Eleições CBL: Inscrições de chapas estão abertas

Compartilhe:

28 de novembro de 2022

Eleições CBL: Inscrições de chapas estão abertas

As eleições de Diretoria para o Biênio 2023/2025 da Câmara Brasileira do Livro, acontecerão no dia 28 de fevereiro de 2023, em Assembleia Geral Ordinária híbrida a ser convocada.

As inscrições das chapas para as eleições poderão ser realizadas até 29 de janeiro de 2023.

Este ano o procedimento de inscrição será realizado presencial e virtualmente, devendo o interessado enviar toda a documentação exigida em formato PDF e solicitar agendamento para uma reunião com a Comissão Eleitoral composta por Carlos Taufik Haddad, Isis Valéria Gomes e Paulo José Carvalheiro, pelo e-mail: comissaoeleitoral@cbl.org.br

A documentação deverá ser encaminhada devidamente assinada e digitalizada para avaliação da Comissão Eleitoral. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo departamento jurídico da CBL através do e-mail: juridico@cbl.org.br

Para o registro de chapas deverá ser observados os artigos 51 a 53 do Estatuto da Câmara Brasileira do Livro abaixo transcritos:

Art. 51 - Obrigatoriamente o registro de chapas deverá ser acompanhado de:

  1. autorização de seus componentes a incluí-los na chapa;
  2. plataforma de trabalho da chapa, subscrita pelos seus integrantes;
  3. comprovantes das condições estabelecidas neste estatuto.

Destacamos dentre as condições estabelecidas neste estatuto, o art. 5º, § 1º que dispõe que os associados poderão exercer plenamente os seus direitos, 90 (noventa) dias depois de aprovado seu ingresso nos quadros associativos, e § 2º que dispõe que para exercer seus direitos de votar e ser votado, bem como integrar qualquer chapa o associado deverá estar em dia com todas as suas obrigações financeiras perante a Câmara Brasileira do Livro.

Art. 52 - A votação para Diretoria será sempre feita por voto fechado e por chapas completas e não vinculadas entre si, devendo obrigatoriamente indicar:

  1. entre os Vice-Presidentes aquele que substituirá ou sucederá o Presidente, no caso da falta ou impedimento deste;
  2. o cargo que cada candidato disputa;
  3. a ordem hierárquica dos suplentes.
  • único – A composição das chapas deverá buscar equilíbrio em relação ao gênero e localização de seus participantes.

Art. 53 - O candidato a Presidente deverá:

  1. ter, obrigatoriamente, no mínimo, 5 (cinco) anos de atividade contínua na classe;
  2. estar vinculado a empresas associadas à Câmara Brasileira do Livro nos últimos 24 (vinte e quatro) meses anteriores à data da inscrição da chapa;
  3. fazer prova de idoneidade financeira, tanto pessoal como da pessoa jurídica que representa, por meio de Certidões Cíveis e Criminais, bem como declaração de Instituição Bancária;
  4. ter participado no mínimo em uma diretoria da Câmara Brasileira do Livro;
  • único - O Vice-Presidente Administrativo e Financeiro e o substituto do Presidente indicado pela chapa deverão reunir os requisitos da letra "c" do art. 51.

Clique aqui e confira o texto na íntegra do estatuto da CBL.

Confira aqui a relação de documentos necessários para a inscrição da chapa, que devem ser assinados e digitalizados para envio no e-mail da Comissão Eleitoral.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais