Encontro com Autores terá Bianca Santana falando sobre suas obras e vivências no Theatro Municipal

Compartilhe:

7 de dezembro de 2022

Encontro com Autores terá Bianca Santana falando sobre suas obras e vivências no Theatro Municipal

Série tem o objetivo de aproximar leitores e escritores contemporâneos para um debate informal sobre literatura

O último evento da série Encontro com Autores do Jabuti acontece no dia 14 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo, com a consagrada escritora Bianca Santana promovendo a conversa “Duas vertentes, uma mesma água”. O evento, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Theatro Municipal de São Paulo, é uma oportunidade para o público estar junto de grandes autores e debater com eles a respeito da principal premiação da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti. 

A autora Bianca Santana falará sobre suas obras e vivências, além de promover uma análise da obra militante de Sueli Carneiro, Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022. Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e também jornalista, Bianca Santana é ativista feminista e do movimento negro. Ela é autora de “Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo” (Fósforo, 2022), "Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro" (Companhia das Letras, 2021) e "Quando me descobri negra"(SESI-SP, 2015).

O Encontro com Autores é uma atividade aberta ao público, de forma gratuita, por ordem de chegada. O evento começa às 19h. A primeira edição reuniu Sueli Carneiro, homenageada como Personalidade Literária de 2022 pelo Prêmio Jabuti e primeira Personalidade Literária do Prêmio não proveniente do eixo literatura, com o editor Marcos Marcionilo, atual curador do prêmio.

Na sequência, a conversa foi entre o conselheiro Luiz Trigo e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Felipe Castilho. O programa também contou com a presença das escritoras Amara Moira, Monique Malcher e Eliane Potiguara. Com o título “Ouça Minha Voz, Leia Minha Letra”, as quatro mulheres levaram para o debate os caminhos da criação literária e o ativismo, num debate mediado pela conselheira Bel Santos-Mayer.

Já a rodada “A informação entre milícias e guerrilhas” promoveu o encontro entre o jornalista Bruno Paes Manso e Mário Magalhães, com mediação de Marcos Marcionilo. Os dois autores tiveram livros publicados que renderam troféus do Jabuti na categoria Biografia e Reportagem. Mário foi agraciado em 2013 graças a “Marighella - o guerrilheiro que incendiou o mundo”. Bruno, por sua vez, ficou com o prêmio em 2021 por conta de “A república das milícias: dos esquadrões da morte ao governo Bolsonaro”. O médico Drauzio Varella participou do Encontro com Autores com tema  “Uma História de Muitas Vidas” e conversou com o conselheiro Rodrigo Casarin. Como escritor, Drauzio Varella venceu o Jabuti de Livro do Ano na categoria Não Ficção em 2000, com “Estação Carandiru”.

 

Data: 14 de dezembro, quarta-feira

Local: Theatro Municipal - Salão Nobre, às 19h

Classificação livre

Capacidade 200 lugares

Duração aproximadamente 90 minutos

Entrada livre e gratuita, por ordem de chegada até atingir a capacidade

Clique aqui e saiba mais.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais