Londres e Bogotá recebem editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers para próximos eventos internacionais

Compartilhe:

18 de abril de 2023

Londres e Bogotá recebem editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers para próximos eventos internacionais

Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – estão presentes na Feira do Livro de Londres e nos dias profissionais da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). Neste ano, ambas as feiras acontecem entre os dias 18 e 20 de abril.

Fazem parte da delegação brasileira que estão participando da Feira do Livro de Londres as editoras Letras do Pensamento, Girassol, Rua do Sabão, Biblioteca do Exército, Global, Unesp e Callis. Além das sete editoras já confirmadas, estão em Londres também Sevani Matos, presidente da CBL; Fernanda Garcia, diretora executiva da CBL e Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA).

Já na Feira Internacional do Livro de Bogotá, o mercado editorial brasileiro está representado pelas editoras Mil Caramiolas, Mais Ativos/Mais Amigos, Global, Revista Internacional Destaque Nordeste e Callis. Realizada há 35 anos, a FILBo é um dos mais importantes eventos do mercado literário hispânico. A edição passada gerou 41 novos contatos e resultou em 35 mil dólares em negócios para as editoras brasileiras.

“A participação brasileira nas feiras de Londres e de Bogotá é fundamental para a promoção de nossa excelente literatura na Europa e na América Latina”, afirma Sevani Matos. “Estamos confiantes de que o mercado editorial brasileiro estará muito bem representado nesses dois eventos, e que os resultados das reuniões e encontros profissionais irão superar nossas melhores expectativas”, conclui Sevani.

Destaques do Brasil em Londres

Hoje (18), Karine Pansa participará da cerimônia de abertura do Sustainability Lounge, espaço que será dedicado à discussão diária de temas relacionados à questão da emergência climática, e do painel “Global Outlook and Value of the Publishing Industry” (Perspectivas Globais e Valor da Indústria Editorial), que abordará os desafios e oportunidades do mercado de livros no mundo digital. Nesse mesmo dia, a delegação da CBL fará uma visita à Embaixada do Brasil em Londres.

Já amanhã (19), Sevani Matos e Fernanda Garcia estarão presentes em uma palestra a respeito do futuro da proteção de obras intelectuais diante do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial, que dependem do aprendizado obtido de conteúdos protegidos por direitos autorais, tais como palavras, imagens e músicas.

Realizada anualmente desde 1971, a Feira do Livro de Londres é reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos do mercado literário mundial. Na edição passada, a primeira de volta ao formato presencial, seis editoras brasileiras estiveram presentes e prospectaram quase USD 400 mil com a venda de livros e de direitos autorais, entre negócios fechados e expectativas para os próximos meses.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais