Ibá e Abigraf, com apoio da CBL, iniciam campanha nacional de arrecadação de livros.

Compartilhe:

12 de março de 2024

Ibá e Abigraf, com apoio da CBL, iniciam campanha nacional de arrecadação de livros.

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão livros de diversos gêneros, como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro, a se realizar em 2024 . A edição de 2023 da campanha contou com doação de 3.500 livros para início das trocas e mais de 20 empresas parceiras.

Objetivos 

O projeto Circule Um Livro visa promover a troca gratuita de livros, estimulando o conhecimento e a leitura, além de incentivar a economia circular entre os brasileiros e a compreensão de que o papel é um material sustentável. 

As ações da 3ª edição do #CirculeUmLivro serão realizadas no período de 22 a 28 de abril de 2024, em comemoração ao dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. 

Arrecadação de Livros 

Entre os dias 22 de fevereiro e 5 de abril, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), com apoio da CBL e do Projeto Livros Para Todos realizam a campanha de arrecadação de livros para o projeto #CirculeUmLivro 2024. 

O objetivo é estimular a troca livre de livros de diversos gêneros para que as pessoas possam retirar um exemplar gratuitamente e deixar outro no lugar, em um dos pontos disponibilizados. 

Neste ano, o projeto estará presente nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Serão recolhidos livros de literatura brasileira e clássicos da literatura universal, em português. Não serão aceitos livros de cunho político, religioso e didático. 

A campanha foi ampliada para refletir a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, comumente em áreas antes degradadas.  

“As edições de 2022 e 2023 foram um sucesso. Agora nos unimos com a Abigraf para levar o projeto ainda mais longe. A leitura é um hábito imprescindível para o desenvolvimento de todos os conhecimentos”, ressalta Paulo Hartung, presidente da Ibá.  

De acordo com pesquisa divulgada em 2023 pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.  

“O objetivo do projeto #CirculeUmLivro é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Brasil. Tem como diretriz, realizar ações para facilitar o acesso a livros e incentivar a leitura. Trata-se de um trabalho voluntário de amor e respeito ao livro”, disse João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo.  

Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.  

"A iniciativa conjunta entre Ibá e Abigraf, com o apoio da Câmara Brasileira do Livro, para a campanha nacional de arrecadação de livros é um passo significativo em direção ao estímulo da leitura e ao fomento da economia circular no Brasil", afirma Sevani Matos, presidente da CBL. "O projeto #CirculeUmLivro não apenas promove a troca gratuita de conhecimento e o incentivo à leitura, como também contribui para a preservação do meio ambiente. Esta ação é um testemunho do compromisso da Câmara Brasileira do Livro em promover a educação, a cultura e a sustentabilidade em nosso país", finaliza. 

Posto de Arrecadação de Livros 

São Paulo 

ABIGRAF - Rua do Paraíso, 529, Paraíso, São Paulo - SP, CEP 04103-000. 

PROJETO LIVROS PARA TODOS (Grupo Editorial Scortecci) - Rua Dep. Lacerda Franco, 96 - Pinheiros, São Paulo - SP, CEP 05418-000. 

ABIGRAF BAURU - Rua Padre João, 16-25 - Sala 02 - Vila Santa Teresa, Bauru - SP, CEP 17012-020. 

ABIGRAF RIBEIRÃO PRETO - Rua Visconde de Inhaúma, 489 - Centro, Ribeirão Preto - SP, CEP 14010-100. 

Rio de Janeiro/RJ 

ZIT GRÁFICA E EDITORA - Rua Santa Mariana, 21 - Higienópolis, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21061-150. 

Belo Horizonte/MG 

AMIF - Rua Antônio de Albuquerque, 194, sala 801, Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP  30112-010. 

Salvador/BA 

ABAF - Avenida Professor Magalhães Neto, 1752. Ed. Lena Empresarial, sala 207 – Pituba, Salvador – BA, CEP 41810-012. 

Curitiba/PR 

ABIGRAF-PR - Rua Augusto Severo, 1050 - Juvevê, Curitiba - PR, CEP 80030-240. 

APRE - Al. Dr. Muricy, 474, sala 51, Curitiba – PR, CEP 80010-120. 

Porto Alegre/RS 

FIERGS - Avenida Assis Brasil, 8787 - Sarandi, Porto Alegre - RS, CEP 91140-001. 

Programação completa, endereços, apoiadores do projeto e colaboradores do  #CirculeUmLivro 2024 serão informados e divulgados, oportunamente. 

*Ao doar grandes quantidades de exemplares, encaminhar lista com os nomes dos títulos. 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais