Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers prospectam mais de USD 4 milhões em negócios durante o primeiro semestre de 2024

Compartilhe:

1 de julho de 2024

Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers prospectam mais de USD 4 milhões em negócios durante o primeiro semestre de 2024

O primeiro semestre do ano foi marcado por excelentes resultados para as editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — nas feiras internacionais.

Durante os seis primeiros meses de 2024, as editoras do programa participaram de cinco dos principais eventos do calendário do mercado editorial. Até o momento, foram prospectados USD 4.276 milhões em novos negócios, considerando tanto os negócios já fechados quanto as expectativas para os próximos 12 meses.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados representam a força da literatura brasileira no exterior. “Esses números são um reflexo do trabalho contínuo que construímos durante as últimas décadas. Hoje, o Brasil tem uma imagem já consolidada junto às editoras internacionais, facilitando assim o processo de negociação dos direitos”, explica. 

Já para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, o primeiro semestre mostra como o programa é indispensável: “Resultados como esse reforçam a relevância do apoio que concedemos às editoras brasileiras na jornada internacional. A cada evento, vemos um aumento no número de parcerias e no impacto de nossos esforços no mercado”.

Resultados parciais

O ano começou em março com a Fellowship Istambul 2024, com comitiva que contou com três empresas brasileiras, e realizou mais de 53 reuniões, somando USD 36 mil entre negócios realizados e expectativas para os próximos 12 meses. 

Já durante a Feira Internacional de Londres 2024, no mesmo mês, a delegação participou de  um estande promovido em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres. Na ocasião, seis empresas participaram de 120 reuniões, e alcançaram o marco de mais de USD 2 milhões em negócios - um aumento de mais de 1000% em relação à edição anterior.

Em abril, a principal feira de conteúdo infantil do mundo, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, recebeu 23 editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers. As 447 reuniões realizadas resultaram em mais de USD 1,4 milhão em negócios. O resultado é 20,73% maior do que o obtido na edição de 2023.

Durante a Feira Internacional do Livro de Bogotá, entre o fim de abril e o começo de maio, que teve o Brasil como país convidado de honra, 11 empresas brasileiras participaram de reuniões que resultaram em USD 176.500,00 em negócios, 23,07% a mais do que na última edição. 

Por fim, entre o fim de abril e meados de maio, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires também teve um estande em parceria com a Embaixada, que contou com seis empresas brasileiras e USD 223.500,00 em negócios.

Segundo semestre

Para o segundo semestre, o calendário de apoio do Brazilian Publishers garante a participação das editoras brasileiras em mais eventos relevantes, como a Feira do Livro de Gotemburgo, Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Além disso, o programa também organiza a vinda de um grupo de editores internacionais na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, durante a Jornada Profissional, que reúne networking e conteúdo no Brasil. 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais