1º dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos discute tendências do setor editorial brasileiro

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6 de junho de 2024

1º dia do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos discute tendências do setor editorial brasileiro

Evento realizado pela Câmara Brasileira do Livro reuniu 400 profissionais do setor editorial com palestras e mesas sobre produção de audiolivros, influenciadores, consumo de livros e desafios do setor 

Até sexta-feira, dia 7 de junho, a Câmara Brasileira do Livro realizará o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo. O primeiro dia contou com participações de especialistas renomados, mesas e palestras sobre temas relevantes para o setor editorial brasileiro.

A primeira mesa contou a participação presencial de Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire, conhecido por sua visão inovadora no mundo dos audiolivros e do mercado editorial global. Bar-Kar falou sobre os caminhos futuros e os desafios do setor, destacando o cenário do mercado de livros digitais. “O Brasil é um mercado novo para audiolivros e exige um esforço coletivo para oferecer opções ao consumidor brasileiro. Não há um consumo histórico, como na Europa, então os editores precisam acreditar nesse mercado e investir a longo prazo. Nos últimos cinco anos, o resultado já dobrou. Está crescendo, impulsionado também pelo consumo de podcasts, que tem uma forte relação com os audiolivros,” afirmou Bar-Kar. Ele enfatizou que os audiolivros não substituem os livros físicos, mas sim oferecem uma opção adicional, inclusive aumentando a acessibilidade e diversificando o público.

A mesa “Panorama do livro: as questões editoriais mais debatidas no mundo” contou com as participações de Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Sevani Matos, presidente da CBL, com mediação de Maria Fernanda Rodrigues, editora de Cultura do jornal O Estado de S. Paulo. Os participantes do encontro também assistiram à palestra de Tatiany Leite, jornalista e criadora do “Vá ler um Livro”, que abordou o tema “Influenciadores: o que é fundamental para uma parceria de sucesso?”. Tatiany falou sobre a evolução das redes sociais desde 2006 e ressaltou a importância de uma estratégia de comunicação eficaz para as empresas. “O Brasil tem mais de 500 mil influenciadores digitais, segundo levantamento, é importante que as empresas do setor olhem e pensem na estratégia certa para se comunicar com o seu público,” destacou. Ela mostrou exemplos de estratégias de conteúdo relevantes e enfatizou que a venda é consequência do relacionamento com o público.

O encontro discutiu ainda sobre a demanda no setor editorial. Ismael Borges, gerente territorial da Bookscan Brasil NielsenIQ, Jacira dos Anjos Cunha, analista sênior, e Mariana Bueno, coordenadora de Pesquisas Econômicas e Setoriais, da Nielsen BookData. Os especialistas apresentaram o estudo “Panorama do Consumo de Livros, que mostra o perfil dos consumidores e dos não consumidores de livros. A pesquisa foi feita em 2023 com 16 mil entrevistados. Eles apresentaram os resultados, que revelaram que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. Além disso, 69% dos consumidores adquiriram entre 1 a 5 livros nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros no último ano.

A programação do primeiro dia do encontro foi encerrada com uma mesa sobre os desafios do setor do livro, especificamente sobre a atuação das entidades do livro na implantação do PNLL. Participaram Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros, Dante Cid, presidente do SNEL, e Sevani Matos, presidente da CBL, com mediação de Talita Facchini, editora assistente do PublishNews. Sevani destacou a importância da Lei Cortez para a cadeia do livro e a necessidade de divulgação dessa lei. Dante Cid mencionou o apoio ao esclarecimento ao cidadão sobre a lei, enquanto Ângelo Xavier falou sobre a inclusão de bibliotecas no PNLD e as expectativas de aumento no número de obras.

Sobre a ação das entidades em relação às enchentes no Rio Grande do Sul, a CBL, SNEL, Abrelivros, Abrale e outras realizaram uma campanha de arrecadação. “Ainda estamos avaliando o tamanho do prejuízo para editoras e livrarias na região,” afirmou Dante Cid.

Sevani Matos convidou todos para participarem da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada em setembro, e anunciou o lançamento do Guia ESG para o mercado editorial, liderado por Luciano Monteiro, vice-presidente da CBL.

O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos segue até 7 de junho, reunindo profissionais do setor editorial para debater as últimas tendências e inovações do mercado, com uma programação inédita.

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