PNLL: desafios e perspectivas para o setor editorial", com Andressa Marques da Silva, Coordenadora-Geral de Livro e Literatura do Ministério da Cultura; Hubert Alquéres, Vice-presidente da CBL; Mara Cortez, Diretora da Cortez Editora e Livraria; Nadja Rodrigues,
Coordenadora Geral de Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura; Sevani Matos, Presidente da CBL; e Torelli, Diretor-Geral da Trilha Educacional Editora. A mediação será do jornalista Leonardo Neto.
15h40 – “Ideias que saíram da gaveta: iniciativas que transformaram catálogos, leitores e resultados”. A mesa terá Cecilia Arbolave, Sócia da Lote 42, da Banca Tatuí e da Sala Tatuí; Mônica Carvalho, proprietária da Livraria da Tarde; Ramir Severiano, Fundador e CEO da Vitrola; e Wellington da Silva, fundador e CEO da Gráfica Viena. A mediação será de André Luís Silvestre Cafu - Gerente Nacional de Vendas da Global Editora.
16h50 - "Economia", com o Dr Samuel de Abreu Pessôa, Pesquisador Macro no BTG Pactual.
17h50 - "Vozes que constroem o livro: um espaço colaborativo para ouvir, refletir e propor novos caminhos para o mercado editorial", com representantes da SEBRAE.
22 de agosto
9h – “Editando o futuro: selos, estratégias e novos públicos”, com Rafaella Machado, Editora Executiva na Galera Record e Verus Editora, e mediação de Maria Fernanda Rodrigues, Editora de Cultura e Colunista do jornal O Estado de S. Paulo.
10h10 – “Decodificando os dados: o que os números dizem e o que podemos fazer com eles”, com Daniel Rodrigues, Sócio-Diretor na Livraria Leitura e Nelson Naspitz, Diretor de Operações na Editora Sextante. A mediação da mesa será de Mariana Brandão, Executiva de vendas do Grupo Ediouro Publicações.
11h20 – “Novos leitores: incentivando a leitura com ebooks, audiobooks e bibliotecas digitais”, com Adriana Alcantara, Country Manager na Audible Brazil; Antônio Hermida, Gerente de produtos digitais na Companhia das Letras; e Isadora Cal, Líder Global de Channel Operations na Bookwire. A mesa terá mediação do jornalista Leonardo Neto.
12h30 - Gravação podcast com o melhor do encontro, com Cassia Carrenho, Vice-Reitora da Faculdade LabPub; Daniel Benchimol, Diretor da Proyecto451; Rafaella Machado, Editora Executiva na Galera Record e Verus Editora. O podcast terá medição do apresentador e produtor do Podcast no PublishNews, Fabio Uehara; e Guilherme Sobota, Editor-Chefe no PublishNews.