Feira Internacional do Livro de Guadalajara gera USD 850 mil para delegação de editores brasileiros

Compartilhe:

19 de janeiro de 2024

Feira Internacional do Livro de Guadalajara gera USD 850 mil para delegação de editores brasileiros

A edição mais recente da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, realizada entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro de 2023, resultou em USD 850 mil em novos negócios e expectativas para os próximos 12 meses para a delegação de 14 editoras participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Estiveram presentes os representantes das editoras Árvore, Biblioteca do Exército, Bom Bom Books, Callis, Carochinha, Edições SESC, Editora do Brasil, Girassol, Global Editora, Livraria Internacional SBS, Mil Caramiolas, Ôzé Editora, Panda Books e Todolivro. Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers; Karine Gonçalves Pansa, Presidente da International Publishers Association (IPA) e diretora editorial da editora Girassol; e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, chefe de gabinete da IPA, também foram a Guadalajara.

Além dos profissionais do mercado editorial, também fizeram parte da comitiva brasileira os renomados autores Amara Moira, Antônio Xerxenesky, Guiomar de Grammont, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Kátia Bandeira de Mello Gerlach, Luiza Romão, Maria Alzira Brum Lemos e Morgana Kretzmann. Eles participaram, dentre outras programações, do “Destinação Brasil”, projeto promovido pela Embaixada do Brasil no México há 11 anos com o objetivo de ampliar a divulgação da literatura brasileira no mercado internacional.

O Brazilian Publishers promoveu também um estande exclusivo do Brasil, o qual contou com uma programação recheada de eventos. No dia 27, aconteceu um matchmaking acompanhado por café da manhã entre os editores brasileiros e editoras do Reino Unido. Já no dia 29, foi a vez das editoras colombianas participarem de um matchmaking no estande do Brasil, seguido pelo Caipirinha Hour, tradicional evento de networking que reuniu centenas de profissionais do mercado editorial e que, pela primeira vez, foi realizado em parceria com a MVB, plataforma de soluções tecnológicas para o mercado de livros.

"Estamos extremamente felizes com o impacto positivo que alcançamos”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “A feira proporcionou não apenas oportunidades de negócios significativas, mas também fortaleceu a presença da literatura brasileira no cenário internacional. A colaboração entre editoras e autores foi excepcional, solidificando nosso papel como promotores da diversidade e excelência literária do Brasil no mundo", conclui.

Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, enfatizou a criação de vínculos significativos entre os profissionais brasileiros e os players internacionais, destacando a participação crucial dos autores brasileiros na promoção da literatura nacional em escala global. Para ela, a expectativa é que essas interações deixem um impacto duradouro na divulgação da riqueza literária brasileira além das fronteiras.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais