Com o objetivo de debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado editorial, o evento acontece entre os dias 2 e 4 de agosto, no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo
A Câmara Brasileiro do Livro (CBL) realizará entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023 o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, Livro é o que nos une, que acontecerá no Tauá Resort & Convention em Atibaia, São Paulo. O evento reunirá profissionais da área editorial com o objetivo de discutir e debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado.
Com uma ampla variedade de temas relevantes, como design gráfico, marketing editorial, estratégias de vendas, gestão de projetos, tecnologia digital, inteligência artificial, entre outros, os participantes poderão conferir palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais experientes de diversas áreas, participar de workshops interativos e, acima de tudo, estabelecer valiosos contatos profissionais.
Para Sevani Matos, presidente da CBL, a realização da 2ª edição do evento será fundamental para o segmento editorial. “Este encontro é uma grande oportunidade para que os diversos segmentos do nosso setor possam estar juntos e debater com profundidade os desafios e as oportunidades do mercado editorial”, afirma Sevani.
A abertura das vendas de ingressos será nesta quinta-feira, 22 de junho. Os valores variam de R$ 536,80 para associados e R$ 766,70 para não associados. Além disso, a organização do evento oferece pacotes exclusivos com desconto na hospedagem e outros serviços oferecidos aos participantes através do Sympla.
Este ano, o evento conta com o patrocínio da MVB e o Publishnews como mídia oficial e recebe o apoio das principais entidades do livro: Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (Abigraf-SP), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), International Publishers Association (IPA), Liga Brasileira de Editoras (Libre), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Distribuidora Loyola e das Editoras SESC e SENAC.
Curadoria
Nesta edição, a curadoria do evento é de responsabilidade da Cássia Carrenho, sócia e diretora de comunicação da Escola LabPub. Formada em Artes Gráficas, Cássia começou sua carreira como diagramadora de livros, mas se estabeleceu na comunicação e no marketing e trabalhou por quase sete anos em uma ONG. Em 2011, voltou para o mercado editorial, trabalhou por seis anos no portal especializado PublishNews. Em 2017, junto com o André Castro, montou a LabPub, uma escola 100% EAD voltada para o mercado editorial. Já desenvolveu projetos de curadoria dentro da Flip, como a casa Santa Rita de Cássia e da Bienal do Livro de SP, no KDP, além de outros eventos literários.
"Recebi o convite para ser curadora com muito entusiasmo. O Encontro é um evento importante para toda a indústria do livro, o único que reúne profissionais de vários setores para ouvirem sobre os temas mais relevantes para o nosso mercado. A pergunta que logo surgiu foi: como melhorar um evento que já foi tão bem-sucedido na sua primeira edição? Como trazer a experiência que tenho com alunos e professores do meio editorial para o evento?”, comenta Carrenho.
“Não há dúvida de que precisamos ouvir e debater ideias, mas esse ano, acrescentamos um foco prático na programação. Os participantes vão ouvir as ideias mais atuais de grandes profissionais, do Brasil e do mundo, e participarão de painéis nos quais aprenderão na prática o que está sendo feito no mercado editorial e como pode ser implementado no seu dia a dia. Meu desejo é que todos saiam do evento com ideias na cabeça e planos práticos para colocar em ação", acrescenta.
Confira a programação do evento*:
02/08
Sala São Paulo
14h30 - Reforma Tributária: como funciona e perspectivas
Participantes: Aline Maina (Sócia na Patri), Dante Cid (Presidente do SNEL), Sevani Matos (Presidente da CBL) e ngelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
Mediação: Ruan de Sousa Gabriel (Repórter do jornal O GLOBO)
Sala Skeelo
15h40 - Marketing de comunidade: como construir uma comunidade em torno de uma marca
Participante: Marcílio Augusto Lara (Consultor de Comunidades de Marca da Comuh.co)
Sala São Paulo
15h40 - Ingram Print on demand: o que podemos aprender com a experiência de mercados já desenvolvidos? - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Julian Sandell (Global Business Development Manager da Ingram)
Mediação: Simei Jr (Head of PoD da BookWire)
Sala São Paulo
17h10 - Assim caminha a Lei Cortez: atualizações e importância para os vários setores editoriais
Participantes: Sevani Matos (Presidente da CBL), Marcus Teles (Presidente da ANL), Patrícia Mara Amorim (Presidente da ABDL) e João Scortecci (Presidente da ABRIGRAF-SP), Samuel Seibel (Presidente da Livraria da Vila) e Tomaz Adour (Presidente da LIBRE)
Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)
Sala São Paulo
18h20 - Como será a Lei Cortez na prática?
Participantes: Alexandre Martins Fontes (Diretor-Executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista) e Marcos Pereira da Veiga (Presidente da Editora Sextante)
Mediação: Talita Facchini (Editora-assistente do PublishNews)
03/08
Sala Skeelo
10h - Modelos de negócios digitais: formatos, previsão de ganho, mercado e novas tecnologias
Participante: Camila Cabete (Head of Content da Árvore)
Sala São Paulo
10h - Griffin Books: a livraria independente vencedora do British Book Award - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Mel Griffin (Proprietária da Livraria Griffin Books)
Mediação: Maria Fernanda Rodrigues (Jornalista e colunista do Estadão)
Sala São Paulo
11h30 - Inteligência Artificial: as soluções para um editor de livros - PARTICIPAÇÃO VIRTUAL
Participante: Peter Schoppert (Diretor da Nus Press)
Mediação: Fernanda Garcia (Diretora-Executiva da CBL)
Sala São Paulo
12h30 - Inteligência Artificial: o impacto e os limites na produção de conteúdo
Participantes: Fernando Tavares (Sócio-fundador da Booknando e Volyo Audiobooks), Frederico Flores (Fundador da ScaleUp) e Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
Mediação: Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil)
Sala Skeelo
15h - Audiobook: quais os processos e adaptações necessárias para transformar seu livro físico em audiobook
Participante: Antonio Hermida (Head of Audio da Bookwire)
Sala São Paulo
15h - Gestão de equipes: como montar e gerir uma equipe de alta performance
Participante: Daniela Senador (Consultora Editorial na Daniela Senador Inteligência em Negócios)
Sala Skeelo
16h10 - Metadados: tipos e melhores práticas para que seu livro venda mais
Participantes: Cristiane Martins (Gerente de Produto da MVB Brasil) e Priscila Xavier (Analista de Suporte Sênior da MVB Brasil)
Sala São Paulo
16h10 - PNLD Literário: como atender ao edital e formatar um livro para participar do programa
Participante: Carla Bettelli (Consultora PNLD Literário na Balão Editorial)
Sala Skeelo
17h40 - Papel e impressão: aprenda a escolher os que trarão melhor resultado para seu livro
Participante: Luis Felipe Cunha (Consultor gráfico e professor da Universidade Paulista)
Sala São Paulo
17h40 - Como potencializar as vendas produzindo conteúdo a partir dos livros
Participante: Luciana Frachetta (Cofundadora e diretora de comunicação da Antofágica)
04/08
Sala São Paulo
9h - Tecnologia e inovação gráfica a serviço do mercado editorial
Participantes: Fabio Gabriel dos Santos (Vice Presidente da ABIGRAF-SP e Diretor da Leograf Gráfica e Editora), Carlos Roberto Jacomine (Diretor da ABIGRAF e Presidente da Plural Indústria Gráfica), Philipp Fries (Gerente de Produtos da Heidelberg do Brasil) e Wellington da Silva Rehder (Diretor da ABIGRAF-SP e da Viena Gráfica e Editora)
Mediação: João Scortecci (Presidente da ABIGRAF-SP e do Grupo Editorial Scortecci).
Sala São Paulo
10h - Produção limpa: estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos editoriais
Participantes: Jorge Pedro de Castro Stein (Gerente Técnico da Posigraf) e Luciano Monteiro (Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Educacional Santillana e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro)
Mediação: Leonardo Neto (Jornalista)
Sala Skeelo
10h - Conteúdos fragmentados: como entregar histórias para o celular
Participante: André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)
Sala São Paulo
11h10 - Livros censurados pelo mundo
Participantes: Gustavo Martins de Almeida (Advogado e conselheiro jurídico do SNEL), Marcelo Maluf (escritor e professor de criação literária) e Luciana Borges (Diretora Comercial do Grupo Companhia das Letras)
Mediação: Walter Porto (Editor de Livros da Folha de São Paulo)
Sala Skeelo
11h10 - O que dizem as pesquisas: os números para além das manchetes
Participantes: Mariana Bueno (Economista da Nielsen BookData) e Ismael Borges (Territory Manager - Brazil na Nielsen BookData)
Sala São Paulo
12h20 - O poder de transformação do livro: como o mercado editorial pode ser agente de incentivo à leitura, educação e mudança social
Participantes: Paulo César Marciano (Fundador da Editora Gráfica Heliópolis), Fabíola Farias (Leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do CEFET/MG) e Laura Daviña (Parquinho Gráfico - Casa do Povo)
Mediação: Amara Moira (Professora de Literatura da Descomplica)
Sala Skeelo
12h20 - Inovação para o Mercado Editorial: tendências e tecnologias que impulsionam a indústria do livro
Participantes: Anselmo José Bortolin (CEO da UmLivro), Marcio Uva (Consultor gráfico) e André Palme (Chief Marketing & Content Officer da Skeelo)
Mediação: Fernanda Garcia (Diretoria Executiva da CBL)
*A programação pode sofrer alterações/inclusões
Clique aqui e saiba mais sobre o evento.