Prêmio Jabuti: Hubert Alquéres é o curador da 65ª edição

Compartilhe:

13 de abril de 2023

Prêmio Jabuti: Hubert Alquéres é o curador da 65ª edição

Hubert Alquéres é o novo curador do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

“Recebo esse convite como uma grande responsabilidade e uma honra, por tudo que o Jabuti representa. Poder contribuir, ainda mais de perto, com essa celebração à riqueza literária e cultural de nosso país é um privilégio”, comenta Hubert Alquéres.

O novo curador do Prêmio Jabuti iniciou sua carreira na área acadêmica como professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes. Foi secretário estadual e secretário executivo na Secretaria de Educação, além de ter presidido por quatro vezes o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do qual é membro desde 1998.

Atua como vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro há 12 anos. Nesse período, participou da organização de Bienais do Livro e de feiras nacionais e internacionais. Também foi um dos curadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2010. No mesmo ano, recebeu a homenagem de Amigo do Livro, por sua contribuição ao livro e à leitura.

“Hubert Alquéres construiu uma carreira brilhante, a qual muito admiramos, nas áreas da Cultura e Educação. Temos muito orgulho e respeito por toda sua dedicação e seu entusiasmo às causas de nosso setor. Sem dúvida, a escolha de seu nome trará ainda mais grandeza ao Jabuti”, avalia a presidente da CBL, Sevani Matos.

Alquéres foi ainda presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011. Em seu trabalho como editor na Imprensa Oficial e na Edições de Janeiro, da qual é sócio, recebeu 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido.

Preside a Academia Paulista de Educação e o Conselho de Administração do Museu AfroBrasil - Emanoel Araujo e é membro da Associação Amigos da Biblioteca Mário de Andrade.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais