Cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo
A 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que valoriza a excelência da produção científica, técnica e profissional nacional, foi realizada na noite de 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio celebrou os vencedores da 2ª edição. Confira aqui a lista completa dos vencedores.
Os autores premiados receberam a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras vencedoras também foram contempladas com a estatueta.
A presidente da CBL, Sevani Matos, ressaltou a relevância e o crescimento da premiação: “A cada edição, o Jabuti Acadêmico reafirma seu compromisso com a valorização da produção científica no Brasil. Nesta segunda edição, recebemos mais de 2 mil inscrições, o que demonstra a força e a diversidade da literatura acadêmica nacional. Reconhecer essas obras é incentivar a pesquisa, a ciência e a cultura como pilares para o desenvolvimento do nosso país.”
O curador do prêmio pelo segundo ano consecutivo, Marcelo Knobel, também celebrou os resultados: “Estamos orgulhosos com a consolidação do Jabuti Acadêmico, que, mesmo em sua segunda edição, já se destaca pela qualidade e pela importância do que propõe. Parabenizamos os finalistas, que se destacaram em suas áreas com obras relevantes. Agradeço ao conselho curador e aos 78 jurados que atuaram com dedicação para selecionar as obras vencedoras”.
A noite de celebração contou com a participação do Coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli, com quatro arranjos clássicos de músicas brasileiras. A premiação também teve como mestre de cerimônias o Dr. Fernando Gomes, com sólida trajetória na comunicação científica. É professor livre-docente em Neurocirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atua como neurocientista e coordena a Unidade de Hidrodinâmica Cerebral no Hospital das Clínicas. O evento também foi transmitido ao vivo pelo YouTube da CBL.
Homenagens da edição
Personalidade Acadêmica
O sociólogo José de Souza Martins foi homenageado como Personalidade Acadêmica do prêmio, em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua notável contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. O cientista social já recebeu três Prêmios Jabuti na categoria Ciências Humanas com os livros Subúrbio (1993), A Chegada do Estranho (1994) e A Aparição do Demônio na Fábrica (2009).
Natural de São Caetano do Sul (SP), Martins é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado, doutorado e a livre-docência. Professor titular aposentado da USP, recebeu o título de Professor Emérito em 2008.
Atuou como professor visitante nas universidades da Flórida (EUA) e de Lisboa (Portugal) e foi eleito para a prestigiada Cátedra Simón Bolívar, da Universidade de Cambridge (Reino Unido) — sendo o terceiro brasileiro a ocupar o posto —, além de se tornar fellow do tradicional Trinity Hall. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais de Viçosa (MG), da Paraíba e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).
Entre 1991 e 2003, em Genebra, foi representante das Américas na Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão. Em 2002, coordenou — de forma voluntária — uma comissão especial da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, que elaborou o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Escravo. Desde 2015, ocupa a Cadeira 22 da Academia Paulista de Letras. É autor de 41 livros e de capítulos em 73 obras publicadas na Europa e nas Américas.
Livro Acadêmico Clássico
Durante a cerimônia, a CBL homenageou a obra Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.
Publicado pela Cortez Editora, o livro completa 50 anos em 2025 e é referência entre estudantes universitários e docentes. Oferece fundamentos teóricos e práticos essenciais para a realização de atividades acadêmicas e científicas.
Lançada em 1975, a obra chegou à sua 24ª edição em 2024, revista e ampliada, com uma tiragem acumulada de 386 mil exemplares. Consolidou-se como um clássico indispensável no meio acadêmico brasileiro.
O título de Livro Acadêmico Clássico reconhece obras que, ao longo do tempo, mantêm sua relevância e impacto na formação intelectual e científica.
O Jabuti Acadêmico tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da CBL no YouTube e está disponível para acesso.
Mais informações e detalhes sobre o Prêmio Jabuti Acadêmico estão disponíveis no site oficial.