CBL discutirá o futuro da indústria do livro na FLIP 2022

Compartilhe:

17 de novembro de 2022

CBL discutirá o futuro da indústria do livro na FLIP 2022

Presidente Vitor Tavares debaterá os temas urgentes para o setor, como a Lei Cortez

 

A Câmara Brasileira de Livros (CBL) estará presente na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2022, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. O presidente da CBL, Vitor Tavares, será um dos participantes das rodas de debates que acontecerão na Casa PublishNews. Vitor Tavares integrará a mesa do dia 26, às 12h15, que debaterá “Um por todos, todos por um: questões urgentes aos olhos das entidades de classe”. Além disso, no dia 25, Vitor Tavares será entrevistado pela escritora, jornalista e programadora cultural portuguesa Anabela Mota Ribeiro, durante o Happy Hour by CBL, que acontece às 20h. 

Ao lado do presidente da CBL no debate estarão Ângelo Xavier (presidente da Abrelivros, Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais),
Roberta Machado (diretora de comunicações do SNEL, Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Rui Campos (diretor de comunicação da ANL, Associação Nacional de Livrarias) e Lizandra Magon (vice-presidente da Libre, Liga Brasileira de Editoras). A mediação será feita por Ricardo Arcon. CEO da PublishNews.

Entre os assuntos abordados pelos representantes do setor editorial e livreiro na FLIP estão o futuro da Lei Cortez, preço dos livros, diversidade, formação de leitores, novos mercados e avanços na produção de conteúdos digitais e audiolivros.

“A realização da FLIP 2022 é um momento importante de reflexão para o setor. Nesse contexto, a nossa participação visa a agregar contribuições para o debate, ao mesmo tempo em que estimulamos a participação popular com atividades lúdicas em torno do livro e da leitura”, afirma o presidente da CBL, Vitor Tavares.

A CBL também patrocina a realização de um jogo de tabuleiro ao ar livre chamado "Se joga no livro", programa oficial educativo da FLIP. Nele, os jogadores passam por todas as etapas de produção de um livro, desde a sua concepção até a chegada às livrarias. Cada uma das casas do jogo representa uma dessas etapas. A Câmara Brasileira do Livro está presente em duas casas do jogo: a do ISBN e a do Prêmio Jabuti, uma realização da CBL. O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional de identificação de livros e softwares em que a combinação dos números permite a identificação da obra por título, autor, país, editora e edição. O ISBN, um serviço rápido, simples e digital, é oferecido pela CBL. No jogo, a casa do Prêmio Jabuti, é enfatizado que se trata da mais importante e tradicional premiação da literatura brasileira, com reconhecimento internacional. Outras entidades da indústria do livro também estão representadas no tabuleiro.

A CBL também destaca a importância da homenagem à escritora Maria Firmina dos Reis. Maranhense e nascida em 1822, ela é considerada a primeira romancista negra do país. No ano do Bicentenário da Independência do Brasil e no centenário da Semana de Arte Moderna, a escolha valoriza quem trabalhou pela palavra e por um ambiente cultural mais acolhedor, mesmo longe dos grandes centros econômicos.

A lista de participantes confirmados nos debates da Casa PublishNews inclui ainda Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); Lizandra Magon, vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras; o senador Jean Paul Prates e os autores Flávia Reis, Pedro Rhuas e Alê Oliveira, além dos jornalistas e podcasters Chico Felitti e Tatiany Leite. 

A FLIP 2022 acontece no Centro Histórico de Paraty (RJ) entre os dias 23 e 27 de novembro. A Casa Publishews, que é patrocinada pela CBL, ficará sediada num sobrado à Rua Tenente Francisco Antônio, 300 – a chamada Rua do Comércio, entre os dias 23 e 26 de novembro.

Confira aqui a programação da Casa PublishNews.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais